Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234426 |
Resumo: | O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articuladas no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva |
id |
UFRGS-2_894fcec3f20a75b42d38ac9abd556d34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234426 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Furtado, Tanara ForteMeinerz, Carla Beatriz2022-01-26T04:40:20Z20201806-3993http://hdl.handle.net/10183/234426001136063O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articuladas no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e SilvaThe article discusses the impacts of the study of Africanities in the continuing education of teachers, in the Uniafro / UFRGS Improvement Course, who work in early childhood education and in the early years of elementary school. It shares ongoing study considerations in the area of research in Education, articulated with the aim of understanding the implementation of Afro-Brazilian history teaching as an affirmative curricular action. The partial results demonstrate the existence of construction processes of stereotypes and destabilization of teaching subjectivities, in the consolidation of the Education of Ethnic-Racial Relations in school spaces. Analytical references are the thinkers Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes and Petronilha Beatriz Gonçalves e Silvaapplication/pdfporRevista História Hoje. São Paulo, SP. Vol. 9, n. 17 (2020), p. 35-57Ensino de históriaEducação infantilHistóriaHistory teachingAfro-brazilian historyChild educationFormação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipiaHistory teaching, africanities and disruption of stereotypes in anti-racist teacher training info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136063.pdf.txt001136063.pdf.txtExtracted Texttext/plain56468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234426/2/001136063.pdf.txt051857f03ea602a21c0b1cd007b45759MD52ORIGINAL001136063.pdfTexto completoapplication/pdf589659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234426/1/001136063.pdfc703ed3829a43b259643aa9199bb9013MD5110183/2344262022-02-22 04:58:57.168449oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:58:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
History teaching, africanities and disruption of stereotypes in anti-racist teacher training |
title |
Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia |
spellingShingle |
Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia Furtado, Tanara Forte Ensino de história Educação infantil História History teaching Afro-brazilian history Child education |
title_short |
Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia |
title_full |
Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia |
title_fullStr |
Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia |
title_sort |
Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia |
author |
Furtado, Tanara Forte |
author_facet |
Furtado, Tanara Forte Meinerz, Carla Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Meinerz, Carla Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Tanara Forte Meinerz, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Educação infantil História |
topic |
Ensino de história Educação infantil História History teaching Afro-brazilian history Child education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching Afro-brazilian history Child education |
description |
O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articuladas no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-26T04:40:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234426 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-3993 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136063 |
identifier_str_mv |
1806-3993 001136063 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista História Hoje. São Paulo, SP. Vol. 9, n. 17 (2020), p. 35-57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234426/2/001136063.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234426/1/001136063.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
051857f03ea602a21c0b1cd007b45759 c703ed3829a43b259643aa9199bb9013 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447781329862656 |