A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/792 |
Resumo: | Este texto analisa a participação e o papel da Geografia na formação de profissionais da Educação do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Relata, apresenta e faz considerações de experiências realizadas em vários projetos com alunos de graduação desde 2007 na unidade curricular de Práticas Pedagógicas Programadas (PPP) e a partir de 2009 no Programa de Residência Pedagógica (PRP). As PPP têm por finalidade proporcionar espaço para a aprendizagem prática dos profissionais em formação, levando para o interior da universidade a realidade educacional em sua complexidade, nas escalas local, regional, nacional e global. Nas PPP realizamos projetos de educação formal e não formal, educação e saúde, educação ambiental. A PRP é uma organização de est ágio curricular. O programa pretende que os profissionais em formação sejam inseridos em diferentes contextos escolares, objetivando superar as desconexões existentes entre teoria e prática, usualmente presentes em sua formação. No PRP os alunos atuam na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens e adultos e na gestão educacional. |
id |
AGB-SP1_9431bfea0cba3d49a2f313e67c1ea119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/792 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESPEnsino de GeografiaFormação de ProfessoresPráticas Pedagógicas ProgramadasResidência Pedagógica.Este texto analisa a participação e o papel da Geografia na formação de profissionais da Educação do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Relata, apresenta e faz considerações de experiências realizadas em vários projetos com alunos de graduação desde 2007 na unidade curricular de Práticas Pedagógicas Programadas (PPP) e a partir de 2009 no Programa de Residência Pedagógica (PRP). As PPP têm por finalidade proporcionar espaço para a aprendizagem prática dos profissionais em formação, levando para o interior da universidade a realidade educacional em sua complexidade, nas escalas local, regional, nacional e global. Nas PPP realizamos projetos de educação formal e não formal, educação e saúde, educação ambiental. A PRP é uma organização de est ágio curricular. O programa pretende que os profissionais em formação sejam inseridos em diferentes contextos escolares, objetivando superar as desconexões existentes entre teoria e prática, usualmente presentes em sua formação. No PRP os alunos atuam na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens e adultos e na gestão educacional. Boletim Paulista de Geografia2017-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/792Boletim Paulista de Geografia; n. 89 (2010); 61-822447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/792/676Copyright (c) 2017 Antonio Carlos Pinheiro, Jorge Luiz Barcellos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Antonio CarlosSilva, Jorge Luiz Barcellos da2017-05-18T19:57:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/792Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-18T19:57:23Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP |
title |
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP |
spellingShingle |
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP Pinheiro, Antonio Carlos Ensino de Geografia Formação de Professores Práticas Pedagógicas Programadas Residência Pedagógica. |
title_short |
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP |
title_full |
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP |
title_fullStr |
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP |
title_full_unstemmed |
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP |
title_sort |
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP |
author |
Pinheiro, Antonio Carlos |
author_facet |
Pinheiro, Antonio Carlos Silva, Jorge Luiz Barcellos da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jorge Luiz Barcellos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Antonio Carlos Silva, Jorge Luiz Barcellos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Formação de Professores Práticas Pedagógicas Programadas Residência Pedagógica. |
topic |
Ensino de Geografia Formação de Professores Práticas Pedagógicas Programadas Residência Pedagógica. |
description |
Este texto analisa a participação e o papel da Geografia na formação de profissionais da Educação do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Relata, apresenta e faz considerações de experiências realizadas em vários projetos com alunos de graduação desde 2007 na unidade curricular de Práticas Pedagógicas Programadas (PPP) e a partir de 2009 no Programa de Residência Pedagógica (PRP). As PPP têm por finalidade proporcionar espaço para a aprendizagem prática dos profissionais em formação, levando para o interior da universidade a realidade educacional em sua complexidade, nas escalas local, regional, nacional e global. Nas PPP realizamos projetos de educação formal e não formal, educação e saúde, educação ambiental. A PRP é uma organização de est ágio curricular. O programa pretende que os profissionais em formação sejam inseridos em diferentes contextos escolares, objetivando superar as desconexões existentes entre teoria e prática, usualmente presentes em sua formação. No PRP os alunos atuam na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens e adultos e na gestão educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/792 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/792/676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Antonio Carlos Pinheiro, Jorge Luiz Barcellos da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Antonio Carlos Pinheiro, Jorge Luiz Barcellos da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 89 (2010); 61-82 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046014253301760 |