A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805 |
Resumo: | Grupo de Pesquisa “A Geografia Escolar: a Formação e a Prática de seus Professores” desenvolve a área de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PosGea/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Dedicado a investigar as questões relacionadas ao ensino de Geografia e à formação inicial e continuada dos professores, principalmente de ensino fundamental e médio, os eixos principais de análise são: a formação básica e continuada de professores de Geografia; a Geografia e o currículo escolar; a relação aluno-professor nas aulas de Geografia; o uso de linguagens nas práticas pedagógicas e a prática da docência em Geografia. Desta maneira, o grupo quer construir possibilidades teóricas e metodológicas com os professores, promovendo continuamente a melhoria do processo de ensinoaprendizagem da Geografia nas escolas públicas e privadas. Acolhemos mestrandos e doutorandos, a maioria deles atuando como docentes em escolas públicas e privadas, e propomos um processo de permanente diálogo entre universidade e escolas da educação básica. |
id |
AGB-SP1_b60f5b73e7fac947f29ced5b44109096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/805 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORESGeografia EscolarFormação Continuada de ProfessoresLinguagensCurrículoPrática Docente em GeografiaEnsino e Aprendizagem em GeografiaGrupo de Pesquisa “A Geografia Escolar: a Formação e a Prática de seus Professores” desenvolve a área de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PosGea/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Dedicado a investigar as questões relacionadas ao ensino de Geografia e à formação inicial e continuada dos professores, principalmente de ensino fundamental e médio, os eixos principais de análise são: a formação básica e continuada de professores de Geografia; a Geografia e o currículo escolar; a relação aluno-professor nas aulas de Geografia; o uso de linguagens nas práticas pedagógicas e a prática da docência em Geografia. Desta maneira, o grupo quer construir possibilidades teóricas e metodológicas com os professores, promovendo continuamente a melhoria do processo de ensinoaprendizagem da Geografia nas escolas públicas e privadas. Acolhemos mestrandos e doutorandos, a maioria deles atuando como docentes em escolas públicas e privadas, e propomos um processo de permanente diálogo entre universidade e escolas da educação básica. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 37-462447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805/689Copyright (c) 2017 Antonio Carlos Castrogiovanni, Ivaine Maria Tonini, Nelson Rego, Nestor André Kaercherinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastrogiovanni, Antonio CarlosTonini, Ivaine MariaRego, NelsonKaercher, Nestor André2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/805Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES |
title |
A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES |
spellingShingle |
A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES Castrogiovanni, Antonio Carlos Geografia Escolar Formação Continuada de Professores Linguagens Currículo Prática Docente em Geografia Ensino e Aprendizagem em Geografia |
title_short |
A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES |
title_full |
A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES |
title_fullStr |
A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES |
title_sort |
A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES |
author |
Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author_facet |
Castrogiovanni, Antonio Carlos Tonini, Ivaine Maria Rego, Nelson Kaercher, Nestor André |
author_role |
author |
author2 |
Tonini, Ivaine Maria Rego, Nelson Kaercher, Nestor André |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antonio Carlos Tonini, Ivaine Maria Rego, Nelson Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Escolar Formação Continuada de Professores Linguagens Currículo Prática Docente em Geografia Ensino e Aprendizagem em Geografia |
topic |
Geografia Escolar Formação Continuada de Professores Linguagens Currículo Prática Docente em Geografia Ensino e Aprendizagem em Geografia |
description |
Grupo de Pesquisa “A Geografia Escolar: a Formação e a Prática de seus Professores” desenvolve a área de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PosGea/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Dedicado a investigar as questões relacionadas ao ensino de Geografia e à formação inicial e continuada dos professores, principalmente de ensino fundamental e médio, os eixos principais de análise são: a formação básica e continuada de professores de Geografia; a Geografia e o currículo escolar; a relação aluno-professor nas aulas de Geografia; o uso de linguagens nas práticas pedagógicas e a prática da docência em Geografia. Desta maneira, o grupo quer construir possibilidades teóricas e metodológicas com os professores, promovendo continuamente a melhoria do processo de ensinoaprendizagem da Geografia nas escolas públicas e privadas. Acolhemos mestrandos e doutorandos, a maioria deles atuando como docentes em escolas públicas e privadas, e propomos um processo de permanente diálogo entre universidade e escolas da educação básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805/689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 37-46 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046014272176128 |