Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gago, Marília
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239
Resumo: A consciência histórica é revelada quando nos referimos ao nosso passado e/ou quando nos projetamos no futuro. Neste sentido, compreende-se a consciência histórica como uma experiência consciente e inconsciente de relações significativas do presente com passado(s) e horizontes de expetativa, conjugando-se o cognitivo e o emocional, o empírico e o normativo. Este fazer sentido(s) da experiência de tempo se expressa narrativamente nas suas diversas formas. A narrativa histórica é construída através da interpretação intercruzada de diversos campos de referência e de carências de orientação. Investigando em educação histórica, propõe-se uma reflexão acerca dos olhares de alunos e professores relativamente à narrativa, à História, que podem espelhar a sua consciência histórica, bem como compreender que desafios são colocados ao ensino da História para potenciar uma consciência histórica mais humanista. 
id ANPUH-2_caf670a4f06f5deed03779397ce2bb79
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/239
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de PortugalConsciência histórica; narrativa histórica; Educação histórica.A consciência histórica é revelada quando nos referimos ao nosso passado e/ou quando nos projetamos no futuro. Neste sentido, compreende-se a consciência histórica como uma experiência consciente e inconsciente de relações significativas do presente com passado(s) e horizontes de expetativa, conjugando-se o cognitivo e o emocional, o empírico e o normativo. Este fazer sentido(s) da experiência de tempo se expressa narrativamente nas suas diversas formas. A narrativa histórica é construída através da interpretação intercruzada de diversos campos de referência e de carências de orientação. Investigando em educação histórica, propõe-se uma reflexão acerca dos olhares de alunos e professores relativamente à narrativa, à História, que podem espelhar a sua consciência histórica, bem como compreender que desafios são colocados ao ensino da História para potenciar uma consciência histórica mais humanista. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, PortugalGago, Marília2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/23910.20949/rhhj.v5i9.239Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 76-931806-399310.20949/rhhj.v5i9reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239/167https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/239/4810.20949/rhhj.v5i9.239.s48Direitos autorais 2017 Marília Gagohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/239Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
title Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
spellingShingle Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
Gago, Marília
Consciência histórica; narrativa histórica; Educação histórica.
title_short Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
title_full Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
title_fullStr Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
title_full_unstemmed Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
title_sort Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
author Gago, Marília
author_facet Gago, Marília
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
dc.contributor.author.fl_str_mv Gago, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência histórica; narrativa histórica; Educação histórica.
topic Consciência histórica; narrativa histórica; Educação histórica.
description A consciência histórica é revelada quando nos referimos ao nosso passado e/ou quando nos projetamos no futuro. Neste sentido, compreende-se a consciência histórica como uma experiência consciente e inconsciente de relações significativas do presente com passado(s) e horizontes de expetativa, conjugando-se o cognitivo e o emocional, o empírico e o normativo. Este fazer sentido(s) da experiência de tempo se expressa narrativamente nas suas diversas formas. A narrativa histórica é construída através da interpretação intercruzada de diversos campos de referência e de carências de orientação. Investigando em educação histórica, propõe-se uma reflexão acerca dos olhares de alunos e professores relativamente à narrativa, à História, que podem espelhar a sua consciência histórica, bem como compreender que desafios são colocados ao ensino da História para potenciar uma consciência histórica mais humanista. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239
10.20949/rhhj.v5i9.239
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v5i9.239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/239/167
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/239/48
10.20949/rhhj.v5i9.239.s48
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Marília Gago
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Marília Gago
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 76-93
1806-3993
10.20949/rhhj.v5i9
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289447759872