Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651 |
Resumo: | O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articulados no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
id |
ANPUH-2_48ccdeebc6cb6dfe0091a142b203c911 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/651 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipiasEnsino de História; Educação; Educação AntirracistaO artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articulados no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFurtado, Tanara ForteMeinerz, Carla Beatriz2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/65110.20949/rhhj.v9i17.651Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 35-571806-399310.20949/rhhj.v9i17reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651/340Direitos autorais 2020 Tanara Forte Forte Furtado, Carla Beatriz Meunerzhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-17T16:18:52Zoai:rhhj.anpuh.org:article/651Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-11-17T16:18:52Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias |
title |
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias |
spellingShingle |
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias Furtado, Tanara Forte Ensino de História; Educação; Educação Antirracista |
title_short |
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias |
title_full |
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias |
title_fullStr |
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias |
title_sort |
Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias |
author |
Furtado, Tanara Forte |
author_facet |
Furtado, Tanara Forte Meinerz, Carla Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Meinerz, Carla Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Tanara Forte Meinerz, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História; Educação; Educação Antirracista |
topic |
Ensino de História; Educação; Educação Antirracista |
description |
O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articulados no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651 10.20949/rhhj.v9i17.651 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v9i17.651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/651/340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Tanara Forte Forte Furtado, Carla Beatriz Meunerz http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Tanara Forte Forte Furtado, Carla Beatriz Meunerz http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 35-57 1806-3993 10.20949/rhhj.v9i17 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288983240704 |