Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532 |
Resumo: | O presente trabalho visa discutir como os governos autoritários trataram a educação, em especial no que se refere à formação de professores nesse período, visando entender em que medida o PIBID contribuiu para superar esse modelo conservador, que persiste em rondar o ambiente educativo e as mentes de muitos educadores, tomando como referencial uma perspectiva sob a ótica do Programa. Sendo assim, a pesquisa analisa as ações governamentais voltadas para a formação de professores de História desde a década de 1960 até chegar aos anos 2000, quando o PIBID – uma política de formação docente - é implantado no país. Para tanto, analisamos mais detidamente a experiência do PIBID de História, da UFPI, a partir da ótica de seus integrantes. Buscamos com isso, por meio da analise de diferentes documentos oficiais, referências bibliográficas, de entrevistas orais e outras mídias, perceber como o PIBID- História contribuiu para superar as heranças de um passado recente no país. |
id |
ANPUH-2_ca8d33fec42f7e5d57f71ad2fde16511 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/532 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docenteHistória; Ensino; Formação Docente.O presente trabalho visa discutir como os governos autoritários trataram a educação, em especial no que se refere à formação de professores nesse período, visando entender em que medida o PIBID contribuiu para superar esse modelo conservador, que persiste em rondar o ambiente educativo e as mentes de muitos educadores, tomando como referencial uma perspectiva sob a ótica do Programa. Sendo assim, a pesquisa analisa as ações governamentais voltadas para a formação de professores de História desde a década de 1960 até chegar aos anos 2000, quando o PIBID – uma política de formação docente - é implantado no país. Para tanto, analisamos mais detidamente a experiência do PIBID de História, da UFPI, a partir da ótica de seus integrantes. Buscamos com isso, por meio da analise de diferentes documentos oficiais, referências bibliográficas, de entrevistas orais e outras mídias, perceber como o PIBID- História contribuiu para superar as heranças de um passado recente no país. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFontineles, Claudia Cristina da SilvaFrota, Thiago Rodrigues2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/53210.20949/rhhj.v8i16.532Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 165-1891806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532/321https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/532/20510.20949/rhhj.v8i16.532.s205Direitos autorais 2020 Claudia Cristina da Silva Fontineleshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-03T15:52:58Zoai:rhhj.anpuh.org:article/532Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-03T15:52:58Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente |
title |
Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente |
spellingShingle |
Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente Fontineles, Claudia Cristina da Silva História; Ensino; Formação Docente. |
title_short |
Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente |
title_full |
Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente |
title_fullStr |
Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente |
title_full_unstemmed |
Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente |
title_sort |
Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente |
author |
Fontineles, Claudia Cristina da Silva |
author_facet |
Fontineles, Claudia Cristina da Silva Frota, Thiago Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Frota, Thiago Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontineles, Claudia Cristina da Silva Frota, Thiago Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Ensino; Formação Docente. |
topic |
História; Ensino; Formação Docente. |
description |
O presente trabalho visa discutir como os governos autoritários trataram a educação, em especial no que se refere à formação de professores nesse período, visando entender em que medida o PIBID contribuiu para superar esse modelo conservador, que persiste em rondar o ambiente educativo e as mentes de muitos educadores, tomando como referencial uma perspectiva sob a ótica do Programa. Sendo assim, a pesquisa analisa as ações governamentais voltadas para a formação de professores de História desde a década de 1960 até chegar aos anos 2000, quando o PIBID – uma política de formação docente - é implantado no país. Para tanto, analisamos mais detidamente a experiência do PIBID de História, da UFPI, a partir da ótica de seus integrantes. Buscamos com isso, por meio da analise de diferentes documentos oficiais, referências bibliográficas, de entrevistas orais e outras mídias, perceber como o PIBID- História contribuiu para superar as heranças de um passado recente no país. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532 10.20949/rhhj.v8i16.532 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v8i16.532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/532/321 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/532/205 10.20949/rhhj.v8i16.532.s205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Claudia Cristina da Silva Fontineles http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Claudia Cristina da Silva Fontineles http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 165-189 1806-3993 10.20949/rhhj.v8i16 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288213585920 |