Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ataide, João Antonio da Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Antonio Carlos Silva, Zancan, Claudio, de Souza, Waldemar Antonio da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800
Resumo: Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.
id AESPI-1_caa86537d79f38f8ad80911934be2267
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/800
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-lineEste estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAtaide, João Antonio da RochaCosta, Antonio Carlos SilvaZancan, Claudiode Souza, Waldemar Antonio da Rocha2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/80010.7198/geintec.v6i3.800Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 3 (2016); 3293-33032237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800/721info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/800Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:16.796Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
spellingShingle Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
Ataide, João Antonio da Rocha
title_short Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title_full Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title_fullStr Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title_full_unstemmed Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
title_sort Evidências de uma ameaça: o caso das compras coletivas on-line
author Ataide, João Antonio da Rocha
author_facet Ataide, João Antonio da Rocha
Costa, Antonio Carlos Silva
Zancan, Claudio
de Souza, Waldemar Antonio da Rocha
author_role author
author2 Costa, Antonio Carlos Silva
Zancan, Claudio
de Souza, Waldemar Antonio da Rocha
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ataide, João Antonio da Rocha
Costa, Antonio Carlos Silva
Zancan, Claudio
de Souza, Waldemar Antonio da Rocha
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.
description Este estudo teve como objetivo levantar evidências e fatores que ameaçam as compras coletivas on-line como modelo de negócio, sugerindo formas de aperfeiçoá-lo a partir de percepções dos clientes. Teve-se como ponto de partida a recente crise enfrentada pelo Groupon, pioneiro do ramo, que levou à demissão de seu CEO e fundador Andrew Mason, em 2013, e à revisão de seus pressupostos básicos. Os elementos que justificam os riscos ao modelo podem estar contidos no ideário dos consumidores. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa como método para identificar tais evidências e interpretá-las. A técnica grupo focal permitiu o processo de coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo e o método de exposição possibilitaram o tratamento e a apresentação daqueles. Com a realização da pesquisa foi possível classificar as ameaças ao modelo de compras coletivas em quatro dimensões: produtos, processo de compra/atendimento, mercado e ciberespaço. Foram identificadas falhas, como a ausência de segmentação do mercado e o spam, permitindo a tomada de decisões pontuais para melhorias nos negócios do gênero.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800
10.7198/geintec.v6i3.800
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i3.800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/800/721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 3 (2016); 3293-3303
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145280888832