ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munck, Luciano
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Munck, Mariana Musetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Administração (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/186
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar, de forma exploratória a relação entre estilo individual de aprendizagem e os processos de aprendizagem nas organizações. Esta questão é bastante discutida teoricamente, mas pouco focalizada em estudos científicos e em práticaspedagógicas. Os métodos utilizados envolveram o levantamento teórico sobre o tema, dados secundários da pesquisa de Munck e Belomo (2001), realizada com estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, por fim, um estudo empírico com uma amostra de 103 estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu. Os dados obtidos sinalizam a relevância da identificação dos perfis individuais de aprendizagem, pois norteiam e são norteados pelos processos de aprendizagem nas organizações. Contudo a pesquisa ressalta a prevalência da aprendizagem operacional, voltada para o aprendizado de rotinas estabelecidas em relação ao aprendizado conceitual, capaz de questionar padrões aceitos e provocar inovações.
id ANGRAD-1_ec56a7f0e572bac35c7abfaa16263870
oai_identifier_str oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/186
network_acronym_str ANGRAD-1
network_name_str Administração (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOaprendizagem individualprocessos de aprendizagemformação.O presente artigo tem como objetivo analisar, de forma exploratória a relação entre estilo individual de aprendizagem e os processos de aprendizagem nas organizações. Esta questão é bastante discutida teoricamente, mas pouco focalizada em estudos científicos e em práticaspedagógicas. Os métodos utilizados envolveram o levantamento teórico sobre o tema, dados secundários da pesquisa de Munck e Belomo (2001), realizada com estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, por fim, um estudo empírico com uma amostra de 103 estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu. Os dados obtidos sinalizam a relevância da identificação dos perfis individuais de aprendizagem, pois norteiam e são norteados pelos processos de aprendizagem nas organizações. Contudo a pesquisa ressalta a prevalência da aprendizagem operacional, voltada para o aprendizado de rotinas estabelecidas em relação ao aprendizado conceitual, capaz de questionar padrões aceitos e provocar inovações.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/186Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 3 (2009): Revista da Angrad; 59-81Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 3 (2009): Revista da Angrad; 59-812358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/186/150Munck, LucianoMunck, Mariana Musettiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:09Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/186Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:09Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Munck, Luciano
aprendizagem individual
processos de aprendizagem
formação.
title_short ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_sort ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
author Munck, Luciano
author_facet Munck, Luciano
Munck, Mariana Musetti
author_role author
author2 Munck, Mariana Musetti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munck, Luciano
Munck, Mariana Musetti
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem individual
processos de aprendizagem
formação.
topic aprendizagem individual
processos de aprendizagem
formação.
description O presente artigo tem como objetivo analisar, de forma exploratória a relação entre estilo individual de aprendizagem e os processos de aprendizagem nas organizações. Esta questão é bastante discutida teoricamente, mas pouco focalizada em estudos científicos e em práticaspedagógicas. Os métodos utilizados envolveram o levantamento teórico sobre o tema, dados secundários da pesquisa de Munck e Belomo (2001), realizada com estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, por fim, um estudo empírico com uma amostra de 103 estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu. Os dados obtidos sinalizam a relevância da identificação dos perfis individuais de aprendizagem, pois norteiam e são norteados pelos processos de aprendizagem nas organizações. Contudo a pesquisa ressalta a prevalência da aprendizagem operacional, voltada para o aprendizado de rotinas estabelecidas em relação ao aprendizado conceitual, capaz de questionar padrões aceitos e provocar inovações.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/186
url https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/186/150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
dc.source.none.fl_str_mv Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 3 (2009): Revista da Angrad; 59-81
Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 3 (2009): Revista da Angrad; 59-81
2358-0917
2177-6083
reponame:Administração (São Paulo. Online)
instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron:ANGRAD
instname_str Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron_str ANGRAD
institution ANGRAD
reponame_str Administração (São Paulo. Online)
collection Administração (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
repository.mail.fl_str_mv angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br
_version_ 1754212518766575616