Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontineles, Claudia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Frota, Thiago Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532
Resumo: O presente trabalho visa discutir como os governos autoritários trataram a educação, em especial no que se refere à formação de professores nesse período, visando entender em que medida o PIBID contribuiu para superar esse modelo conservador, que persiste em rondar o ambiente educativo e as mentes de muitos educadores, tomando como referencial uma perspectiva sob a ótica do Programa. Sendo assim, a pesquisa analisa as ações governamentais voltadas para a formação de professores de História desde a década de 1960 até chegar aos anos 2000, quando o PIBID – uma política de formação docente - é implantado no país. Para tanto, analisamos mais detidamente a experiência do PIBID de História, da UFPI, a partir da ótica de seus integrantes. Buscamos com isso, por meio da analise de diferentes documentos oficiais, referências bibliográficas, de entrevistas orais e outras mídias, perceber como o PIBID- História contribuiu para superar as heranças de um passado recente no país.
id ANPUH-2_ca8d33fec42f7e5d57f71ad2fde16511
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/532
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docenteHistória; Ensino; Formação Docente.O presente trabalho visa discutir como os governos autoritários trataram a educação, em especial no que se refere à formação de professores nesse período, visando entender em que medida o PIBID contribuiu para superar esse modelo conservador, que persiste em rondar o ambiente educativo e as mentes de muitos educadores, tomando como referencial uma perspectiva sob a ótica do Programa. Sendo assim, a pesquisa analisa as ações governamentais voltadas para a formação de professores de História desde a década de 1960 até chegar aos anos 2000, quando o PIBID – uma política de formação docente - é implantado no país. Para tanto, analisamos mais detidamente a experiência do PIBID de História, da UFPI, a partir da ótica de seus integrantes. Buscamos com isso, por meio da analise de diferentes documentos oficiais, referências bibliográficas, de entrevistas orais e outras mídias, perceber como o PIBID- História contribuiu para superar as heranças de um passado recente no país. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFontineles, Claudia Cristina da SilvaFrota, Thiago Rodrigues2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/53210.20949/rhhj.v8i16.532Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 165-1891806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532/321https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/532/20510.20949/rhhj.v8i16.532.s205Direitos autorais 2020 Claudia Cristina da Silva Fontineleshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-03T15:52:58Zoai:rhhj.anpuh.org:article/532Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-03T15:52:58Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente
title Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente
spellingShingle Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente
Fontineles, Claudia Cristina da Silva
História; Ensino; Formação Docente.
title_short Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente
title_full Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente
title_fullStr Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente
title_full_unstemmed Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente
title_sort Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente
author Fontineles, Claudia Cristina da Silva
author_facet Fontineles, Claudia Cristina da Silva
Frota, Thiago Rodrigues
author_role author
author2 Frota, Thiago Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontineles, Claudia Cristina da Silva
Frota, Thiago Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino; Formação Docente.
topic História; Ensino; Formação Docente.
description O presente trabalho visa discutir como os governos autoritários trataram a educação, em especial no que se refere à formação de professores nesse período, visando entender em que medida o PIBID contribuiu para superar esse modelo conservador, que persiste em rondar o ambiente educativo e as mentes de muitos educadores, tomando como referencial uma perspectiva sob a ótica do Programa. Sendo assim, a pesquisa analisa as ações governamentais voltadas para a formação de professores de História desde a década de 1960 até chegar aos anos 2000, quando o PIBID – uma política de formação docente - é implantado no país. Para tanto, analisamos mais detidamente a experiência do PIBID de História, da UFPI, a partir da ótica de seus integrantes. Buscamos com isso, por meio da analise de diferentes documentos oficiais, referências bibliográficas, de entrevistas orais e outras mídias, perceber como o PIBID- História contribuiu para superar as heranças de um passado recente no país.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532
10.20949/rhhj.v8i16.532
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v8i16.532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532/321
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/532/205
10.20949/rhhj.v8i16.532.s205
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Claudia Cristina da Silva Fontineles
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Claudia Cristina da Silva Fontineles
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 165-189
1806-3993
10.20949/rhhj.v8i16
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288213585920