PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melanie Bordignon da Cruz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Luana Priscila Wunsch, Alcelyr Valle Da Costa Neto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621
Resumo: A partir de uma pesquisa qualitativa de revisões literária e documental, este artigo apresenta um panorama da formação docente no Brasil, desde o início do século XX até os dias de hoje. Neste sentido, tem como objetivo apresentar, a partir de revisões sistemáticas de literatura e documental, como está o panorama da profissionalidade docente em nosso país. Destacam-se as mudanças na educação que ocorreram, conforme as necessidades de cada momento histórico, assim como as mudanças na Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e as metas referentes à formação docente do Plano Nacional de Educação (PNE). Discute-se, ainda, o papel formador de professores, professores atuantes e professores novatos que precisam ser colocados diante de problemas reais. Apresentam-se alguns conceitos de Formação Inicial e Continuada.
id FSBA-1_93bac425a36173d33b7897f7c2c4fe7d
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/621
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASILFormação docente;Práticas Pedagógicas;Formação e Legislação.A partir de uma pesquisa qualitativa de revisões literária e documental, este artigo apresenta um panorama da formação docente no Brasil, desde o início do século XX até os dias de hoje. Neste sentido, tem como objetivo apresentar, a partir de revisões sistemáticas de literatura e documental, como está o panorama da profissionalidade docente em nosso país. Destacam-se as mudanças na educação que ocorreram, conforme as necessidades de cada momento histórico, assim como as mudanças na Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e as metas referentes à formação docente do Plano Nacional de Educação (PNE). Discute-se, ainda, o papel formador de professores, professores atuantes e professores novatos que precisam ser colocados diante de problemas reais. Apresentam-se alguns conceitos de Formação Inicial e Continuada.Diálogos Possíveis2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621Diálogos Possíveis; v. 20 n. 2 (2021): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621/546Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelanie Bordignon da CruzLuana Priscila WunschAlcelyr Valle Da Costa Neto2022-08-30T17:11:04Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/621Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-30T17:11:04Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
title PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
spellingShingle PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
Melanie Bordignon da Cruz
Formação docente;
Práticas Pedagógicas;
Formação e Legislação.
title_short PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
title_full PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
title_fullStr PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
title_full_unstemmed PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
title_sort PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
author Melanie Bordignon da Cruz
author_facet Melanie Bordignon da Cruz
Luana Priscila Wunsch
Alcelyr Valle Da Costa Neto
author_role author
author2 Luana Priscila Wunsch
Alcelyr Valle Da Costa Neto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melanie Bordignon da Cruz
Luana Priscila Wunsch
Alcelyr Valle Da Costa Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente;
Práticas Pedagógicas;
Formação e Legislação.
topic Formação docente;
Práticas Pedagógicas;
Formação e Legislação.
description A partir de uma pesquisa qualitativa de revisões literária e documental, este artigo apresenta um panorama da formação docente no Brasil, desde o início do século XX até os dias de hoje. Neste sentido, tem como objetivo apresentar, a partir de revisões sistemáticas de literatura e documental, como está o panorama da profissionalidade docente em nosso país. Destacam-se as mudanças na educação que ocorreram, conforme as necessidades de cada momento histórico, assim como as mudanças na Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e as metas referentes à formação docente do Plano Nacional de Educação (PNE). Discute-se, ainda, o papel formador de professores, professores atuantes e professores novatos que precisam ser colocados diante de problemas reais. Apresentam-se alguns conceitos de Formação Inicial e Continuada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621/546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 20 n. 2 (2021): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313297049550848