Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ataide, João Antonio da Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Antonio Carlos Silva, Zancan, Claudio, de Souza, Waldemar Antonio da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
DOI: 10.7198/geintec.v6i3.800
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800
Resumo: Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.
id AESPI-1_caa86537d79f38f8ad80911934be2267
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/800
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-lineEste estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAtaide, João Antonio da RochaCosta, Antonio Carlos SilvaZancan, Claudiode Souza, Waldemar Antonio da Rocha2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/80010.7198/geintec.v6i3.800Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 3 (2016); 3293-33032237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800/721info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/800Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:16.796Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
spellingShingle Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
Ataide, João Antonio da Rocha
Ataide, João Antonio da Rocha
title_short Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title_full Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title_fullStr Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title_full_unstemmed Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title_sort Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
author Ataide, João Antonio da Rocha
author_facet Ataide, João Antonio da Rocha
Ataide, João Antonio da Rocha
Costa, Antonio Carlos Silva
Zancan, Claudio
de Souza, Waldemar Antonio da Rocha
Costa, Antonio Carlos Silva
Zancan, Claudio
de Souza, Waldemar Antonio da Rocha
author_role author
author2 Costa, Antonio Carlos Silva
Zancan, Claudio
de Souza, Waldemar Antonio da Rocha
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ataide, João Antonio da Rocha
Costa, Antonio Carlos Silva
Zancan, Claudio
de Souza, Waldemar Antonio da Rocha
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.
description Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800
10.7198/geintec.v6i3.800
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i3.800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800/721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 3 (2016); 3293-3303
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822074179581640704
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.7198/geintec.v6i3.800