O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950 |
Resumo: | Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante incentivo a formação docente no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as implicações do PIBID/UFPI de Geografia para a formação de professores a partir das percepções dos egressos do programa. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em documentos disponibilizados nos sites dos órgãos federais vinculados à educação, artigos científicos que versam sobre a temática de formação de professores e ensino de Geografia. Para dialogar, mesmos que virtualmente, com os professores egressos do PIBID/UFPI foi construído um questionário no Google Forms. As narrativas dos professores mostraram que a participação no programa proporcionou a eles realizarem pesquisas no âmbito do ensino de Geografia, aprimorar os conhecimentos da área, conhecer e experimentar metodologias inovadoras articuladas com a realidade local da escola e dos educandos. |
id |
AGB-SP1_ef7db72281879e3ebeabc6d751929af4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1950 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015)Formação de professoresGeografiaPIBID.Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante incentivo a formação docente no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as implicações do PIBID/UFPI de Geografia para a formação de professores a partir das percepções dos egressos do programa. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em documentos disponibilizados nos sites dos órgãos federais vinculados à educação, artigos científicos que versam sobre a temática de formação de professores e ensino de Geografia. Para dialogar, mesmos que virtualmente, com os professores egressos do PIBID/UFPI foi construído um questionário no Google Forms. As narrativas dos professores mostraram que a participação no programa proporcionou a eles realizarem pesquisas no âmbito do ensino de Geografia, aprimorar os conhecimentos da área, conhecer e experimentar metodologias inovadoras articuladas com a realidade local da escola e dos educandos.AGB - Seção São Paulo2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 102 (2019): Boletim Paulista de Geografia; 116-1302447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950/1578Copyright (c) 2020 NILDEMAR PEREIRA DA SILVAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, NILDEMAR PEREIRA DA2023-02-28T09:51:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1950Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:51:36Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015) |
title |
O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015) |
spellingShingle |
O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015) SILVA, NILDEMAR PEREIRA DA Formação de professores Geografia PIBID. |
title_short |
O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015) |
title_full |
O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015) |
title_fullStr |
O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015) |
title_full_unstemmed |
O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015) |
title_sort |
O PIBID/UFPI E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PROGRAMA (2012-2015) |
author |
SILVA, NILDEMAR PEREIRA DA |
author_facet |
SILVA, NILDEMAR PEREIRA DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, NILDEMAR PEREIRA DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Geografia PIBID. |
topic |
Formação de professores Geografia PIBID. |
description |
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante incentivo a formação docente no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as implicações do PIBID/UFPI de Geografia para a formação de professores a partir das percepções dos egressos do programa. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em documentos disponibilizados nos sites dos órgãos federais vinculados à educação, artigos científicos que versam sobre a temática de formação de professores e ensino de Geografia. Para dialogar, mesmos que virtualmente, com os professores egressos do PIBID/UFPI foi construído um questionário no Google Forms. As narrativas dos professores mostraram que a participação no programa proporcionou a eles realizarem pesquisas no âmbito do ensino de Geografia, aprimorar os conhecimentos da área, conhecer e experimentar metodologias inovadoras articuladas com a realidade local da escola e dos educandos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1950/1578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 NILDEMAR PEREIRA DA SILVA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 NILDEMAR PEREIRA DA SILVA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 102 (2019): Boletim Paulista de Geografia; 116-130 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046012910075904 |