FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite dos Santos, Anderson Felipe
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues Nunes, João Osvaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
DOI: 10.61636/bpg.v1i110.3126
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas que permeiam a formação inicial de professores de Geografia e a abordagem dos conteúdos relacionados à temática solos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de Campina Grande-PB. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso múltiplo. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário estruturado com 34 questões abertas e de múltipla escolha junto aos 22 professores de Geografia do 6º e 7º ano das escolas municipais de Campina Grande, Paraíba. O período das entrevistas por questionário ocorreu entre os meses de março    a setembro de 2022. Os resultados encontrados mostram que grande parte dos professores pesquisados relatam que ainda não desenvolveram estratégias pedagógicas para abordar a temática solo, e muitos só abordam o tema caso este venha em destaque no livro didático. A maior parte dos pesquisados afirmaram que durante a formação inicial para aqueles que tiveram a disciplina de Pedologia, pouco ou nunca trabalhava pedagogicamente as temáticas abordadas. Dessa forma, destaca-se a necessidade de durante a formação inicial, se pensar em abordar pedagogicamente, utilizando metodologias ativas, as temáticas abordadas nas disciplinas específicas da Licenciatura em Geografia. Além disso, enfatiza-se a importância da oferta de formação continuada para os professores, para que consigam, juntamente com os outros professores e formadores, pensarem em propostas didático-pedagógicas que favoreçam a interação e a participação dos alunos durante as aulas, tornando o conteúdo mais palpável e prazeroso para os estudantes.
id AGB-SP1_894315746db5c5c2db394cfeaee253f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3126
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES Formação de professores de GeografiaGeografia escolarSolosMetodologias de ensinoEste trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas que permeiam a formação inicial de professores de Geografia e a abordagem dos conteúdos relacionados à temática solos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de Campina Grande-PB. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso múltiplo. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário estruturado com 34 questões abertas e de múltipla escolha junto aos 22 professores de Geografia do 6º e 7º ano das escolas municipais de Campina Grande, Paraíba. O período das entrevistas por questionário ocorreu entre os meses de março    a setembro de 2022. Os resultados encontrados mostram que grande parte dos professores pesquisados relatam que ainda não desenvolveram estratégias pedagógicas para abordar a temática solo, e muitos só abordam o tema caso este venha em destaque no livro didático. A maior parte dos pesquisados afirmaram que durante a formação inicial para aqueles que tiveram a disciplina de Pedologia, pouco ou nunca trabalhava pedagogicamente as temáticas abordadas. Dessa forma, destaca-se a necessidade de durante a formação inicial, se pensar em abordar pedagogicamente, utilizando metodologias ativas, as temáticas abordadas nas disciplinas específicas da Licenciatura em Geografia. Além disso, enfatiza-se a importância da oferta de formação continuada para os professores, para que consigam, juntamente com os outros professores e formadores, pensarem em propostas didático-pedagógicas que favoreçam a interação e a participação dos alunos durante as aulas, tornando o conteúdo mais palpável e prazeroso para os estudantes.AGB - Seção São Paulo2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/312610.61636/bpg.v1i110.3126Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 257 - 2812447-09450006-607910.61636/bpg.v1i110reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126/2293Copyright (c) 2023 Anderson Felipe Leite dos Santos, João Osvaldo Rodrigues Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite dos Santos, Anderson FelipeRodrigues Nunes, João Osvaldo2023-10-17T17:34:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3126Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-10-17T17:34:28Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
Leite dos Santos, Anderson Felipe
Formação de professores de Geografia
Geografia escolar
Solos
Metodologias de ensino
Leite dos Santos, Anderson Felipe
Formação de professores de Geografia
Geografia escolar
Solos
Metodologias de ensino
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
author Leite dos Santos, Anderson Felipe
author_facet Leite dos Santos, Anderson Felipe
Leite dos Santos, Anderson Felipe
Rodrigues Nunes, João Osvaldo
Rodrigues Nunes, João Osvaldo
author_role author
author2 Rodrigues Nunes, João Osvaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite dos Santos, Anderson Felipe
Rodrigues Nunes, João Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de Geografia
Geografia escolar
Solos
Metodologias de ensino
topic Formação de professores de Geografia
Geografia escolar
Solos
Metodologias de ensino
description Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas que permeiam a formação inicial de professores de Geografia e a abordagem dos conteúdos relacionados à temática solos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de Campina Grande-PB. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso múltiplo. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário estruturado com 34 questões abertas e de múltipla escolha junto aos 22 professores de Geografia do 6º e 7º ano das escolas municipais de Campina Grande, Paraíba. O período das entrevistas por questionário ocorreu entre os meses de março    a setembro de 2022. Os resultados encontrados mostram que grande parte dos professores pesquisados relatam que ainda não desenvolveram estratégias pedagógicas para abordar a temática solo, e muitos só abordam o tema caso este venha em destaque no livro didático. A maior parte dos pesquisados afirmaram que durante a formação inicial para aqueles que tiveram a disciplina de Pedologia, pouco ou nunca trabalhava pedagogicamente as temáticas abordadas. Dessa forma, destaca-se a necessidade de durante a formação inicial, se pensar em abordar pedagogicamente, utilizando metodologias ativas, as temáticas abordadas nas disciplinas específicas da Licenciatura em Geografia. Além disso, enfatiza-se a importância da oferta de formação continuada para os professores, para que consigam, juntamente com os outros professores e formadores, pensarem em propostas didático-pedagógicas que favoreçam a interação e a participação dos alunos durante as aulas, tornando o conteúdo mais palpável e prazeroso para os estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126
10.61636/bpg.v1i110.3126
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126
identifier_str_mv 10.61636/bpg.v1i110.3126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126/2293
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Anderson Felipe Leite dos Santos, João Osvaldo Rodrigues Nunes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Anderson Felipe Leite dos Santos, João Osvaldo Rodrigues Nunes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 257 - 281
2447-0945
0006-6079
10.61636/bpg.v1i110
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1822180439774724096
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.61636/bpg.v1i110.3126