Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1 |
Resumo: | O presente artigo faz uma análise acerca da importância em diagnosticar os aspectos afetivos dos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Através de embasamento teórico no campo da psicologia, sociologia, informática e educação, para dar suporte a implementação de um plugin no Moodle, onde os alunos podem demostrar através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento, bem como, iniciar uma discussão sobre a Inovação Tecnológica para a Educação. Como resultado da pesquisa constatou-se que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas. |
id |
AESPI-1_d27d1d96c355b0b200c9b4ed6e689b1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de AprendizagemO presente artigo faz uma análise acerca da importância em diagnosticar os aspectos afetivos dos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Através de embasamento teórico no campo da psicologia, sociologia, informática e educação, para dar suporte a implementação de um plugin no Moodle, onde os alunos podem demostrar através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento, bem como, iniciar uma discussão sobre a Inovação Tecnológica para a Educação. Como resultado da pesquisa constatou-se que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAzevedo, Lílian Gomes deMachado, Glaucio José CouriRodrigues, Thamisa Sejanny Andrade2011-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/110.7198/geintec.v1i1.1Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 1 (2011); 055-0642237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1/1info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:08.346Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title |
Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem |
spellingShingle |
Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem Azevedo, Lílian Gomes de |
title_short |
Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full |
Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_fullStr |
Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_sort |
Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem |
author |
Azevedo, Lílian Gomes de |
author_facet |
Azevedo, Lílian Gomes de Machado, Glaucio José Couri Rodrigues, Thamisa Sejanny Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Glaucio José Couri Rodrigues, Thamisa Sejanny Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Lílian Gomes de Machado, Glaucio José Couri Rodrigues, Thamisa Sejanny Andrade |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo faz uma análise acerca da importância em diagnosticar os aspectos afetivos dos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Através de embasamento teórico no campo da psicologia, sociologia, informática e educação, para dar suporte a implementação de um plugin no Moodle, onde os alunos podem demostrar através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento, bem como, iniciar uma discussão sobre a Inovação Tecnológica para a Educação. Como resultado da pesquisa constatou-se que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas. |
description |
O presente artigo faz uma análise acerca da importância em diagnosticar os aspectos afetivos dos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Através de embasamento teórico no campo da psicologia, sociologia, informática e educação, para dar suporte a implementação de um plugin no Moodle, onde os alunos podem demostrar através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento, bem como, iniciar uma discussão sobre a Inovação Tecnológica para a Educação. Como resultado da pesquisa constatou-se que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion NÃO ESTÁ ATIVA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1 10.7198/geintec.v1i1.1 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v1i1.1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1/1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 1 (2011); 055-064 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121143593730048 |