FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nassif, Vânia Maria Jorge
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Amaral, Derly Jardim do, Pinto, Clóvis Cerretto, Soares, Maria Thereza Rubin Camargo, Prando, Rodrigo Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Administração (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores influentes para a formação empreendedora e que auxiliem na construção de um projeto pedagógico de uma universidade comprometida com a formação empreendedora. Adotou-se uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: sessões de grupos de foco com alunos e pais de alunos, questionário não estruturado para professores e entrevistas semi-estruturadas com empreendedores estabelecidos na região. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e apontam para a necessidade de: revisão e incremento do projeto pedagógico, com práticas que favoreçam o desenvolvimento da visão empreendedora; alinhamento entre o que se ensina em sala de aula e o que se vive no cotidiano profissional; e metodologias que integrem teoria e prática por meio de atividades extensionistas e incentivo à pesquisa. Depreende-se que a formação empreendedora não é um atributo exclusivo da Instituição de Ensino Superior, não obstante possuir um papel preponderante para essa formação.
id ANGRAD-1_5b9a620702c64d9399079ccea0dc187a
oai_identifier_str oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/194
network_acronym_str ANGRAD-1
network_name_str Administração (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORESformação empreendedoraprojeto pedagógicouniversidade.Esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores influentes para a formação empreendedora e que auxiliem na construção de um projeto pedagógico de uma universidade comprometida com a formação empreendedora. Adotou-se uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: sessões de grupos de foco com alunos e pais de alunos, questionário não estruturado para professores e entrevistas semi-estruturadas com empreendedores estabelecidos na região. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e apontam para a necessidade de: revisão e incremento do projeto pedagógico, com práticas que favoreçam o desenvolvimento da visão empreendedora; alinhamento entre o que se ensina em sala de aula e o que se vive no cotidiano profissional; e metodologias que integrem teoria e prática por meio de atividades extensionistas e incentivo à pesquisa. Depreende-se que a formação empreendedora não é um atributo exclusivo da Instituição de Ensino Superior, não obstante possuir um papel preponderante para essa formação.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 73-96Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 73-962358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194/157Nassif, Vânia Maria JorgeAmaral, Derly Jardim doPinto, Clóvis CerrettoSoares, Maria Thereza Rubin CamargoPrando, Rodrigo Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:13Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/194Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:13Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES
title FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES
spellingShingle FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES
Nassif, Vânia Maria Jorge
formação empreendedora
projeto pedagógico
universidade.
title_short FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES
title_full FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES
title_fullStr FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES
title_sort FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES
author Nassif, Vânia Maria Jorge
author_facet Nassif, Vânia Maria Jorge
Amaral, Derly Jardim do
Pinto, Clóvis Cerretto
Soares, Maria Thereza Rubin Camargo
Prando, Rodrigo Augusto
author_role author
author2 Amaral, Derly Jardim do
Pinto, Clóvis Cerretto
Soares, Maria Thereza Rubin Camargo
Prando, Rodrigo Augusto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nassif, Vânia Maria Jorge
Amaral, Derly Jardim do
Pinto, Clóvis Cerretto
Soares, Maria Thereza Rubin Camargo
Prando, Rodrigo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv formação empreendedora
projeto pedagógico
universidade.
topic formação empreendedora
projeto pedagógico
universidade.
description Esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores influentes para a formação empreendedora e que auxiliem na construção de um projeto pedagógico de uma universidade comprometida com a formação empreendedora. Adotou-se uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: sessões de grupos de foco com alunos e pais de alunos, questionário não estruturado para professores e entrevistas semi-estruturadas com empreendedores estabelecidos na região. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e apontam para a necessidade de: revisão e incremento do projeto pedagógico, com práticas que favoreçam o desenvolvimento da visão empreendedora; alinhamento entre o que se ensina em sala de aula e o que se vive no cotidiano profissional; e metodologias que integrem teoria e prática por meio de atividades extensionistas e incentivo à pesquisa. Depreende-se que a formação empreendedora não é um atributo exclusivo da Instituição de Ensino Superior, não obstante possuir um papel preponderante para essa formação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194
url https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194/157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
dc.source.none.fl_str_mv Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 73-96
Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 73-96
2358-0917
2177-6083
reponame:Administração (São Paulo. Online)
instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron:ANGRAD
instname_str Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron_str ANGRAD
institution ANGRAD
reponame_str Administração (São Paulo. Online)
collection Administração (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
repository.mail.fl_str_mv angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br
_version_ 1754212518779158528