MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elizângela Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nielsen, Flávia Angeli Ghisi, Rodrigues, Ivete, Morilhas, Leandro José, Olivo, Rodolfo Leandro de Faria, Spadoto, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310
Resumo: Partindo de uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de administração, principalmente no que se refere ao emprego de recursos pedagógicos que aproximem os alunos da realidade a ser enfrentada nas organizações, este estudo investiga o Método do Estudo de Caso como disciplina na grade curricular em uma das principais instituições de ensino superior em administração de empresas do Brasil. Para obtenção dos resultados da pesquisa, o estudo foi estruturado em três etapas: entrevista qualitativa com docente das disciplinas Resolução de Casos I e II na instituição objeto de estudo, um estudo observacional nas aulas das disciplinas e um questionário quantitativo com alunos da graduação para analisar a percepção dos estudantes quanto ao emprego desse método em uma disciplina regular do curso de administração. Os resultados indicam que o método de caso promove maior integração entre a teoria e a prática, na medida em que os alunos são colocados no papel de gestores e têm que tomar decisões de negócio considerando o complexo mundo empresarial, aproximando-os da vivência no ambiente organizacional. 
id UEPG-31_0d28af50b0df96178fc27b3e9ea7e735
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9310
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIALensino da administraçãométodo de casometodologias de ensino-aprendizagem.Partindo de uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de administração, principalmente no que se refere ao emprego de recursos pedagógicos que aproximem os alunos da realidade a ser enfrentada nas organizações, este estudo investiga o Método do Estudo de Caso como disciplina na grade curricular em uma das principais instituições de ensino superior em administração de empresas do Brasil. Para obtenção dos resultados da pesquisa, o estudo foi estruturado em três etapas: entrevista qualitativa com docente das disciplinas Resolução de Casos I e II na instituição objeto de estudo, um estudo observacional nas aulas das disciplinas e um questionário quantitativo com alunos da graduação para analisar a percepção dos estudantes quanto ao emprego desse método em uma disciplina regular do curso de administração. Os resultados indicam que o método de caso promove maior integração entre a teoria e a prática, na medida em que os alunos são colocados no papel de gestores e têm que tomar decisões de negócio considerando o complexo mundo empresarial, aproximando-os da vivência no ambiente organizacional. Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/931010.5212/OlharProfr.v.20i2.0005Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 228-251Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 228-251Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 228-251Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 228-251Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 228-2511984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209210897https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216088https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216089https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216111Copyright (c) 2019 Elizângela Silva Almeida, Flávia Angeli Ghisi Nielsen, Ivete Rodrigues, Leandro José Morilhas, Rodolfo Leandro de Faria Olivo, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos Spadotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Elizângela SilvaNielsen, Flávia Angeli GhisiRodrigues, IveteMorilhas, Leandro JoséOlivo, Rodolfo Leandro de FariaSpadoto, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos2021-12-30T22:05:21Zoai:uepg.br:article/9310Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T22:05:21Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
title MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
spellingShingle MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
Almeida, Elizângela Silva
ensino da administração
método de caso
metodologias de ensino-aprendizagem.
title_short MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
title_full MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
title_fullStr MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
title_full_unstemmed MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
title_sort MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
author Almeida, Elizângela Silva
author_facet Almeida, Elizângela Silva
Nielsen, Flávia Angeli Ghisi
Rodrigues, Ivete
Morilhas, Leandro José
Olivo, Rodolfo Leandro de Faria
Spadoto, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos
author_role author
author2 Nielsen, Flávia Angeli Ghisi
Rodrigues, Ivete
Morilhas, Leandro José
Olivo, Rodolfo Leandro de Faria
Spadoto, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Elizângela Silva
Nielsen, Flávia Angeli Ghisi
Rodrigues, Ivete
Morilhas, Leandro José
Olivo, Rodolfo Leandro de Faria
Spadoto, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino da administração
método de caso
metodologias de ensino-aprendizagem.
topic ensino da administração
método de caso
metodologias de ensino-aprendizagem.
description Partindo de uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de administração, principalmente no que se refere ao emprego de recursos pedagógicos que aproximem os alunos da realidade a ser enfrentada nas organizações, este estudo investiga o Método do Estudo de Caso como disciplina na grade curricular em uma das principais instituições de ensino superior em administração de empresas do Brasil. Para obtenção dos resultados da pesquisa, o estudo foi estruturado em três etapas: entrevista qualitativa com docente das disciplinas Resolução de Casos I e II na instituição objeto de estudo, um estudo observacional nas aulas das disciplinas e um questionário quantitativo com alunos da graduação para analisar a percepção dos estudantes quanto ao emprego desse método em uma disciplina regular do curso de administração. Os resultados indicam que o método de caso promove maior integração entre a teoria e a prática, na medida em que os alunos são colocados no papel de gestores e têm que tomar decisões de negócio considerando o complexo mundo empresarial, aproximando-os da vivência no ambiente organizacional. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0005
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209210897
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216088
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216089
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 228-251
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 228-251
Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 228-251
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 228-251
Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 228-251
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496309055488