O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/758 |
Resumo: | Este artigo apresenta-se como uma revisão bibliográfica com foco nas obras e autores que abordam a discussão temática acerca da promoção de uma educação antirracista no espaço escolar, com destaque para o componente curricular da disciplina História. Nesse sentido, apontamos, nesta pesquisa, a relevância do movimento negro brasileiro para a instituição de pareceres legais no que tange a atuação de um ensino que tenha os grupos de diversidade étnica como destaques nos manuais didáticos e paradidáticos. Diante disso, mediante o conhecimento dos respectivos dispositivos legislativos, compete-nos subsidiar propostas que propiciem uma educação direcionada à diminuição das desigualdades, neste caso, a partir de um viés emancipatório ao destacar a potencialidade histórica e cultural de afro-brasileiros. Para tanto, teceremos discussões a partir de Guimarães (2012); Gomes (2005; 2013); Ribeiro (2019); Lacerda (2018) e; Munanga (2005), no que se refere às disposições pedagógicas com vistas para a promoção de uma educação antirracista elencando os desafios possíveis a serem enfrentados e, assim, evidenciar qual perspectiva pedagógica e metodológica devida para a atuação docente. Para o cenário da História, enquanto disciplina escolar, Bittencourt (2011) e Bezerra (2013) apresentam contribuições significativas, a partir de um trabalho que tenha o estudo dos conceitos como metodologia norteadora. Em seguida, serão exemplificados os conceitos de raça e racismo, conforme nos aponta Lima (2019), como temáticas relevantes para o desenvolvimento e uso de possíveis sequências didáticas para o interior da escola, no que concerne à disciplina de História. Por fim, com a contribuição de Viana (2019), traremos a discussão da decolonialidade como perspectiva crítica para a didática docente atuando, assim, para fomentar, de forma qualitativa e emancipatória, a concepção de uma educação das relações etnicorraciais no ambiente escolar. |
id |
ANPUH-2_2af8399fec95420762c794e907b3202d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/758 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracistaHistória; Ensino de HistóriaEste artigo apresenta-se como uma revisão bibliográfica com foco nas obras e autores que abordam a discussão temática acerca da promoção de uma educação antirracista no espaço escolar, com destaque para o componente curricular da disciplina História. Nesse sentido, apontamos, nesta pesquisa, a relevância do movimento negro brasileiro para a instituição de pareceres legais no que tange a atuação de um ensino que tenha os grupos de diversidade étnica como destaques nos manuais didáticos e paradidáticos. Diante disso, mediante o conhecimento dos respectivos dispositivos legislativos, compete-nos subsidiar propostas que propiciem uma educação direcionada à diminuição das desigualdades, neste caso, a partir de um viés emancipatório ao destacar a potencialidade histórica e cultural de afro-brasileiros. Para tanto, teceremos discussões a partir de Guimarães (2012); Gomes (2005; 2013); Ribeiro (2019); Lacerda (2018) e; Munanga (2005), no que se refere às disposições pedagógicas com vistas para a promoção de uma educação antirracista elencando os desafios possíveis a serem enfrentados e, assim, evidenciar qual perspectiva pedagógica e metodológica devida para a atuação docente. Para o cenário da História, enquanto disciplina escolar, Bittencourt (2011) e Bezerra (2013) apresentam contribuições significativas, a partir de um trabalho que tenha o estudo dos conceitos como metodologia norteadora. Em seguida, serão exemplificados os conceitos de raça e racismo, conforme nos aponta Lima (2019), como temáticas relevantes para o desenvolvimento e uso de possíveis sequências didáticas para o interior da escola, no que concerne à disciplina de História. Por fim, com a contribuição de Viana (2019), traremos a discussão da decolonialidade como perspectiva crítica para a didática docente atuando, assim, para fomentar, de forma qualitativa e emancipatória, a concepção de uma educação das relações etnicorraciais no ambiente escolar.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSilverol Siqueira, KarullinyFonseca Dias, Mauro Roberto2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/75810.20949/rhhj.v10i20.758Revista História Hoje; v. 10, n. 20 (2021): Julho-Dezembro; 110-1311806-399310.20949/rhhj.v10i20reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/758/406Direitos autorais 2021 Karulliny Silverol Siqueira, Mauro Roberto Fonseca Diashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T21:55:53Zoai:rhhj.anpuh.org:article/758Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-07-14T21:55:53Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista |
title |
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista |
spellingShingle |
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista Silverol Siqueira, Karulliny História; Ensino de História |
title_short |
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista |
title_full |
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista |
title_fullStr |
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista |
title_full_unstemmed |
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista |
title_sort |
O ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracista |
author |
Silverol Siqueira, Karulliny |
author_facet |
Silverol Siqueira, Karulliny Fonseca Dias, Mauro Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca Dias, Mauro Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silverol Siqueira, Karulliny Fonseca Dias, Mauro Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Ensino de História |
topic |
História; Ensino de História |
description |
Este artigo apresenta-se como uma revisão bibliográfica com foco nas obras e autores que abordam a discussão temática acerca da promoção de uma educação antirracista no espaço escolar, com destaque para o componente curricular da disciplina História. Nesse sentido, apontamos, nesta pesquisa, a relevância do movimento negro brasileiro para a instituição de pareceres legais no que tange a atuação de um ensino que tenha os grupos de diversidade étnica como destaques nos manuais didáticos e paradidáticos. Diante disso, mediante o conhecimento dos respectivos dispositivos legislativos, compete-nos subsidiar propostas que propiciem uma educação direcionada à diminuição das desigualdades, neste caso, a partir de um viés emancipatório ao destacar a potencialidade histórica e cultural de afro-brasileiros. Para tanto, teceremos discussões a partir de Guimarães (2012); Gomes (2005; 2013); Ribeiro (2019); Lacerda (2018) e; Munanga (2005), no que se refere às disposições pedagógicas com vistas para a promoção de uma educação antirracista elencando os desafios possíveis a serem enfrentados e, assim, evidenciar qual perspectiva pedagógica e metodológica devida para a atuação docente. Para o cenário da História, enquanto disciplina escolar, Bittencourt (2011) e Bezerra (2013) apresentam contribuições significativas, a partir de um trabalho que tenha o estudo dos conceitos como metodologia norteadora. Em seguida, serão exemplificados os conceitos de raça e racismo, conforme nos aponta Lima (2019), como temáticas relevantes para o desenvolvimento e uso de possíveis sequências didáticas para o interior da escola, no que concerne à disciplina de História. Por fim, com a contribuição de Viana (2019), traremos a discussão da decolonialidade como perspectiva crítica para a didática docente atuando, assim, para fomentar, de forma qualitativa e emancipatória, a concepção de uma educação das relações etnicorraciais no ambiente escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/758 10.20949/rhhj.v10i20.758 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/758 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v10i20.758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/758/406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Karulliny Silverol Siqueira, Mauro Roberto Fonseca Dias http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Karulliny Silverol Siqueira, Mauro Roberto Fonseca Dias http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 10, n. 20 (2021): Julho-Dezembro; 110-131 1806-3993 10.20949/rhhj.v10i20 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289675300865 |