Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Lílian Gomes de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Machado, Glaucio José Couri, Rodrigues, Thamisa Sejanny Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1
Resumo: O presente artigo faz uma análise acerca da importância em diagnosticar os aspectos  afetivos dos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Através de embasamento teórico no campo da psicologia, sociologia, informática e educação, para dar suporte a implementação de um plugin no Moodle, onde os alunos podem demostrar através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento, bem como, iniciar uma discussão sobre a Inovação Tecnológica para a Educação. Como resultado da pesquisa constatou-se que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas.
id AESPI-1_d27d1d96c355b0b200c9b4ed6e689b1f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de AprendizagemO presente artigo faz uma análise acerca da importância em diagnosticar os aspectos  afetivos dos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Através de embasamento teórico no campo da psicologia, sociologia, informática e educação, para dar suporte a implementação de um plugin no Moodle, onde os alunos podem demostrar através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento, bem como, iniciar uma discussão sobre a Inovação Tecnológica para a Educação. Como resultado da pesquisa constatou-se que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAzevedo, Lílian Gomes deMachado, Glaucio José CouriRodrigues, Thamisa Sejanny Andrade2011-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/110.7198/geintec.v1i1.1Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 1 (2011); 055-0642237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1/1info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:08.346Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
spellingShingle Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
Azevedo, Lílian Gomes de
title_short Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_fullStr Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full_unstemmed Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_sort Tecnologia Educacional e Inovação: Criando Novas Possibilidades para o E-Learning. O Caso: Como Estou? uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
author Azevedo, Lílian Gomes de
author_facet Azevedo, Lílian Gomes de
Machado, Glaucio José Couri
Rodrigues, Thamisa Sejanny Andrade
author_role author
author2 Machado, Glaucio José Couri
Rodrigues, Thamisa Sejanny Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Lílian Gomes de
Machado, Glaucio José Couri
Rodrigues, Thamisa Sejanny Andrade
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo faz uma análise acerca da importância em diagnosticar os aspectos  afetivos dos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Através de embasamento teórico no campo da psicologia, sociologia, informática e educação, para dar suporte a implementação de um plugin no Moodle, onde os alunos podem demostrar através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento, bem como, iniciar uma discussão sobre a Inovação Tecnológica para a Educação. Como resultado da pesquisa constatou-se que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas.
description O presente artigo faz uma análise acerca da importância em diagnosticar os aspectos  afetivos dos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Através de embasamento teórico no campo da psicologia, sociologia, informática e educação, para dar suporte a implementação de um plugin no Moodle, onde os alunos podem demostrar através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento, bem como, iniciar uma discussão sobre a Inovação Tecnológica para a Educação. Como resultado da pesquisa constatou-se que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1
10.7198/geintec.v1i1.1
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v1i1.1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1/1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 1 (2011); 055-064
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121143593730048