O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragagnollo, Rubia Mara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694
Resumo: O presente artigo trata do processo de feedback corretivo em pares para a produção textual escrita na modalidade do Teletandem Institucional-Integrado (TTDii), em uma turma de Português Língua Estrangeira (PLE) de uma universidade do sul dos Estados Unidos. Uma das atividades requeridas no TTDii, além dos encontros realizados virtualmente pelo Skype® para a aprendizagem de línguas, é a produção de textos para a prática da escrita na língua-alvo do aluno. Há um processo de escrita colaborativa caracterizado pelas ações de a) escrita; b) envio ao parceiro para correção por escrito; c) feedback corretivo oral na sessão de TTDii seguinte; d) reescrita dos textos. O objetivo deste artigo é apresentar resultados relacionados ao feedback corretivo oral das sessões de TTDii para produções textuais das participantes, a partir da análise dos episódios nos quais os alunos conversam sobre os textos corrigidos. A análise das gravações de áudio e vídeo das sessões de TTDii mostrou que o feedback oral foi benéfico, pois ofereceu oportunidades para que os parceiros esclarecessem dúvidas relativas à correção por escrito, obtivessem explicações gramaticais e culturais da língua portuguesa, entre outras vantagens que são apresentadas neste estudo.
id UFGD-4_ff66f780b688cb5454e10e457233de9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5694
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-IntegradoPeer oral corrective feedback for written production in the Institutional-Integrated TeletandemEnsino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral.Collaborative writingoral corrective feedbackInstitutional-Integrated Teletandem.O presente artigo trata do processo de feedback corretivo em pares para a produção textual escrita na modalidade do Teletandem Institucional-Integrado (TTDii), em uma turma de Português Língua Estrangeira (PLE) de uma universidade do sul dos Estados Unidos. Uma das atividades requeridas no TTDii, além dos encontros realizados virtualmente pelo Skype® para a aprendizagem de línguas, é a produção de textos para a prática da escrita na língua-alvo do aluno. Há um processo de escrita colaborativa caracterizado pelas ações de a) escrita; b) envio ao parceiro para correção por escrito; c) feedback corretivo oral na sessão de TTDii seguinte; d) reescrita dos textos. O objetivo deste artigo é apresentar resultados relacionados ao feedback corretivo oral das sessões de TTDii para produções textuais das participantes, a partir da análise dos episódios nos quais os alunos conversam sobre os textos corrigidos. A análise das gravações de áudio e vídeo das sessões de TTDii mostrou que o feedback oral foi benéfico, pois ofereceu oportunidades para que os parceiros esclarecessem dúvidas relativas à correção por escrito, obtivessem explicações gramaticais e culturais da língua portuguesa, entre outras vantagens que são apresentadas neste estudo.This paper deals with the peer corrective feedback for written production in the Institutional-Integrated Teletandem (iiTTD) in a Portuguese as a Foreign Language group of a southern university from the United States of America. One of the activities required in iiTTD, besides virtual meetings made by Skype® for language learning, is the production of compositions for the practice of writing in the students’ target language. There is a collaborative writing process characterized by the actions of a) writing; b)sending to the partner for written correction; c) oral corrective feedback in the following iiTTD session; d) rewriting of the texts. The aim of this paper is to present results related to oral corrective feedback of TTDii sessions for textual productions of the participants, from the analysis of the episodes in which students discuss the corrected texts. The analysis of audio and video recordings of iiTTD sessions showed that oral feedback was beneficial because it offered opportunities for partners to clarify doubts regarding the written correction, obtain grammatical and cultural explanations of the Portuguese language, among other advantages that are presented in this study.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/569410.30612/raido.v11i27.5694Raído; v. 11 n. 27 (2017); 370-3921984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694/3745Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBragagnollo, Rubia Mara2019-07-05T15:45:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5694Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:52Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
Peer oral corrective feedback for written production in the Institutional-Integrated Teletandem
title O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
spellingShingle O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
Bragagnollo, Rubia Mara
Ensino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral.
Collaborative writing
oral corrective feedback
Institutional-Integrated Teletandem.
title_short O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
title_full O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
title_fullStr O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
title_full_unstemmed O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
title_sort O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
author Bragagnollo, Rubia Mara
author_facet Bragagnollo, Rubia Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragagnollo, Rubia Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral.
Collaborative writing
oral corrective feedback
Institutional-Integrated Teletandem.
topic Ensino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral.
Collaborative writing
oral corrective feedback
Institutional-Integrated Teletandem.
description O presente artigo trata do processo de feedback corretivo em pares para a produção textual escrita na modalidade do Teletandem Institucional-Integrado (TTDii), em uma turma de Português Língua Estrangeira (PLE) de uma universidade do sul dos Estados Unidos. Uma das atividades requeridas no TTDii, além dos encontros realizados virtualmente pelo Skype® para a aprendizagem de línguas, é a produção de textos para a prática da escrita na língua-alvo do aluno. Há um processo de escrita colaborativa caracterizado pelas ações de a) escrita; b) envio ao parceiro para correção por escrito; c) feedback corretivo oral na sessão de TTDii seguinte; d) reescrita dos textos. O objetivo deste artigo é apresentar resultados relacionados ao feedback corretivo oral das sessões de TTDii para produções textuais das participantes, a partir da análise dos episódios nos quais os alunos conversam sobre os textos corrigidos. A análise das gravações de áudio e vídeo das sessões de TTDii mostrou que o feedback oral foi benéfico, pois ofereceu oportunidades para que os parceiros esclarecessem dúvidas relativas à correção por escrito, obtivessem explicações gramaticais e culturais da língua portuguesa, entre outras vantagens que são apresentadas neste estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694
10.30612/raido.v11i27.5694
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i27.5694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694/3745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 27 (2017); 370-392
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389915688960