Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/174 |
Resumo: | O artigo propõe-se abordar um conjunto de problemas sobre o currículo da formação de professores de História e sugere uma visão estratégica versando o ensino no âmbito da formação de professores. Apresentando um quadro de fatos relacionados com as componentes e conteúdos dos programas curriculares de formação de professores de História em Angola, procura analisar aspetos importantes como o ensino da História e a construção do currículo escolar e pessoal do professor de História no contexto de um país que experimenta apostar na formação de professores com vista ao desenvolvimento da educação e da sociedade. Expõe-se assim uma reflexão sistémica que integra questões metodológicas, políticas e culturais de relevo do currículo de História na formação do professor de História.Palavras-chave: currículo; p |
id |
ANPUH-2_17aba45b4311ff12021332e53e8023cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/174 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012O artigo propõe-se abordar um conjunto de problemas sobre o currículo da formação de professores de História e sugere uma visão estratégica versando o ensino no âmbito da formação de professores. Apresentando um quadro de fatos relacionados com as componentes e conteúdos dos programas curriculares de formação de professores de História em Angola, procura analisar aspetos importantes como o ensino da História e a construção do currículo escolar e pessoal do professor de História no contexto de um país que experimenta apostar na formação de professores com vista ao desenvolvimento da educação e da sociedade. Expõe-se assim uma reflexão sistémica que integra questões metodológicas, políticas e culturais de relevo do currículo de História na formação do professor de História.Palavras-chave: currículo; pAssociação Nacional de História - ANPUH-BrasilHelena André, Rebeca2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/17410.20949/rhhj.v4i7.174Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 19 - 401806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/174/123Direitos autorais 2017 Rebeca Helena Andréhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:44:29Zoai:rhhj.anpuh.org:article/174Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:44:29Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 |
title |
Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 |
spellingShingle |
Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 Helena André, Rebeca |
title_short |
Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 |
title_full |
Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 |
title_fullStr |
Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 |
title_full_unstemmed |
Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 |
title_sort |
Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 |
author |
Helena André, Rebeca |
author_facet |
Helena André, Rebeca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Helena André, Rebeca |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo propõe-se abordar um conjunto de problemas sobre o currículo da formação de professores de História e sugere uma visão estratégica versando o ensino no âmbito da formação de professores. Apresentando um quadro de fatos relacionados com as componentes e conteúdos dos programas curriculares de formação de professores de História em Angola, procura analisar aspetos importantes como o ensino da História e a construção do currículo escolar e pessoal do professor de História no contexto de um país que experimenta apostar na formação de professores com vista ao desenvolvimento da educação e da sociedade. Expõe-se assim uma reflexão sistémica que integra questões metodológicas, políticas e culturais de relevo do currículo de História na formação do professor de História.Palavras-chave: currículo; p |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/174 10.20949/rhhj.v4i7.174 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/174 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v4i7.174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/174/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Rebeca Helena André http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Rebeca Helena André http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 19 - 40 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288551227392 |