Análise da satisfação de clientes de supermercados por meio de análise multivariada: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/809 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo a avaliação das atividades desenvolvidas em Supermercados avaliadas pelos seus clientes por meio de atributos. A pesquisa foi desenvolvida em três bairros de uma cidade localizada no extremo sul catarinense, onde utilizou-se a estatística descritiva, análise de cluster e fatorial, verificando-se o desempenho e agrupamento formado pelas variáveis. Posteriormente, foram identificados fatores considerados relevantes pelos clientes em todos os bairros do estudo, também foi analisado o comportamento das variáveis quando introduzida as variáveis normativas de avaliação, as quais possibilitaram um ranqueamento entre as variáveis. Identificou-se que o “tempo de espera na fila” possui um desempenho baixo em relação às demais variáveis, principalmente no supermercado da Rede A. Foram identificados fatores ligados a atendimento e organização dos Supermercados como sendo de relevância para os clientes. Entende-se que estas variáveis identificadas como relevantes são passíveis de ajustes e de fácil manutenção, com custo acessível para a empresa, possibilitando desta forma a fidelização dos clientes. |
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Análise da satisfação de clientes de supermercados por meio de análise multivariada: um estudo de casoO presente estudo tem como objetivo a avaliação das atividades desenvolvidas em Supermercados avaliadas pelos seus clientes por meio de atributos. A pesquisa foi desenvolvida em três bairros de uma cidade localizada no extremo sul catarinense, onde utilizou-se a estatística descritiva, análise de cluster e fatorial, verificando-se o desempenho e agrupamento formado pelas variáveis. Posteriormente, foram identificados fatores considerados relevantes pelos clientes em todos os bairros do estudo, também foi analisado o comportamento das variáveis quando introduzida as variáveis normativas de avaliação, as quais possibilitaram um ranqueamento entre as variáveis. Identificou-se que o “tempo de espera na fila” possui um desempenho baixo em relação às demais variáveis, principalmente no supermercado da Rede A. Foram identificados fatores ligados a atendimento e organização dos Supermercados como sendo de relevância para os clientes. Entende-se que estas variáveis identificadas como relevantes são passíveis de ajustes e de fácil manutenção, com custo acessível para a empresa, possibilitando desta forma a fidelização dos clientes. API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectualde Lima Junior, Afonso ValauSouza, Adriano Mendonçada Silva, Jonatan da Rosa PereiraPicollo, Jaime Dagostim2015-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/80910.7198/geintec.v5i4.809Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 4 (2015); 2554-25682237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/809/606http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/809/115info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/809Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:53.055Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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