Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Tanara Forte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Meinerz, Carla Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651
Resumo: O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articulados no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
id ANPUH-2_48ccdeebc6cb6dfe0091a142b203c911
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/651
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipiasEnsino de História; Educação; Educação AntirracistaO artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articulados no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFurtado, Tanara ForteMeinerz, Carla Beatriz2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/65110.20949/rhhj.v9i17.651Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 35-571806-399310.20949/rhhj.v9i17reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651/340Direitos autorais 2020 Tanara Forte Forte Furtado, Carla Beatriz Meunerzhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-17T16:18:52Zoai:rhhj.anpuh.org:article/651Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-11-17T16:18:52Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias
title Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias
spellingShingle Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias
Furtado, Tanara Forte
Ensino de História; Educação; Educação Antirracista
title_short Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias
title_full Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias
title_fullStr Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias
title_full_unstemmed Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias
title_sort Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias
author Furtado, Tanara Forte
author_facet Furtado, Tanara Forte
Meinerz, Carla Beatriz
author_role author
author2 Meinerz, Carla Beatriz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Tanara Forte
Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História; Educação; Educação Antirracista
topic Ensino de História; Educação; Educação Antirracista
description O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articulados no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651
10.20949/rhhj.v9i17.651
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v9i17.651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651/340
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Tanara Forte Forte Furtado, Carla Beatriz Meunerz
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Tanara Forte Forte Furtado, Carla Beatriz Meunerz
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 35-57
1806-3993
10.20949/rhhj.v9i17
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288983240704