Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Tanara Forte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Meinerz, Carla Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234426
Resumo: O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articuladas no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
id UFRGS-2_894fcec3f20a75b42d38ac9abd556d34
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234426
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Furtado, Tanara ForteMeinerz, Carla Beatriz2022-01-26T04:40:20Z20201806-3993http://hdl.handle.net/10183/234426001136063O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articuladas no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e SilvaThe article discusses the impacts of the study of Africanities in the continuing education of teachers, in the Uniafro / UFRGS Improvement Course, who work in early childhood education and in the early years of elementary school. It shares ongoing study considerations in the area of research in Education, articulated with the aim of understanding the implementation of Afro-Brazilian history teaching as an affirmative curricular action. The partial results demonstrate the existence of construction processes of stereotypes and destabilization of teaching subjectivities, in the consolidation of the Education of Ethnic-Racial Relations in school spaces. Analytical references are the thinkers Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes and Petronilha Beatriz Gonçalves e Silvaapplication/pdfporRevista História Hoje. São Paulo, SP. Vol. 9, n. 17 (2020), p. 35-57Ensino de históriaEducação infantilHistóriaHistory teachingAfro-brazilian historyChild educationFormação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipiaHistory teaching, africanities and disruption of stereotypes in anti-racist teacher training info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136063.pdf.txt001136063.pdf.txtExtracted Texttext/plain56468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234426/2/001136063.pdf.txt051857f03ea602a21c0b1cd007b45759MD52ORIGINAL001136063.pdfTexto completoapplication/pdf589659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234426/1/001136063.pdfc703ed3829a43b259643aa9199bb9013MD5110183/2344262022-02-22 04:58:57.168449oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:58:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv History teaching, africanities and disruption of stereotypes in anti-racist teacher training
title Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
spellingShingle Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
Furtado, Tanara Forte
Ensino de história
Educação infantil
História
History teaching
Afro-brazilian history
Child education
title_short Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
title_full Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
title_fullStr Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
title_full_unstemmed Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
title_sort Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
author Furtado, Tanara Forte
author_facet Furtado, Tanara Forte
Meinerz, Carla Beatriz
author_role author
author2 Meinerz, Carla Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Tanara Forte
Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Educação infantil
História
topic Ensino de história
Educação infantil
História
History teaching
Afro-brazilian history
Child education
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Afro-brazilian history
Child education
description O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articuladas no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T04:40:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234426
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-3993
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136063
identifier_str_mv 1806-3993
001136063
url http://hdl.handle.net/10183/234426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista História Hoje. São Paulo, SP. Vol. 9, n. 17 (2020), p. 35-57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234426/2/001136063.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234426/1/001136063.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 051857f03ea602a21c0b1cd007b45759
c703ed3829a43b259643aa9199bb9013
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447781329862656