Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/351 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo discutir o boom dos usos públicos da história nas sociedades contemporâneas. Para isso, busca-se apresentar as origens históricas da expressão, qual seja, a “querela entre historiadores” localizada na Alemanha acerca do nazismo, e suas mudanças e desenvolvimento, ultrapassando o marco espacial e de significação originais. A partir disso, intenta-se abordar três casos em que se destacam os usos públicos da história, a saber, os revisionismos históricos, a história pública e o ensino de história. Os três campos, apesar de suas singularidades, mantêm interfaces com a memória, interagindo permanentemente entre si e contribuindo para forjar sentidos de passado na contemporaneidade. Constituem, portanto, espaços fundamentais de disputa de hegemonia, marcados por conflitos intensos, podendo servir para reforçar a passividade ou para construir olhares participativos e transformadores. |
id |
ANPUH-2_56dab22d426108c8853036358c56e8b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/351 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de históriaHistória; Educação; ComunicaçãoO artigo tem como objetivo discutir o boom dos usos públicos da história nas sociedades contemporâneas. Para isso, busca-se apresentar as origens históricas da expressão, qual seja, a “querela entre historiadores” localizada na Alemanha acerca do nazismo, e suas mudanças e desenvolvimento, ultrapassando o marco espacial e de significação originais. A partir disso, intenta-se abordar três casos em que se destacam os usos públicos da história, a saber, os revisionismos históricos, a história pública e o ensino de história. Os três campos, apesar de suas singularidades, mantêm interfaces com a memória, interagindo permanentemente entre si e contribuindo para forjar sentidos de passado na contemporaneidade. Constituem, portanto, espaços fundamentais de disputa de hegemonia, marcados por conflitos intensos, podendo servir para reforçar a passividade ou para construir olhares participativos e transformadores.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCNPqUFFKallás, Ana Lima2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/35110.20949/rhhj.v6i12.351Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 130-1571806-399310.20949/rhhj.v6i12reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/351/243https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/351/11010.20949/rhhj.v6i12.351.s110Direitos autorais 2017 Ana Lima Kalláshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-18T21:26:07Zoai:rhhj.anpuh.org:article/351Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-09-18T21:26:07Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história |
title |
Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história |
spellingShingle |
Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história Kallás, Ana Lima História; Educação; Comunicação |
title_short |
Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história |
title_full |
Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história |
title_fullStr |
Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história |
title_full_unstemmed |
Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história |
title_sort |
Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história |
author |
Kallás, Ana Lima |
author_facet |
Kallás, Ana Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq UFF |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kallás, Ana Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação; Comunicação |
topic |
História; Educação; Comunicação |
description |
O artigo tem como objetivo discutir o boom dos usos públicos da história nas sociedades contemporâneas. Para isso, busca-se apresentar as origens históricas da expressão, qual seja, a “querela entre historiadores” localizada na Alemanha acerca do nazismo, e suas mudanças e desenvolvimento, ultrapassando o marco espacial e de significação originais. A partir disso, intenta-se abordar três casos em que se destacam os usos públicos da história, a saber, os revisionismos históricos, a história pública e o ensino de história. Os três campos, apesar de suas singularidades, mantêm interfaces com a memória, interagindo permanentemente entre si e contribuindo para forjar sentidos de passado na contemporaneidade. Constituem, portanto, espaços fundamentais de disputa de hegemonia, marcados por conflitos intensos, podendo servir para reforçar a passividade ou para construir olhares participativos e transformadores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/351 10.20949/rhhj.v6i12.351 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/351 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v6i12.351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/351/243 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/351/110 10.20949/rhhj.v6i12.351.s110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ana Lima Kallás http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ana Lima Kallás http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 130-157 1806-3993 10.20949/rhhj.v6i12 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288881528832 |