EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E PENSAMENTO ESPACIAL: CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Geográfica (Online) |
Texto Completo: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4779 |
Resumo: | O pensamento espacial é um conceito central em nossas pesquisas na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, pois estão fundamentadas nos conceitos geográficos, nas representações espaciais e nas habilidades do pensamento. Este tipo de pensamento consiste na mobilização do raciocínio sobre o espaço e a representação espacial, promovendo a alfabetização cartográfica e a Educação Geográfica. O objetivo deste artigo é discutir o papel dos mapas mentais no desenvolvimento dos conceitos de cidade, lugar e de paisagem, conceitos estruturantes para Educação Geográfica, tanto para crianças de 5 a 6 anos na Educação Infantil quanto na formação docente, no curso de Pedagogia. O mapa mental foi a representação espacial escolhida como instrumento de pesquisa produzido em Sequências Didáticas. Os mapas mentais apresentam as características fundamentais da localização tais como as condições, como é o lugar e o que existe nele, ou seja, a compreensão das características que pode ser verificada em um lugar, e as conexões, que consiste em compreender como este lugar está ligado aos outros lugares. Em sala de aula, em todos os níveis de ensino, a elaboração e mapas permite o professor compreender o pensamento e espacial que o aluno tem e o que pensa sobre um determinado espaço e tema. Tomamos a cartografia enquanto uma linguagem que permite desenvolver as relações espaciais e temporais e as noções de orientação, distância e localização, construindo os conceitos da ciência geográfica. |
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