FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores influentes para a formação empreendedora e que auxiliem na construção de um projeto pedagógico de uma universidade comprometida com a formação empreendedora. Adotou-se uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: sessões de grupos de foco com alunos e pais de alunos, questionário não estruturado para professores e entrevistas semi-estruturadas com empreendedores estabelecidos na região. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e apontam para a necessidade de: revisão e incremento do projeto pedagógico, com práticas que favoreçam o desenvolvimento da visão empreendedora; alinhamento entre o que se ensina em sala de aula e o que se vive no cotidiano profissional; e metodologias que integrem teoria e prática por meio de atividades extensionistas e incentivo à pesquisa. Depreende-se que a formação empreendedora não é um atributo exclusivo da Instituição de Ensino Superior, não obstante possuir um papel preponderante para essa formação. |
id |
ANGRAD-1_5b9a620702c64d9399079ccea0dc187a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/194 |
network_acronym_str |
ANGRAD-1 |
network_name_str |
Administração (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORESformação empreendedoraprojeto pedagógicouniversidade.Esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores influentes para a formação empreendedora e que auxiliem na construção de um projeto pedagógico de uma universidade comprometida com a formação empreendedora. Adotou-se uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: sessões de grupos de foco com alunos e pais de alunos, questionário não estruturado para professores e entrevistas semi-estruturadas com empreendedores estabelecidos na região. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e apontam para a necessidade de: revisão e incremento do projeto pedagógico, com práticas que favoreçam o desenvolvimento da visão empreendedora; alinhamento entre o que se ensina em sala de aula e o que se vive no cotidiano profissional; e metodologias que integrem teoria e prática por meio de atividades extensionistas e incentivo à pesquisa. Depreende-se que a formação empreendedora não é um atributo exclusivo da Instituição de Ensino Superior, não obstante possuir um papel preponderante para essa formação.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 73-96Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 73-962358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194/157Nassif, Vânia Maria JorgeAmaral, Derly Jardim doPinto, Clóvis CerrettoSoares, Maria Thereza Rubin CamargoPrando, Rodrigo Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:13Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/194Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:13Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES |
title |
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES |
spellingShingle |
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES Nassif, Vânia Maria Jorge formação empreendedora projeto pedagógico universidade. |
title_short |
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES |
title_full |
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES |
title_fullStr |
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES |
title_sort |
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES |
author |
Nassif, Vânia Maria Jorge |
author_facet |
Nassif, Vânia Maria Jorge Amaral, Derly Jardim do Pinto, Clóvis Cerretto Soares, Maria Thereza Rubin Camargo Prando, Rodrigo Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Derly Jardim do Pinto, Clóvis Cerretto Soares, Maria Thereza Rubin Camargo Prando, Rodrigo Augusto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nassif, Vânia Maria Jorge Amaral, Derly Jardim do Pinto, Clóvis Cerretto Soares, Maria Thereza Rubin Camargo Prando, Rodrigo Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação empreendedora projeto pedagógico universidade. |
topic |
formação empreendedora projeto pedagógico universidade. |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores influentes para a formação empreendedora e que auxiliem na construção de um projeto pedagógico de uma universidade comprometida com a formação empreendedora. Adotou-se uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: sessões de grupos de foco com alunos e pais de alunos, questionário não estruturado para professores e entrevistas semi-estruturadas com empreendedores estabelecidos na região. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e apontam para a necessidade de: revisão e incremento do projeto pedagógico, com práticas que favoreçam o desenvolvimento da visão empreendedora; alinhamento entre o que se ensina em sala de aula e o que se vive no cotidiano profissional; e metodologias que integrem teoria e prática por meio de atividades extensionistas e incentivo à pesquisa. Depreende-se que a formação empreendedora não é um atributo exclusivo da Instituição de Ensino Superior, não obstante possuir um papel preponderante para essa formação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194 |
url |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/194/157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 73-96 Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 73-96 2358-0917 2177-6083 reponame:Administração (São Paulo. Online) instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) instacron:ANGRAD |
instname_str |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
instacron_str |
ANGRAD |
institution |
ANGRAD |
reponame_str |
Administração (São Paulo. Online) |
collection |
Administração (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br |
_version_ |
1754212518779158528 |