A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287 |
Resumo: | This article aims to present the conceptions about the use of methodological teaching strategies in the formation of Geography teachers. Thus, an essay is made to think how the pedagogical knowledge of content (PKC) of Shulman can make it possible to overcome the dichotomous vision between the specific knowledge of Geography and the pedagogical knowledge. Departing from the literature review based on Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) and Martins (2014), theoretical reflections point to the importance of using methodological teaching strategies for the construction of knowledge still in the teacher training taking into account the continuity of the use of the strategies in the School Geography. |
id |
UFC-7_619d6dc461251bb1948866361b7e008b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54287 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensinoThe training of teachers of geography: a look at the methodological strategies of teachingEnsino de geografiaFormação de professoresEstratégias metodológicasThis article aims to present the conceptions about the use of methodological teaching strategies in the formation of Geography teachers. Thus, an essay is made to think how the pedagogical knowledge of content (PKC) of Shulman can make it possible to overcome the dichotomous vision between the specific knowledge of Geography and the pedagogical knowledge. Departing from the literature review based on Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) and Martins (2014), theoretical reflections point to the importance of using methodological teaching strategies for the construction of knowledge still in the teacher training taking into account the continuity of the use of the strategies in the School Geography.O presente artigo busca apresentar as concepções acerca do uso de estratégias metodológicas de ensino na formação de professores de Geografia. Assim, faz-se um ensaio para pensar como o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) de Shulman pode possibilitar a superação da visão dicotômica entre os conhecimentos específicos da Geografia e os conhecimentos pedagógicos. Partindo da revisão bibliográfica baseada em Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) e Martins (2014), as reflexões teóricas encaminham para a importância do uso de estratégias metodológicas de ensino para a construção de conhecimentos ainda na formação docente atentando-se para a continuidade do uso das estratégias na Geografia Escolar.Geosaberes2020-09-25T11:30:30Z2020-09-25T11:30:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Layanne Almeida de; OTTO, Camylla Silva. A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 10. maio. 2019.2178-0463http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287Souza, Layanne Almeida DeOtto, Camylla Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T16:25:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54287Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:14.024468Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino The training of teachers of geography: a look at the methodological strategies of teaching |
title |
A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino |
spellingShingle |
A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino Souza, Layanne Almeida De Ensino de geografia Formação de professores Estratégias metodológicas |
title_short |
A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino |
title_full |
A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino |
title_fullStr |
A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino |
title_full_unstemmed |
A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino |
title_sort |
A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino |
author |
Souza, Layanne Almeida De |
author_facet |
Souza, Layanne Almeida De Otto, Camylla Silva |
author_role |
author |
author2 |
Otto, Camylla Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Layanne Almeida De Otto, Camylla Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Formação de professores Estratégias metodológicas |
topic |
Ensino de geografia Formação de professores Estratégias metodológicas |
description |
This article aims to present the conceptions about the use of methodological teaching strategies in the formation of Geography teachers. Thus, an essay is made to think how the pedagogical knowledge of content (PKC) of Shulman can make it possible to overcome the dichotomous vision between the specific knowledge of Geography and the pedagogical knowledge. Departing from the literature review based on Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) and Martins (2014), theoretical reflections point to the importance of using methodological teaching strategies for the construction of knowledge still in the teacher training taking into account the continuity of the use of the strategies in the School Geography. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-25T11:30:30Z 2020-09-25T11:30:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Layanne Almeida de; OTTO, Camylla Silva. A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 10. maio. 2019. 2178-0463 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Layanne Almeida de; OTTO, Camylla Silva. A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 10. maio. 2019. 2178-0463 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Geosaberes |
publisher.none.fl_str_mv |
Geosaberes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028872790212608 |