FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
DOI: | 10.61636/bpg.v1i110.3126 |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas que permeiam a formação inicial de professores de Geografia e a abordagem dos conteúdos relacionados à temática solos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de Campina Grande-PB. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso múltiplo. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário estruturado com 34 questões abertas e de múltipla escolha junto aos 22 professores de Geografia do 6º e 7º ano das escolas municipais de Campina Grande, Paraíba. O período das entrevistas por questionário ocorreu entre os meses de março a setembro de 2022. Os resultados encontrados mostram que grande parte dos professores pesquisados relatam que ainda não desenvolveram estratégias pedagógicas para abordar a temática solo, e muitos só abordam o tema caso este venha em destaque no livro didático. A maior parte dos pesquisados afirmaram que durante a formação inicial para aqueles que tiveram a disciplina de Pedologia, pouco ou nunca trabalhava pedagogicamente as temáticas abordadas. Dessa forma, destaca-se a necessidade de durante a formação inicial, se pensar em abordar pedagogicamente, utilizando metodologias ativas, as temáticas abordadas nas disciplinas específicas da Licenciatura em Geografia. Além disso, enfatiza-se a importância da oferta de formação continuada para os professores, para que consigam, juntamente com os outros professores e formadores, pensarem em propostas didático-pedagógicas que favoreçam a interação e a participação dos alunos durante as aulas, tornando o conteúdo mais palpável e prazeroso para os estudantes. |
id |
AGB-SP1_894315746db5c5c2db394cfeaee253f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3126 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES Formação de professores de GeografiaGeografia escolarSolosMetodologias de ensinoEste trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas que permeiam a formação inicial de professores de Geografia e a abordagem dos conteúdos relacionados à temática solos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de Campina Grande-PB. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso múltiplo. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário estruturado com 34 questões abertas e de múltipla escolha junto aos 22 professores de Geografia do 6º e 7º ano das escolas municipais de Campina Grande, Paraíba. O período das entrevistas por questionário ocorreu entre os meses de março a setembro de 2022. Os resultados encontrados mostram que grande parte dos professores pesquisados relatam que ainda não desenvolveram estratégias pedagógicas para abordar a temática solo, e muitos só abordam o tema caso este venha em destaque no livro didático. A maior parte dos pesquisados afirmaram que durante a formação inicial para aqueles que tiveram a disciplina de Pedologia, pouco ou nunca trabalhava pedagogicamente as temáticas abordadas. Dessa forma, destaca-se a necessidade de durante a formação inicial, se pensar em abordar pedagogicamente, utilizando metodologias ativas, as temáticas abordadas nas disciplinas específicas da Licenciatura em Geografia. Além disso, enfatiza-se a importância da oferta de formação continuada para os professores, para que consigam, juntamente com os outros professores e formadores, pensarem em propostas didático-pedagógicas que favoreçam a interação e a participação dos alunos durante as aulas, tornando o conteúdo mais palpável e prazeroso para os estudantes.AGB - Seção São Paulo2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/312610.61636/bpg.v1i110.3126Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 257 - 2812447-09450006-607910.61636/bpg.v1i110reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126/2293Copyright (c) 2023 Anderson Felipe Leite dos Santos, João Osvaldo Rodrigues Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite dos Santos, Anderson FelipeRodrigues Nunes, João Osvaldo2023-10-17T17:34:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3126Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-10-17T17:34:28Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES Leite dos Santos, Anderson Felipe Formação de professores de Geografia Geografia escolar Solos Metodologias de ensino Leite dos Santos, Anderson Felipe Formação de professores de Geografia Geografia escolar Solos Metodologias de ensino |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
author |
Leite dos Santos, Anderson Felipe |
author_facet |
Leite dos Santos, Anderson Felipe Leite dos Santos, Anderson Felipe Rodrigues Nunes, João Osvaldo Rodrigues Nunes, João Osvaldo |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Nunes, João Osvaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite dos Santos, Anderson Felipe Rodrigues Nunes, João Osvaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores de Geografia Geografia escolar Solos Metodologias de ensino |
topic |
Formação de professores de Geografia Geografia escolar Solos Metodologias de ensino |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas que permeiam a formação inicial de professores de Geografia e a abordagem dos conteúdos relacionados à temática solos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de Campina Grande-PB. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso múltiplo. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário estruturado com 34 questões abertas e de múltipla escolha junto aos 22 professores de Geografia do 6º e 7º ano das escolas municipais de Campina Grande, Paraíba. O período das entrevistas por questionário ocorreu entre os meses de março a setembro de 2022. Os resultados encontrados mostram que grande parte dos professores pesquisados relatam que ainda não desenvolveram estratégias pedagógicas para abordar a temática solo, e muitos só abordam o tema caso este venha em destaque no livro didático. A maior parte dos pesquisados afirmaram que durante a formação inicial para aqueles que tiveram a disciplina de Pedologia, pouco ou nunca trabalhava pedagogicamente as temáticas abordadas. Dessa forma, destaca-se a necessidade de durante a formação inicial, se pensar em abordar pedagogicamente, utilizando metodologias ativas, as temáticas abordadas nas disciplinas específicas da Licenciatura em Geografia. Além disso, enfatiza-se a importância da oferta de formação continuada para os professores, para que consigam, juntamente com os outros professores e formadores, pensarem em propostas didático-pedagógicas que favoreçam a interação e a participação dos alunos durante as aulas, tornando o conteúdo mais palpável e prazeroso para os estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126 10.61636/bpg.v1i110.3126 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126 |
identifier_str_mv |
10.61636/bpg.v1i110.3126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3126/2293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Anderson Felipe Leite dos Santos, João Osvaldo Rodrigues Nunes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Anderson Felipe Leite dos Santos, João Osvaldo Rodrigues Nunes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 257 - 281 2447-0945 0006-6079 10.61636/bpg.v1i110 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1822180439774724096 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.61636/bpg.v1i110.3126 |