A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito,Luiz Artur Ledur
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Vasconcelos,Flávio Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500007
Resumo: O desempenho das empresas, contrariamente ao que prevê o modelo econômico neoclássico, apresenta grande heterogeneidade. A estratégia em especial tem-se preocupado em entender esta heterogeneidade, explicá-la e prevê-la. As diversas correntes do pensamento estratégico apresentam diferentes abordagens para isto. Uma noção fundamental neste processo é o conceito de vantagem competitiva. Este trabalho inspira-se nas análises de componentes de variância de desempenho para sugerir uma definição mais precisa de vantagem competitiva e uma métrica para medi-la e compará-la. A proposta é ilustrada com um trabalho empírico que analisa resultados de 252 empresas brasileiras entre os anos 1998 a 2001.
id ANPPGA-1_14acfcb60966fd196ea50472bf51a852
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552004000500007
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métricadesempenhoheterogeneidadevantagem competitivacomponentes de variânciaBrasilO desempenho das empresas, contrariamente ao que prevê o modelo econômico neoclássico, apresenta grande heterogeneidade. A estratégia em especial tem-se preocupado em entender esta heterogeneidade, explicá-la e prevê-la. As diversas correntes do pensamento estratégico apresentam diferentes abordagens para isto. Uma noção fundamental neste processo é o conceito de vantagem competitiva. Este trabalho inspira-se nas análises de componentes de variância de desempenho para sugerir uma definição mais precisa de vantagem competitiva e uma métrica para medi-la e compará-la. A proposta é ilustrada com um trabalho empírico que analisa resultados de 252 empresas brasileiras entre os anos 1998 a 2001.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500007Revista de Administração Contemporânea v.8 n.spe 2004reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552004000500007info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Luiz Artur LedurVasconcelos,Flávio Carvalho depor2009-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552004000500007Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-03-27T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica
title A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica
spellingShingle A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica
Brito,Luiz Artur Ledur
desempenho
heterogeneidade
vantagem competitiva
componentes de variância
Brasil
title_short A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica
title_full A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica
title_fullStr A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica
title_full_unstemmed A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica
title_sort A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica
author Brito,Luiz Artur Ledur
author_facet Brito,Luiz Artur Ledur
Vasconcelos,Flávio Carvalho de
author_role author
author2 Vasconcelos,Flávio Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito,Luiz Artur Ledur
Vasconcelos,Flávio Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv desempenho
heterogeneidade
vantagem competitiva
componentes de variância
Brasil
topic desempenho
heterogeneidade
vantagem competitiva
componentes de variância
Brasil
description O desempenho das empresas, contrariamente ao que prevê o modelo econômico neoclássico, apresenta grande heterogeneidade. A estratégia em especial tem-se preocupado em entender esta heterogeneidade, explicá-la e prevê-la. As diversas correntes do pensamento estratégico apresentam diferentes abordagens para isto. Uma noção fundamental neste processo é o conceito de vantagem competitiva. Este trabalho inspira-se nas análises de componentes de variância de desempenho para sugerir uma definição mais precisa de vantagem competitiva e uma métrica para medi-la e compará-la. A proposta é ilustrada com um trabalho empírico que analisa resultados de 252 empresas brasileiras entre os anos 1998 a 2001.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552004000500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.8 n.spe 2004
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209050231308288