O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479 |
Resumo: | O presente artigo busca fazer uma articulação entre o pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica na perspectiva de contribuir para os debates e reflexões teóricas acerca do desenvolvimento do ensino de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental (EF). Esta concepção parte do princípio de que a construção do pensamento é uma tarefa primordial da escola e associado a este processo torna-se fundamental promover o pensamento espacial, como especificidade da leitura geográfica. Neste sentido, a linguagem cartográfica é requerida por contribuir diretamente nas práticas escolares de Geografia como recurso e proposta didático-pedagógica que visa valorizar a construção do pensamento espacial para os alunos. Para desenvolver essas ideias esse texto se utiliza de autores do campo teoria da aprendizagem vinculadas à teoria vigotskiana, bem como de pesquisadores da Geografia que colaboram nos debates sobre o conceito de espaço, pensamento espacial, ensino de Geografia e Cartografia Escolar. A partir dessas contribuições, entende-se que a articulação entre esses três eixos (pensamento, pensamento espacial e linguagem cartográfica) fortalece o desenvolvimento de práticas escolares de Geografia para os anos inicias do EF, na perspectiva da valorização da lógica espacial e no uso de diferentes propostas com o mapa. |
id |
AGB-SP1_772b727d6ac4f5276aa8bc6b3597b03d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1479 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamentalEnsino de geografiacartografia escolarpensamento Espacial.O presente artigo busca fazer uma articulação entre o pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica na perspectiva de contribuir para os debates e reflexões teóricas acerca do desenvolvimento do ensino de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental (EF). Esta concepção parte do princípio de que a construção do pensamento é uma tarefa primordial da escola e associado a este processo torna-se fundamental promover o pensamento espacial, como especificidade da leitura geográfica. Neste sentido, a linguagem cartográfica é requerida por contribuir diretamente nas práticas escolares de Geografia como recurso e proposta didático-pedagógica que visa valorizar a construção do pensamento espacial para os alunos. Para desenvolver essas ideias esse texto se utiliza de autores do campo teoria da aprendizagem vinculadas à teoria vigotskiana, bem como de pesquisadores da Geografia que colaboram nos debates sobre o conceito de espaço, pensamento espacial, ensino de Geografia e Cartografia Escolar. A partir dessas contribuições, entende-se que a articulação entre esses três eixos (pensamento, pensamento espacial e linguagem cartográfica) fortalece o desenvolvimento de práticas escolares de Geografia para os anos inicias do EF, na perspectiva da valorização da lógica espacial e no uso de diferentes propostas com o mapa. Boletim Paulista de Geografia2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 251-2672447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479/1334Copyright (c) 2018 Denis Richterinfo:eu-repo/semantics/openAccessRichter, Denis2018-10-24T17:08:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1479Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2018-10-24T17:08:58Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental Richter, Denis Ensino de geografia cartografia escolar pensamento Espacial. |
title_short |
O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Richter, Denis |
author_facet |
Richter, Denis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richter, Denis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia cartografia escolar pensamento Espacial. |
topic |
Ensino de geografia cartografia escolar pensamento Espacial. |
description |
O presente artigo busca fazer uma articulação entre o pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica na perspectiva de contribuir para os debates e reflexões teóricas acerca do desenvolvimento do ensino de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental (EF). Esta concepção parte do princípio de que a construção do pensamento é uma tarefa primordial da escola e associado a este processo torna-se fundamental promover o pensamento espacial, como especificidade da leitura geográfica. Neste sentido, a linguagem cartográfica é requerida por contribuir diretamente nas práticas escolares de Geografia como recurso e proposta didático-pedagógica que visa valorizar a construção do pensamento espacial para os alunos. Para desenvolver essas ideias esse texto se utiliza de autores do campo teoria da aprendizagem vinculadas à teoria vigotskiana, bem como de pesquisadores da Geografia que colaboram nos debates sobre o conceito de espaço, pensamento espacial, ensino de Geografia e Cartografia Escolar. A partir dessas contribuições, entende-se que a articulação entre esses três eixos (pensamento, pensamento espacial e linguagem cartográfica) fortalece o desenvolvimento de práticas escolares de Geografia para os anos inicias do EF, na perspectiva da valorização da lógica espacial e no uso de diferentes propostas com o mapa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479/1334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Denis Richter info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Denis Richter |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 251-267 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046017173585920 |