Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Ana Paula Hilgert
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404
Resumo: Na conjuntura política atual, em que a garantia de um estado laico encontra-se ameaçada por interesses políticos de determinados grupos de legisladores da nação, a educação vem sendo cerceada de princípios básicos garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394/96), tais como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância. O artigo discute o modo como esses três princípios vem sendo negligenciados por concepções político-religiosas através de estratégias políticas de determinados grupos que levantam hoje a bandeira de um ideal propagado como “escola sem partido”. Também reflete o modo como a crítica aos conteúdos escolares, que versam sobre a identidade de gênero e a sexualidade, está atrelada aos objetivos dos adeptos do MESP - Movimento Escola sem Partido.
id ANPUH-2_5b543a4a3ab2bcaa190d6ab3c62d7663
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/404
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”História; Educação; SociologiaNa conjuntura política atual, em que a garantia de um estado laico encontra-se ameaçada por interesses políticos de determinados grupos de legisladores da nação, a educação vem sendo cerceada de princípios básicos garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394/96), tais como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância. O artigo discute o modo como esses três princípios vem sendo negligenciados por concepções político-religiosas através de estratégias políticas de determinados grupos que levantam hoje a bandeira de um ideal propagado como “escola sem partido”. Também reflete o modo como a crítica aos conteúdos escolares, que versam sobre a identidade de gênero e a sexualidade, está atrelada aos objetivos dos adeptos do MESP - Movimento Escola sem Partido.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasilde Souza, Ana Paula Hilgert2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/40410.20949/rhhj.v7i13.404Revista História Hoje; v. 7, n. 13 (2018): Janeiro-Junho; 204-2241806-399310.20949/rhhj.v7i13reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404/267https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/404/13010.20949/rhhj.v7i13.404.s130Direitos autorais 2018 Ana Paula Hilgert de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-26T20:51:38Zoai:rhhj.anpuh.org:article/404Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2018-11-26T20:51:38Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”
title Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”
spellingShingle Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”
de Souza, Ana Paula Hilgert
História; Educação; Sociologia
title_short Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”
title_full Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”
title_fullStr Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”
title_full_unstemmed Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”
title_sort Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”
author de Souza, Ana Paula Hilgert
author_facet de Souza, Ana Paula Hilgert
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Ana Paula Hilgert
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação; Sociologia
topic História; Educação; Sociologia
description Na conjuntura política atual, em que a garantia de um estado laico encontra-se ameaçada por interesses políticos de determinados grupos de legisladores da nação, a educação vem sendo cerceada de princípios básicos garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394/96), tais como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância. O artigo discute o modo como esses três princípios vem sendo negligenciados por concepções político-religiosas através de estratégias políticas de determinados grupos que levantam hoje a bandeira de um ideal propagado como “escola sem partido”. Também reflete o modo como a crítica aos conteúdos escolares, que versam sobre a identidade de gênero e a sexualidade, está atrelada aos objetivos dos adeptos do MESP - Movimento Escola sem Partido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404
10.20949/rhhj.v7i13.404
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v7i13.404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404/267
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/404/130
10.20949/rhhj.v7i13.404.s130
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Ana Paula Hilgert de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Ana Paula Hilgert de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 7, n. 13 (2018): Janeiro-Junho; 204-224
1806-3993
10.20949/rhhj.v7i13
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288972754944