Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero. |
id |
AESPI-1_caa86537d79f38f8ad80911934be2267 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/800 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-lineEste estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAtaide, João Antonio da RochaCosta, Antonio Carlos SilvaZancan, Claudiode Souza, Waldemar Antonio da Rocha2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/80010.7198/geintec.v6i3.800Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 3 (2016); 3293-33032237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800/721info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/800Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:16.796Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
spellingShingle |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line Ataide, João Antonio da Rocha |
title_short |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title_full |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title_fullStr |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title_full_unstemmed |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title_sort |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
author |
Ataide, João Antonio da Rocha |
author_facet |
Ataide, João Antonio da Rocha Costa, Antonio Carlos Silva Zancan, Claudio de Souza, Waldemar Antonio da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Antonio Carlos Silva Zancan, Claudio de Souza, Waldemar Antonio da Rocha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ataide, João Antonio da Rocha Costa, Antonio Carlos Silva Zancan, Claudio de Souza, Waldemar Antonio da Rocha |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero. |
description |
Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800 10.7198/geintec.v6i3.800 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v6i3.800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800/721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 3 (2016); 3293-3303 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121145280888832 |