A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plebani, Solange
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Administração (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais os métodos de ensino mais utilizados e qual a eficácia atribuída pelos professores a tais métodos, aplicados no curso de graduação em Administração de Empresas na Universidade Regional de Blumenau - FURB. A pesquisa realizada foi descritiva, do tipo survey e o instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado aos 40 professores do referido curso. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado, verificou-se que os métodos de ensino mais utilizados ainda são aqueles centrados na transmissão da informação pelo docente e na figura do mesmo, utilizando-se como meio a aula expositiva. Este resultado contrapõe a crença dos respondentes sobre a maior eficácia dos métodos mais participativos, no ensino da Administração. Como contribuição, o trabalho evidencia uma provável discrepância entre a literatura e a prática, em relação aos métodos de ensino aplicados nos cursos superiores, e leva a uma reflexão sobre a necessidade promover ações didático-pedagógicas no sentido de reduzir tais discrepâncias.
id ANGRAD-1_3ec2656c95844c23b5bc11e763f0655e
oai_identifier_str oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/193
network_acronym_str ANGRAD-1
network_name_str Administração (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃOMétodos de ensinoensino de administraçãoprocesso ensino-aprendizagem.Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais os métodos de ensino mais utilizados e qual a eficácia atribuída pelos professores a tais métodos, aplicados no curso de graduação em Administração de Empresas na Universidade Regional de Blumenau - FURB. A pesquisa realizada foi descritiva, do tipo survey e o instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado aos 40 professores do referido curso. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado, verificou-se que os métodos de ensino mais utilizados ainda são aqueles centrados na transmissão da informação pelo docente e na figura do mesmo, utilizando-se como meio a aula expositiva. Este resultado contrapõe a crença dos respondentes sobre a maior eficácia dos métodos mais participativos, no ensino da Administração. Como contribuição, o trabalho evidencia uma provável discrepância entre a literatura e a prática, em relação aos métodos de ensino aplicados nos cursos superiores, e leva a uma reflexão sobre a necessidade promover ações didático-pedagógicas no sentido de reduzir tais discrepâncias.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 53-72Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 53-722358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193/156Plebani, SolangeDomingues, Maria José Carvalho de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:13Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/193Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:13Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Plebani, Solange
Métodos de ensino
ensino de administração
processo ensino-aprendizagem.
title_short A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_sort A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
author Plebani, Solange
author_facet Plebani, Solange
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author_role author
author2 Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plebani, Solange
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de ensino
ensino de administração
processo ensino-aprendizagem.
topic Métodos de ensino
ensino de administração
processo ensino-aprendizagem.
description Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais os métodos de ensino mais utilizados e qual a eficácia atribuída pelos professores a tais métodos, aplicados no curso de graduação em Administração de Empresas na Universidade Regional de Blumenau - FURB. A pesquisa realizada foi descritiva, do tipo survey e o instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado aos 40 professores do referido curso. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado, verificou-se que os métodos de ensino mais utilizados ainda são aqueles centrados na transmissão da informação pelo docente e na figura do mesmo, utilizando-se como meio a aula expositiva. Este resultado contrapõe a crença dos respondentes sobre a maior eficácia dos métodos mais participativos, no ensino da Administração. Como contribuição, o trabalho evidencia uma provável discrepância entre a literatura e a prática, em relação aos métodos de ensino aplicados nos cursos superiores, e leva a uma reflexão sobre a necessidade promover ações didático-pedagógicas no sentido de reduzir tais discrepâncias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193
url https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193/156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
dc.source.none.fl_str_mv Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 53-72
Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 53-72
2358-0917
2177-6083
reponame:Administração (São Paulo. Online)
instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron:ANGRAD
instname_str Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron_str ANGRAD
institution ANGRAD
reponame_str Administração (São Paulo. Online)
collection Administração (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
repository.mail.fl_str_mv angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br
_version_ 1754212518778109952