Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priesnitz Filho, Walter
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Abegg, Ilse, Simonetto, Eugenio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29
Resumo: O ensino de algoritmos e programação de computadores costuma apresentar altos índices de reprovação em função dos altos níveis de abstração necessários, e à complexidade apresentada no desenvolvimento das bases conceituais destas disciplinas. Este artigo apresenta uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino de disciplinas de algoritmos. Esta estratégia tem como objetivo facilitar o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes vão desenvolvendo no decorrer da disciplina com os novos conhecimentos necessários para a conclusão exitosa da mesma tendo a lousa digital como elemento responsável pelo estabelecimento destas relações. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação com a aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões abertas no final do semestre letivo para verificar os resultados obtidos a partir da aplicação desta estratégia. Após a análise dos questionários, pode-se constatar a eficiência da estratégia proposta em decorrência dos resultados obtidos através da análise das respostas ao questionário aplicado. Foi identificado pelos estudantes, em 100% das respostas, que a estratégia proposta foi agente facilitador no processo de aprendizagem. E a utilização da lousa digital como recurso de promoção desta estratégia foi identificada por mais de 92% dos estudantes também como elemento facilitador deste processo.
id AESPI-1_308c18a41f6bc0d37e1cc68cc2706ba9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digitalO ensino de algoritmos e programação de computadores costuma apresentar altos índices de reprovação em função dos altos níveis de abstração necessários, e à complexidade apresentada no desenvolvimento das bases conceituais destas disciplinas. Este artigo apresenta uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino de disciplinas de algoritmos. Esta estratégia tem como objetivo facilitar o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes vão desenvolvendo no decorrer da disciplina com os novos conhecimentos necessários para a conclusão exitosa da mesma tendo a lousa digital como elemento responsável pelo estabelecimento destas relações. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação com a aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões abertas no final do semestre letivo para verificar os resultados obtidos a partir da aplicação desta estratégia. Após a análise dos questionários, pode-se constatar a eficiência da estratégia proposta em decorrência dos resultados obtidos através da análise das respostas ao questionário aplicado. Foi identificado pelos estudantes, em 100% das respostas, que a estratégia proposta foi agente facilitador no processo de aprendizagem. E a utilização da lousa digital como recurso de promoção desta estratégia foi identificada por mais de 92% dos estudantes também como elemento facilitador deste processo.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualPriesnitz Filho, WalterAbegg, IlseSimonetto, Eugenio de Oliveira2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/2910.7198/geintec.v2i2.29Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 2 (2012); 129-1372237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29/89http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/29/2info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:34.285Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital
title Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital
spellingShingle Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital
Priesnitz Filho, Walter
title_short Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital
title_full Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital
title_fullStr Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital
title_full_unstemmed Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital
title_sort Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital
author Priesnitz Filho, Walter
author_facet Priesnitz Filho, Walter
Abegg, Ilse
Simonetto, Eugenio de Oliveira
author_role author
author2 Abegg, Ilse
Simonetto, Eugenio de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Priesnitz Filho, Walter
Abegg, Ilse
Simonetto, Eugenio de Oliveira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O ensino de algoritmos e programação de computadores costuma apresentar altos índices de reprovação em função dos altos níveis de abstração necessários, e à complexidade apresentada no desenvolvimento das bases conceituais destas disciplinas. Este artigo apresenta uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino de disciplinas de algoritmos. Esta estratégia tem como objetivo facilitar o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes vão desenvolvendo no decorrer da disciplina com os novos conhecimentos necessários para a conclusão exitosa da mesma tendo a lousa digital como elemento responsável pelo estabelecimento destas relações. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação com a aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões abertas no final do semestre letivo para verificar os resultados obtidos a partir da aplicação desta estratégia. Após a análise dos questionários, pode-se constatar a eficiência da estratégia proposta em decorrência dos resultados obtidos através da análise das respostas ao questionário aplicado. Foi identificado pelos estudantes, em 100% das respostas, que a estratégia proposta foi agente facilitador no processo de aprendizagem. E a utilização da lousa digital como recurso de promoção desta estratégia foi identificada por mais de 92% dos estudantes também como elemento facilitador deste processo.
description O ensino de algoritmos e programação de computadores costuma apresentar altos índices de reprovação em função dos altos níveis de abstração necessários, e à complexidade apresentada no desenvolvimento das bases conceituais destas disciplinas. Este artigo apresenta uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino de disciplinas de algoritmos. Esta estratégia tem como objetivo facilitar o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes vão desenvolvendo no decorrer da disciplina com os novos conhecimentos necessários para a conclusão exitosa da mesma tendo a lousa digital como elemento responsável pelo estabelecimento destas relações. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação com a aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões abertas no final do semestre letivo para verificar os resultados obtidos a partir da aplicação desta estratégia. Após a análise dos questionários, pode-se constatar a eficiência da estratégia proposta em decorrência dos resultados obtidos através da análise das respostas ao questionário aplicado. Foi identificado pelos estudantes, em 100% das respostas, que a estratégia proposta foi agente facilitador no processo de aprendizagem. E a utilização da lousa digital como recurso de promoção desta estratégia foi identificada por mais de 92% dos estudantes também como elemento facilitador deste processo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29
10.7198/geintec.v2i2.29
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v2i2.29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/29/89
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/29/2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 2 (2012); 129-137
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144123260928