O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/791 |
Resumo: | Este trabalho configura- se como um relato de experiência que envolve a pesquisa em ensino e a formação de professores. O referencial teórico e metodológico assenta-se na interface das áreas de Educação, Geografia e História. O Grupo de Estudo da Localidade (ELO) é concebido como uma comunidade de aprendizagem profissional da docência. O trabalho apresenta o contexto formativo e investigativo de tal grupo e reflete sobre seus desdobramentos, dentre eles a pesquisa sobre aprendizagens profissionais, a sistemática utilizada para favorecer a aquisição de conhecimentos específicos e pedagógicos. Os resultados evidenciam as características da pesquisa colaborativa, as contribuições para os processos de formação, os tipos de conhecimento, as trajetórias de aprendizagem profissional e as práticas educativas. |
id |
AGB-SP1_668d20323b0afb030eb68d29c5ca5cec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/791 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIAFormação DocenteEstudo da LocalidadePrática PedagógicaEste trabalho configura- se como um relato de experiência que envolve a pesquisa em ensino e a formação de professores. O referencial teórico e metodológico assenta-se na interface das áreas de Educação, Geografia e História. O Grupo de Estudo da Localidade (ELO) é concebido como uma comunidade de aprendizagem profissional da docência. O trabalho apresenta o contexto formativo e investigativo de tal grupo e reflete sobre seus desdobramentos, dentre eles a pesquisa sobre aprendizagens profissionais, a sistemática utilizada para favorecer a aquisição de conhecimentos específicos e pedagógicos. Os resultados evidenciam as características da pesquisa colaborativa, as contribuições para os processos de formação, os tipos de conhecimento, as trajetórias de aprendizagem profissional e as práticas educativas. Boletim Paulista de Geografia2017-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/791Boletim Paulista de Geografia; n. 89 (2010); 49-602447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/791/675Copyright (c) 2017 Andrea Coelho Lastóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessLastória, Andrea Coelho2017-05-18T19:57:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/791Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-18T19:57:23Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA |
title |
O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA Lastória, Andrea Coelho Formação Docente Estudo da Localidade Prática Pedagógica |
title_short |
O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA |
title_full |
O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA |
title_fullStr |
O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA |
title_sort |
O GRUPO DE ESTUDO DÂ LOCALIDADE: ELO QUE UNE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA |
author |
Lastória, Andrea Coelho |
author_facet |
Lastória, Andrea Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lastória, Andrea Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Estudo da Localidade Prática Pedagógica |
topic |
Formação Docente Estudo da Localidade Prática Pedagógica |
description |
Este trabalho configura- se como um relato de experiência que envolve a pesquisa em ensino e a formação de professores. O referencial teórico e metodológico assenta-se na interface das áreas de Educação, Geografia e História. O Grupo de Estudo da Localidade (ELO) é concebido como uma comunidade de aprendizagem profissional da docência. O trabalho apresenta o contexto formativo e investigativo de tal grupo e reflete sobre seus desdobramentos, dentre eles a pesquisa sobre aprendizagens profissionais, a sistemática utilizada para favorecer a aquisição de conhecimentos específicos e pedagógicos. Os resultados evidenciam as características da pesquisa colaborativa, as contribuições para os processos de formação, os tipos de conhecimento, as trajetórias de aprendizagem profissional e as práticas educativas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/791 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/791/675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Andrea Coelho Lastória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Andrea Coelho Lastória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 89 (2010); 49-60 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046014252253184 |