A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais os métodos de ensino mais utilizados e qual a eficácia atribuída pelos professores a tais métodos, aplicados no curso de graduação em Administração de Empresas na Universidade Regional de Blumenau - FURB. A pesquisa realizada foi descritiva, do tipo survey e o instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado aos 40 professores do referido curso. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado, verificou-se que os métodos de ensino mais utilizados ainda são aqueles centrados na transmissão da informação pelo docente e na figura do mesmo, utilizando-se como meio a aula expositiva. Este resultado contrapõe a crença dos respondentes sobre a maior eficácia dos métodos mais participativos, no ensino da Administração. Como contribuição, o trabalho evidencia uma provável discrepância entre a literatura e a prática, em relação aos métodos de ensino aplicados nos cursos superiores, e leva a uma reflexão sobre a necessidade promover ações didático-pedagógicas no sentido de reduzir tais discrepâncias. |
id |
ANGRAD-1_3ec2656c95844c23b5bc11e763f0655e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/193 |
network_acronym_str |
ANGRAD-1 |
network_name_str |
Administração (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃOMétodos de ensinoensino de administraçãoprocesso ensino-aprendizagem.Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais os métodos de ensino mais utilizados e qual a eficácia atribuída pelos professores a tais métodos, aplicados no curso de graduação em Administração de Empresas na Universidade Regional de Blumenau - FURB. A pesquisa realizada foi descritiva, do tipo survey e o instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado aos 40 professores do referido curso. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado, verificou-se que os métodos de ensino mais utilizados ainda são aqueles centrados na transmissão da informação pelo docente e na figura do mesmo, utilizando-se como meio a aula expositiva. Este resultado contrapõe a crença dos respondentes sobre a maior eficácia dos métodos mais participativos, no ensino da Administração. Como contribuição, o trabalho evidencia uma provável discrepância entre a literatura e a prática, em relação aos métodos de ensino aplicados nos cursos superiores, e leva a uma reflexão sobre a necessidade promover ações didático-pedagógicas no sentido de reduzir tais discrepâncias.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 53-72Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 53-722358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193/156Plebani, SolangeDomingues, Maria José Carvalho de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:13Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/193Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:13Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title |
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Plebani, Solange Métodos de ensino ensino de administração processo ensino-aprendizagem. |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
author |
Plebani, Solange |
author_facet |
Plebani, Solange Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plebani, Solange Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de ensino ensino de administração processo ensino-aprendizagem. |
topic |
Métodos de ensino ensino de administração processo ensino-aprendizagem. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais os métodos de ensino mais utilizados e qual a eficácia atribuída pelos professores a tais métodos, aplicados no curso de graduação em Administração de Empresas na Universidade Regional de Blumenau - FURB. A pesquisa realizada foi descritiva, do tipo survey e o instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado aos 40 professores do referido curso. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado, verificou-se que os métodos de ensino mais utilizados ainda são aqueles centrados na transmissão da informação pelo docente e na figura do mesmo, utilizando-se como meio a aula expositiva. Este resultado contrapõe a crença dos respondentes sobre a maior eficácia dos métodos mais participativos, no ensino da Administração. Como contribuição, o trabalho evidencia uma provável discrepância entre a literatura e a prática, em relação aos métodos de ensino aplicados nos cursos superiores, e leva a uma reflexão sobre a necessidade promover ações didático-pedagógicas no sentido de reduzir tais discrepâncias. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193 |
url |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193/156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 53-72 Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 53-72 2358-0917 2177-6083 reponame:Administração (São Paulo. Online) instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) instacron:ANGRAD |
instname_str |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
instacron_str |
ANGRAD |
institution |
ANGRAD |
reponame_str |
Administração (São Paulo. Online) |
collection |
Administração (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br |
_version_ |
1754212518778109952 |