A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Garcia,Tânia Maria F. Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300003
Resumo: As reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (Snyders, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola, reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens, no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (Rüsen, 1992).
id CEDES-2_aba716ae79765d777b6267281005d03d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622005000300003
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de históriaEnsino de históriaConsciência históricaFormação de professoresAs reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (Snyders, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola, reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens, no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (Rüsen, 1992).CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300003Cadernos CEDES v.25 n.67 2005reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622005000300003info:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos SantosGarcia,Tânia Maria F. Bragapor2006-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622005000300003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2006-01-11T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história
title A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história
spellingShingle A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história
Schmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Ensino de história
Consciência histórica
Formação de professores
title_short A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história
title_full A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história
title_fullStr A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história
title_full_unstemmed A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história
title_sort A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história
author Schmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
author_facet Schmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Garcia,Tânia Maria F. Braga
author_role author
author2 Garcia,Tânia Maria F. Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Garcia,Tânia Maria F. Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Consciência histórica
Formação de professores
topic Ensino de história
Consciência histórica
Formação de professores
description As reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (Snyders, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola, reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens, no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (Rüsen, 1992).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622005000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.25 n.67 2005
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605177077760