Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239 |
Resumo: | A consciência histórica é revelada quando nos referimos ao nosso passado e/ou quando nos projetamos no futuro. Neste sentido, compreende-se a consciência histórica como uma experiência consciente e inconsciente de relações significativas do presente com passado(s) e horizontes de expetativa, conjugando-se o cognitivo e o emocional, o empírico e o normativo. Este fazer sentido(s) da experiência de tempo se expressa narrativamente nas suas diversas formas. A narrativa histórica é construída através da interpretação intercruzada de diversos campos de referência e de carências de orientação. Investigando em educação histórica, propõe-se uma reflexão acerca dos olhares de alunos e professores relativamente à narrativa, à História, que podem espelhar a sua consciência histórica, bem como compreender que desafios são colocados ao ensino da História para potenciar uma consciência histórica mais humanista. |
id |
ANPUH-2_caf670a4f06f5deed03779397ce2bb79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/239 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de PortugalConsciência histórica; narrativa histórica; Educação histórica.A consciência histórica é revelada quando nos referimos ao nosso passado e/ou quando nos projetamos no futuro. Neste sentido, compreende-se a consciência histórica como uma experiência consciente e inconsciente de relações significativas do presente com passado(s) e horizontes de expetativa, conjugando-se o cognitivo e o emocional, o empírico e o normativo. Este fazer sentido(s) da experiência de tempo se expressa narrativamente nas suas diversas formas. A narrativa histórica é construída através da interpretação intercruzada de diversos campos de referência e de carências de orientação. Investigando em educação histórica, propõe-se uma reflexão acerca dos olhares de alunos e professores relativamente à narrativa, à História, que podem espelhar a sua consciência histórica, bem como compreender que desafios são colocados ao ensino da História para potenciar uma consciência histórica mais humanista. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, PortugalGago, Marília2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/23910.20949/rhhj.v5i9.239Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 76-931806-399310.20949/rhhj.v5i9reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239/167https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/239/4810.20949/rhhj.v5i9.239.s48Direitos autorais 2017 Marília Gagohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/239Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal |
title |
Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal |
spellingShingle |
Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal Gago, Marília Consciência histórica; narrativa histórica; Educação histórica. |
title_short |
Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal |
title_full |
Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal |
title_fullStr |
Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal |
title_full_unstemmed |
Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal |
title_sort |
Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal |
author |
Gago, Marília |
author_facet |
Gago, Marília |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gago, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência histórica; narrativa histórica; Educação histórica. |
topic |
Consciência histórica; narrativa histórica; Educação histórica. |
description |
A consciência histórica é revelada quando nos referimos ao nosso passado e/ou quando nos projetamos no futuro. Neste sentido, compreende-se a consciência histórica como uma experiência consciente e inconsciente de relações significativas do presente com passado(s) e horizontes de expetativa, conjugando-se o cognitivo e o emocional, o empírico e o normativo. Este fazer sentido(s) da experiência de tempo se expressa narrativamente nas suas diversas formas. A narrativa histórica é construída através da interpretação intercruzada de diversos campos de referência e de carências de orientação. Investigando em educação histórica, propõe-se uma reflexão acerca dos olhares de alunos e professores relativamente à narrativa, à História, que podem espelhar a sua consciência histórica, bem como compreender que desafios são colocados ao ensino da História para potenciar uma consciência histórica mais humanista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239 10.20949/rhhj.v5i9.239 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v5i9.239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239/167 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/239/48 10.20949/rhhj.v5i9.239.s48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Marília Gago http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Marília Gago http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 76-93 1806-3993 10.20949/rhhj.v5i9 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289447759872 |