Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404 |
Resumo: | Na conjuntura política atual, em que a garantia de um estado laico encontra-se ameaçada por interesses políticos de determinados grupos de legisladores da nação, a educação vem sendo cerceada de princípios básicos garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394/96), tais como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância. O artigo discute o modo como esses três princípios vem sendo negligenciados por concepções político-religiosas através de estratégias políticas de determinados grupos que levantam hoje a bandeira de um ideal propagado como “escola sem partido”. Também reflete o modo como a crítica aos conteúdos escolares, que versam sobre a identidade de gênero e a sexualidade, está atrelada aos objetivos dos adeptos do MESP - Movimento Escola sem Partido. |
id |
ANPUH-2_5b543a4a3ab2bcaa190d6ab3c62d7663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/404 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”História; Educação; SociologiaNa conjuntura política atual, em que a garantia de um estado laico encontra-se ameaçada por interesses políticos de determinados grupos de legisladores da nação, a educação vem sendo cerceada de princípios básicos garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394/96), tais como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância. O artigo discute o modo como esses três princípios vem sendo negligenciados por concepções político-religiosas através de estratégias políticas de determinados grupos que levantam hoje a bandeira de um ideal propagado como “escola sem partido”. Também reflete o modo como a crítica aos conteúdos escolares, que versam sobre a identidade de gênero e a sexualidade, está atrelada aos objetivos dos adeptos do MESP - Movimento Escola sem Partido.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasilde Souza, Ana Paula Hilgert2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/40410.20949/rhhj.v7i13.404Revista História Hoje; v. 7, n. 13 (2018): Janeiro-Junho; 204-2241806-399310.20949/rhhj.v7i13reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404/267https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/404/13010.20949/rhhj.v7i13.404.s130Direitos autorais 2018 Ana Paula Hilgert de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-26T20:51:38Zoai:rhhj.anpuh.org:article/404Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2018-11-26T20:51:38Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” |
title |
Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” |
spellingShingle |
Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” de Souza, Ana Paula Hilgert História; Educação; Sociologia |
title_short |
Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” |
title_full |
Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” |
title_fullStr |
Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” |
title_full_unstemmed |
Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” |
title_sort |
Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” |
author |
de Souza, Ana Paula Hilgert |
author_facet |
de Souza, Ana Paula Hilgert |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Ana Paula Hilgert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação; Sociologia |
topic |
História; Educação; Sociologia |
description |
Na conjuntura política atual, em que a garantia de um estado laico encontra-se ameaçada por interesses políticos de determinados grupos de legisladores da nação, a educação vem sendo cerceada de princípios básicos garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394/96), tais como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância. O artigo discute o modo como esses três princípios vem sendo negligenciados por concepções político-religiosas através de estratégias políticas de determinados grupos que levantam hoje a bandeira de um ideal propagado como “escola sem partido”. Também reflete o modo como a crítica aos conteúdos escolares, que versam sobre a identidade de gênero e a sexualidade, está atrelada aos objetivos dos adeptos do MESP - Movimento Escola sem Partido. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404 10.20949/rhhj.v7i13.404 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v7i13.404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/404/267 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/404/130 10.20949/rhhj.v7i13.404.s130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Ana Paula Hilgert de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Ana Paula Hilgert de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 7, n. 13 (2018): Janeiro-Junho; 204-224 1806-3993 10.20949/rhhj.v7i13 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288972754944 |