Análise da satisfação de clientes de supermercados por meio de análise multivariada: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima Junior, Afonso Valau
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Adriano Mendonça, da Silva, Jonatan da Rosa Pereira, Picollo, Jaime Dagostim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/809
Resumo: O presente estudo tem como objetivo a avaliação das atividades desenvolvidas em Supermercados avaliadas pelos seus clientes por meio de atributos. A pesquisa foi desenvolvida em três bairros de uma cidade localizada no extremo sul catarinense, onde utilizou-se a estatística descritiva, análise de cluster e fatorial, verificando-se o desempenho e agrupamento formado pelas variáveis. Posteriormente, foram identificados fatores considerados relevantes pelos clientes em todos os bairros do estudo, também foi analisado o comportamento das variáveis quando introduzida as variáveis normativas de avaliação, as quais possibilitaram um ranqueamento entre as variáveis. Identificou-se que o “tempo de espera na fila” possui um desempenho baixo em relação às demais variáveis, principalmente no supermercado da Rede A. Foram identificados fatores ligados a atendimento e organização dos Supermercados como sendo de relevância para os clientes. Entende-se que estas variáveis identificadas como relevantes são passíveis de ajustes e de fácil manutenção, com custo acessível para a empresa, possibilitando desta forma a fidelização dos clientes.
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