O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richter, Denis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479
Resumo: O presente artigo busca fazer uma articulação entre o pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica na perspectiva de contribuir para os debates e reflexões teóricas acerca do desenvolvimento do ensino de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental (EF). Esta concepção parte do princípio de que a construção do pensamento é uma tarefa primordial da escola e associado a este processo torna-se fundamental promover o pensamento espacial, como especificidade da leitura geográfica. Neste sentido, a linguagem cartográfica é requerida por contribuir diretamente nas práticas escolares de Geografia como recurso e proposta didático-pedagógica que visa valorizar a construção do pensamento espacial para os alunos. Para desenvolver essas ideias esse texto se utiliza de autores do campo teoria da aprendizagem vinculadas à teoria vigotskiana, bem como de pesquisadores da Geografia que colaboram nos debates sobre o conceito de espaço, pensamento espacial, ensino de Geografia e Cartografia Escolar. A partir dessas contribuições, entende-se que a articulação entre esses três eixos (pensamento, pensamento espacial e linguagem cartográfica) fortalece o desenvolvimento de práticas escolares de Geografia para os anos inicias do EF, na perspectiva da valorização da lógica espacial e no uso de diferentes propostas com o mapa.    
id AGB-SP1_772b727d6ac4f5276aa8bc6b3597b03d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1479
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamentalEnsino de geografiacartografia escolarpensamento Espacial.O presente artigo busca fazer uma articulação entre o pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica na perspectiva de contribuir para os debates e reflexões teóricas acerca do desenvolvimento do ensino de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental (EF). Esta concepção parte do princípio de que a construção do pensamento é uma tarefa primordial da escola e associado a este processo torna-se fundamental promover o pensamento espacial, como especificidade da leitura geográfica. Neste sentido, a linguagem cartográfica é requerida por contribuir diretamente nas práticas escolares de Geografia como recurso e proposta didático-pedagógica que visa valorizar a construção do pensamento espacial para os alunos. Para desenvolver essas ideias esse texto se utiliza de autores do campo teoria da aprendizagem vinculadas à teoria vigotskiana, bem como de pesquisadores da Geografia que colaboram nos debates sobre o conceito de espaço, pensamento espacial, ensino de Geografia e Cartografia Escolar. A partir dessas contribuições, entende-se que a articulação entre esses três eixos (pensamento, pensamento espacial e linguagem cartográfica) fortalece o desenvolvimento de práticas escolares de Geografia para os anos inicias do EF, na perspectiva da valorização da lógica espacial e no uso de diferentes propostas com o mapa.     Boletim Paulista de Geografia2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 251-2672447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479/1334Copyright (c) 2018 Denis Richterinfo:eu-repo/semantics/openAccessRichter, Denis2018-10-24T17:08:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1479Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2018-10-24T17:08:58Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
title O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
Richter, Denis
Ensino de geografia
cartografia escolar
pensamento Espacial.
title_short O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
author Richter, Denis
author_facet Richter, Denis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richter, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
cartografia escolar
pensamento Espacial.
topic Ensino de geografia
cartografia escolar
pensamento Espacial.
description O presente artigo busca fazer uma articulação entre o pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica na perspectiva de contribuir para os debates e reflexões teóricas acerca do desenvolvimento do ensino de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental (EF). Esta concepção parte do princípio de que a construção do pensamento é uma tarefa primordial da escola e associado a este processo torna-se fundamental promover o pensamento espacial, como especificidade da leitura geográfica. Neste sentido, a linguagem cartográfica é requerida por contribuir diretamente nas práticas escolares de Geografia como recurso e proposta didático-pedagógica que visa valorizar a construção do pensamento espacial para os alunos. Para desenvolver essas ideias esse texto se utiliza de autores do campo teoria da aprendizagem vinculadas à teoria vigotskiana, bem como de pesquisadores da Geografia que colaboram nos debates sobre o conceito de espaço, pensamento espacial, ensino de Geografia e Cartografia Escolar. A partir dessas contribuições, entende-se que a articulação entre esses três eixos (pensamento, pensamento espacial e linguagem cartográfica) fortalece o desenvolvimento de práticas escolares de Geografia para os anos inicias do EF, na perspectiva da valorização da lógica espacial e no uso de diferentes propostas com o mapa.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479/1334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Denis Richter
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Denis Richter
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 251-267
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046017173585920