Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
DOI: | 10.7198/geintec.v6i3.800 |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero. |
id |
AESPI-1_caa86537d79f38f8ad80911934be2267 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/800 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-lineEste estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAtaide, João Antonio da RochaCosta, Antonio Carlos SilvaZancan, Claudiode Souza, Waldemar Antonio da Rocha2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/80010.7198/geintec.v6i3.800Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 3 (2016); 3293-33032237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800/721info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/800Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:16.796Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
spellingShingle |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line Ataide, João Antonio da Rocha Ataide, João Antonio da Rocha |
title_short |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title_full |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title_fullStr |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title_full_unstemmed |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
title_sort |
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line |
author |
Ataide, João Antonio da Rocha |
author_facet |
Ataide, João Antonio da Rocha Ataide, João Antonio da Rocha Costa, Antonio Carlos Silva Zancan, Claudio de Souza, Waldemar Antonio da Rocha Costa, Antonio Carlos Silva Zancan, Claudio de Souza, Waldemar Antonio da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Antonio Carlos Silva Zancan, Claudio de Souza, Waldemar Antonio da Rocha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ataide, João Antonio da Rocha Costa, Antonio Carlos Silva Zancan, Claudio de Souza, Waldemar Antonio da Rocha |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero. |
description |
Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800 10.7198/geintec.v6i3.800 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v6i3.800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800/721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 3 (2016); 3293-3303 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822074179581640704 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.7198/geintec.v6i3.800 |