A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500007 |
Resumo: | O desempenho das empresas, contrariamente ao que prevê o modelo econômico neoclássico, apresenta grande heterogeneidade. A estratégia em especial tem-se preocupado em entender esta heterogeneidade, explicá-la e prevê-la. As diversas correntes do pensamento estratégico apresentam diferentes abordagens para isto. Uma noção fundamental neste processo é o conceito de vantagem competitiva. Este trabalho inspira-se nas análises de componentes de variância de desempenho para sugerir uma definição mais precisa de vantagem competitiva e uma métrica para medi-la e compará-la. A proposta é ilustrada com um trabalho empírico que analisa resultados de 252 empresas brasileiras entre os anos 1998 a 2001. |
id |
ANPPGA-1_14acfcb60966fd196ea50472bf51a852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552004000500007 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métricadesempenhoheterogeneidadevantagem competitivacomponentes de variânciaBrasilO desempenho das empresas, contrariamente ao que prevê o modelo econômico neoclássico, apresenta grande heterogeneidade. A estratégia em especial tem-se preocupado em entender esta heterogeneidade, explicá-la e prevê-la. As diversas correntes do pensamento estratégico apresentam diferentes abordagens para isto. Uma noção fundamental neste processo é o conceito de vantagem competitiva. Este trabalho inspira-se nas análises de componentes de variância de desempenho para sugerir uma definição mais precisa de vantagem competitiva e uma métrica para medi-la e compará-la. A proposta é ilustrada com um trabalho empírico que analisa resultados de 252 empresas brasileiras entre os anos 1998 a 2001.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500007Revista de Administração Contemporânea v.8 n.spe 2004reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552004000500007info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Luiz Artur LedurVasconcelos,Flávio Carvalho depor2009-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552004000500007Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-03-27T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica |
title |
A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica |
spellingShingle |
A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica Brito,Luiz Artur Ledur desempenho heterogeneidade vantagem competitiva componentes de variância Brasil |
title_short |
A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica |
title_full |
A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica |
title_fullStr |
A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica |
title_full_unstemmed |
A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica |
title_sort |
A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica |
author |
Brito,Luiz Artur Ledur |
author_facet |
Brito,Luiz Artur Ledur Vasconcelos,Flávio Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos,Flávio Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito,Luiz Artur Ledur Vasconcelos,Flávio Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desempenho heterogeneidade vantagem competitiva componentes de variância Brasil |
topic |
desempenho heterogeneidade vantagem competitiva componentes de variância Brasil |
description |
O desempenho das empresas, contrariamente ao que prevê o modelo econômico neoclássico, apresenta grande heterogeneidade. A estratégia em especial tem-se preocupado em entender esta heterogeneidade, explicá-la e prevê-la. As diversas correntes do pensamento estratégico apresentam diferentes abordagens para isto. Uma noção fundamental neste processo é o conceito de vantagem competitiva. Este trabalho inspira-se nas análises de componentes de variância de desempenho para sugerir uma definição mais precisa de vantagem competitiva e uma métrica para medi-la e compará-la. A proposta é ilustrada com um trabalho empírico que analisa resultados de 252 empresas brasileiras entre os anos 1998 a 2001. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552004000500007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.8 n.spe 2004 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209050231308288 |