A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Layanne Almeida De
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Otto, Camylla Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287
Resumo: This article aims to present the conceptions about the use of methodological teaching strategies in the formation of Geography teachers. Thus, an essay is made to think how the pedagogical knowledge of content (PKC) of Shulman can make it possible to overcome the dichotomous vision between the specific knowledge of Geography and the pedagogical knowledge. Departing from the literature review based on Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) and Martins (2014), theoretical reflections point to the importance of using methodological teaching strategies for the construction of knowledge still in the teacher training taking into account the continuity of the use of the strategies in the School Geography.
id UFC-7_619d6dc461251bb1948866361b7e008b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54287
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensinoThe training of teachers of geography: a look at the methodological strategies of teachingEnsino de geografiaFormação de professoresEstratégias metodológicasThis article aims to present the conceptions about the use of methodological teaching strategies in the formation of Geography teachers. Thus, an essay is made to think how the pedagogical knowledge of content (PKC) of Shulman can make it possible to overcome the dichotomous vision between the specific knowledge of Geography and the pedagogical knowledge. Departing from the literature review based on Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) and Martins (2014), theoretical reflections point to the importance of using methodological teaching strategies for the construction of knowledge still in the teacher training taking into account the continuity of the use of the strategies in the School Geography.O presente artigo busca apresentar as concepções acerca do uso de estratégias metodológicas de ensino na formação de professores de Geografia. Assim, faz-se um ensaio para pensar como o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) de Shulman pode possibilitar a superação da visão dicotômica entre os conhecimentos específicos da Geografia e os conhecimentos pedagógicos. Partindo da revisão bibliográfica baseada em Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) e Martins (2014), as reflexões teóricas encaminham para a importância do uso de estratégias metodológicas de ensino para a construção de conhecimentos ainda na formação docente atentando-se para a continuidade do uso das estratégias na Geografia Escolar.Geosaberes2020-09-25T11:30:30Z2020-09-25T11:30:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Layanne Almeida de; OTTO, Camylla Silva. A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 10. maio. 2019.2178-0463http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287Souza, Layanne Almeida DeOtto, Camylla Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T16:25:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54287Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:14.024468Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
The training of teachers of geography: a look at the methodological strategies of teaching
title A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
spellingShingle A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
Souza, Layanne Almeida De
Ensino de geografia
Formação de professores
Estratégias metodológicas
title_short A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
title_full A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
title_fullStr A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
title_full_unstemmed A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
title_sort A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
author Souza, Layanne Almeida De
author_facet Souza, Layanne Almeida De
Otto, Camylla Silva
author_role author
author2 Otto, Camylla Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Layanne Almeida De
Otto, Camylla Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Formação de professores
Estratégias metodológicas
topic Ensino de geografia
Formação de professores
Estratégias metodológicas
description This article aims to present the conceptions about the use of methodological teaching strategies in the formation of Geography teachers. Thus, an essay is made to think how the pedagogical knowledge of content (PKC) of Shulman can make it possible to overcome the dichotomous vision between the specific knowledge of Geography and the pedagogical knowledge. Departing from the literature review based on Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) and Martins (2014), theoretical reflections point to the importance of using methodological teaching strategies for the construction of knowledge still in the teacher training taking into account the continuity of the use of the strategies in the School Geography.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-25T11:30:30Z
2020-09-25T11:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Layanne Almeida de; OTTO, Camylla Silva. A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 10. maio. 2019.
2178-0463
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287
identifier_str_mv SOUZA, Layanne Almeida de; OTTO, Camylla Silva. A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 10. maio. 2019.
2178-0463
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Geosaberes
publisher.none.fl_str_mv Geosaberes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028872790212608