Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Érika Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/321
Resumo: O artigo apresenta as ações de um projeto de extensão universitária desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Carangola, que visa a formação profissional de estudantes do curso de licenciatura em História bem como dos graduandos do curso de Turismo. As ações desse projeto consistem no oferecimento de oficinas temáticas sobre Patrimônio Histórico e Memória e a realização de visita guiada ao Museu e Arquivo Histórico de Carangola, que envolvem alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. O viés interdisciplinar do projeto possibilita aos graduandos o contato com dois possíveis campos de atuação profissional: a escola e o museu. Além disso, desperta nos estudantes da rede pública estadual a atenção para a relevância do acervo arquivístico e histórico do Museu da cidade. Palavras-chave: ensino de História; extensão universitária; museus.
id ANPUH-2_06720f576116c85d5c734674d8d17e17
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/321
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissionalEnsino de História, extensão universitária, formação de professores, museuO artigo apresenta as ações de um projeto de extensão universitária desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Carangola, que visa a formação profissional de estudantes do curso de licenciatura em História bem como dos graduandos do curso de Turismo. As ações desse projeto consistem no oferecimento de oficinas temáticas sobre Patrimônio Histórico e Memória e a realização de visita guiada ao Museu e Arquivo Histórico de Carangola, que envolvem alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. O viés interdisciplinar do projeto possibilita aos graduandos o contato com dois possíveis campos de atuação profissional: a escola e o museu. Além disso, desperta nos estudantes da rede pública estadual a atenção para a relevância do acervo arquivístico e histórico do Museu da cidade. Palavras-chave: ensino de História; extensão universitária; museus.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilPrograma Institucional de Apoio à Extensão da UEMG (PAEx/UEMG)Amorim, Érika Oliveira2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/32110.20949/rhhj.v6i11.321Revista História Hoje; v. 6, n. 11 (2017): Janeiro-Junho; 172-1901806-399310.20949/rhhj.v6i11reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/321/229Direitos autorais 2017 Érika Oliveira Amorimhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:42:16Zoai:rhhj.anpuh.org:article/321Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:42:16Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional
title Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional
spellingShingle Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional
Amorim, Érika Oliveira
Ensino de História, extensão universitária, formação de professores, museu
title_short Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional
title_full Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional
title_fullStr Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional
title_full_unstemmed Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional
title_sort Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional
author Amorim, Érika Oliveira
author_facet Amorim, Érika Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa Institucional de Apoio à Extensão da UEMG (PAEx/UEMG)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Érika Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História, extensão universitária, formação de professores, museu
topic Ensino de História, extensão universitária, formação de professores, museu
description O artigo apresenta as ações de um projeto de extensão universitária desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Carangola, que visa a formação profissional de estudantes do curso de licenciatura em História bem como dos graduandos do curso de Turismo. As ações desse projeto consistem no oferecimento de oficinas temáticas sobre Patrimônio Histórico e Memória e a realização de visita guiada ao Museu e Arquivo Histórico de Carangola, que envolvem alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. O viés interdisciplinar do projeto possibilita aos graduandos o contato com dois possíveis campos de atuação profissional: a escola e o museu. Além disso, desperta nos estudantes da rede pública estadual a atenção para a relevância do acervo arquivístico e histórico do Museu da cidade. Palavras-chave: ensino de História; extensão universitária; museus.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/321
10.20949/rhhj.v6i11.321
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/321
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v6i11.321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/321/229
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Érika Oliveira Amorim
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Érika Oliveira Amorim
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 6, n. 11 (2017): Janeiro-Junho; 172-190
1806-3993
10.20949/rhhj.v6i11
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289673203712