O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
DOI: | 10.30612/raido.v11i27.5694 |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694 |
Resumo: | O presente artigo trata do processo de feedback corretivo em pares para a produção textual escrita na modalidade do Teletandem Institucional-Integrado (TTDii), em uma turma de Português Língua Estrangeira (PLE) de uma universidade do sul dos Estados Unidos. Uma das atividades requeridas no TTDii, além dos encontros realizados virtualmente pelo Skype® para a aprendizagem de línguas, é a produção de textos para a prática da escrita na língua-alvo do aluno. Há um processo de escrita colaborativa caracterizado pelas ações de a) escrita; b) envio ao parceiro para correção por escrito; c) feedback corretivo oral na sessão de TTDii seguinte; d) reescrita dos textos. O objetivo deste artigo é apresentar resultados relacionados ao feedback corretivo oral das sessões de TTDii para produções textuais das participantes, a partir da análise dos episódios nos quais os alunos conversam sobre os textos corrigidos. A análise das gravações de áudio e vídeo das sessões de TTDii mostrou que o feedback oral foi benéfico, pois ofereceu oportunidades para que os parceiros esclarecessem dúvidas relativas à correção por escrito, obtivessem explicações gramaticais e culturais da língua portuguesa, entre outras vantagens que são apresentadas neste estudo. |
id |
UFGD-4_ff66f780b688cb5454e10e457233de9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5694 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
spelling |
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-IntegradoPeer oral corrective feedback for written production in the Institutional-Integrated TeletandemEnsino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral.Collaborative writingoral corrective feedbackInstitutional-Integrated Teletandem.O presente artigo trata do processo de feedback corretivo em pares para a produção textual escrita na modalidade do Teletandem Institucional-Integrado (TTDii), em uma turma de Português Língua Estrangeira (PLE) de uma universidade do sul dos Estados Unidos. Uma das atividades requeridas no TTDii, além dos encontros realizados virtualmente pelo Skype® para a aprendizagem de línguas, é a produção de textos para a prática da escrita na língua-alvo do aluno. Há um processo de escrita colaborativa caracterizado pelas ações de a) escrita; b) envio ao parceiro para correção por escrito; c) feedback corretivo oral na sessão de TTDii seguinte; d) reescrita dos textos. O objetivo deste artigo é apresentar resultados relacionados ao feedback corretivo oral das sessões de TTDii para produções textuais das participantes, a partir da análise dos episódios nos quais os alunos conversam sobre os textos corrigidos. A análise das gravações de áudio e vídeo das sessões de TTDii mostrou que o feedback oral foi benéfico, pois ofereceu oportunidades para que os parceiros esclarecessem dúvidas relativas à correção por escrito, obtivessem explicações gramaticais e culturais da língua portuguesa, entre outras vantagens que são apresentadas neste estudo.This paper deals with the peer corrective feedback for written production in the Institutional-Integrated Teletandem (iiTTD) in a Portuguese as a Foreign Language group of a southern university from the United States of America. One of the activities required in iiTTD, besides virtual meetings made by Skype® for language learning, is the production of compositions for the practice of writing in the students’ target language. There is a collaborative writing process characterized by the actions of a) writing; b)sending to the partner for written correction; c) oral corrective feedback in the following iiTTD session; d) rewriting of the texts. The aim of this paper is to present results related to oral corrective feedback of TTDii sessions for textual productions of the participants, from the analysis of the episodes in which students discuss the corrected texts. The analysis of audio and video recordings of iiTTD sessions showed that oral feedback was beneficial because it offered opportunities for partners to clarify doubts regarding the written correction, obtain grammatical and cultural explanations of the Portuguese language, among other advantages that are presented in this study.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/569410.30612/raido.v11i27.5694Raído; v. 11 n. 27 (2017); 370-3921984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694/3745Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBragagnollo, Rubia Mara2019-07-05T15:45:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5694Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:52Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado Peer oral corrective feedback for written production in the Institutional-Integrated Teletandem |
title |
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado |
spellingShingle |
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado Bragagnollo, Rubia Mara Ensino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral. Collaborative writing oral corrective feedback Institutional-Integrated Teletandem. Bragagnollo, Rubia Mara Ensino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral. Collaborative writing oral corrective feedback Institutional-Integrated Teletandem. |
title_short |
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado |
title_full |
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado |
title_fullStr |
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado |
title_full_unstemmed |
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado |
title_sort |
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado |
author |
Bragagnollo, Rubia Mara |
author_facet |
Bragagnollo, Rubia Mara Bragagnollo, Rubia Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragagnollo, Rubia Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral. Collaborative writing oral corrective feedback Institutional-Integrated Teletandem. |
topic |
Ensino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral. Collaborative writing oral corrective feedback Institutional-Integrated Teletandem. |
description |
O presente artigo trata do processo de feedback corretivo em pares para a produção textual escrita na modalidade do Teletandem Institucional-Integrado (TTDii), em uma turma de Português Língua Estrangeira (PLE) de uma universidade do sul dos Estados Unidos. Uma das atividades requeridas no TTDii, além dos encontros realizados virtualmente pelo Skype® para a aprendizagem de línguas, é a produção de textos para a prática da escrita na língua-alvo do aluno. Há um processo de escrita colaborativa caracterizado pelas ações de a) escrita; b) envio ao parceiro para correção por escrito; c) feedback corretivo oral na sessão de TTDii seguinte; d) reescrita dos textos. O objetivo deste artigo é apresentar resultados relacionados ao feedback corretivo oral das sessões de TTDii para produções textuais das participantes, a partir da análise dos episódios nos quais os alunos conversam sobre os textos corrigidos. A análise das gravações de áudio e vídeo das sessões de TTDii mostrou que o feedback oral foi benéfico, pois ofereceu oportunidades para que os parceiros esclarecessem dúvidas relativas à correção por escrito, obtivessem explicações gramaticais e culturais da língua portuguesa, entre outras vantagens que são apresentadas neste estudo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694 10.30612/raido.v11i27.5694 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v11i27.5694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694/3745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 11 n. 27 (2017); 370-392 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1822181448790048768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30612/raido.v11i27.5694 |