O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, NILDEMAR PEREIRA DA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950
Resumo: Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante incentivo a formação docente no Brasil.  Esta pesquisa tem como objetivo identificar as implicações do PIBID/UFPI de Geografia para a formação de professores a partir das percepções dos egressos do programa. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em documentos disponibilizados nos sites dos órgãos federais vinculados à educação, artigos científicos que versam sobre a temática de formação de professores e ensino de Geografia. Para dialogar, mesmos que virtualmente, com os professores egressos do PIBID/UFPI foi construído um questionário no Google Forms.  As narrativas dos professores mostraram que a participação no programa proporcionou a eles realizarem pesquisas no âmbito do ensino de Geografia, aprimorar os conhecimentos da área, conhecer e experimentar metodologias inovadoras articuladas com a realidade local da escola e dos educandos.
id AGB-SP1_ef7db72281879e3ebeabc6d751929af4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1950
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)Formação de professoresGeografiaPIBID.Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante incentivo a formação docente no Brasil.  Esta pesquisa tem como objetivo identificar as implicações do PIBID/UFPI de Geografia para a formação de professores a partir das percepções dos egressos do programa. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em documentos disponibilizados nos sites dos órgãos federais vinculados à educação, artigos científicos que versam sobre a temática de formação de professores e ensino de Geografia. Para dialogar, mesmos que virtualmente, com os professores egressos do PIBID/UFPI foi construído um questionário no Google Forms.  As narrativas dos professores mostraram que a participação no programa proporcionou a eles realizarem pesquisas no âmbito do ensino de Geografia, aprimorar os conhecimentos da área, conhecer e experimentar metodologias inovadoras articuladas com a realidade local da escola e dos educandos.AGB - Seção São Paulo2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 102 (2019): Boletim Paulista de Geografia; 116-1302447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950/1578Copyright (c) 2020 NILDEMAR PEREIRA DA SILVAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, NILDEMAR PEREIRA DA2023-02-28T09:51:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1950Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:51:36Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)
title O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)
spellingShingle O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)
SILVA, NILDEMAR PEREIRA DA
Formação de professores
Geografia
PIBID.
title_short O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)
title_full O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)
title_fullStr O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)
title_full_unstemmed O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)
title_sort O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)
author SILVA, NILDEMAR PEREIRA DA
author_facet SILVA, NILDEMAR PEREIRA DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, NILDEMAR PEREIRA DA
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Geografia
PIBID.
topic Formação de professores
Geografia
PIBID.
description Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante incentivo a formação docente no Brasil.  Esta pesquisa tem como objetivo identificar as implicações do PIBID/UFPI de Geografia para a formação de professores a partir das percepções dos egressos do programa. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em documentos disponibilizados nos sites dos órgãos federais vinculados à educação, artigos científicos que versam sobre a temática de formação de professores e ensino de Geografia. Para dialogar, mesmos que virtualmente, com os professores egressos do PIBID/UFPI foi construído um questionário no Google Forms.  As narrativas dos professores mostraram que a participação no programa proporcionou a eles realizarem pesquisas no âmbito do ensino de Geografia, aprimorar os conhecimentos da área, conhecer e experimentar metodologias inovadoras articuladas com a realidade local da escola e dos educandos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950/1578
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 NILDEMAR PEREIRA DA SILVA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 NILDEMAR PEREIRA DA SILVA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 102 (2019): Boletim Paulista de Geografia; 116-130
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046012910075904