Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões sobre oEnsino de História, a História Pública ea relação entre a universidade com espaçosmais amplos da sociedade de que elafaz parte. Elas foram motivadas pela leiturado artigo O entrelaçamento escola,universidade, cursos de História e públicos,escrito por Bruno Flávio Lontra Fagundes,publicado na edição 20 da RevistaHistória Hoje. Nesse texto, Fagundesanalisa os cursos de História da UniversidadeFederal do Paraná problematizandosua relação com o ensino e compúblicos ampliados, nos anos 1970 e nacontemporaneidade. Professores e pesquisadoresque somos na instituiçãoabordada, fomos estimulados a refletirsobre as colocações feitas pelo autor. Estetexto comunica o resultado dessas reflexõese, nesse sentido, estabelece umdebate que, esperamos, seja uma oportunidadede crescermos juntos, fortalecendo conjuntamente as universidades públicas que se encontram em situação de extrema ameaça. |
id |
ANPUH-2_dcb2474be0cb46043d2aed3885da30f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/873 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do ParanáHistória; História Pública; Ensino de HistóriaEste artigo apresenta reflexões sobre oEnsino de História, a História Pública ea relação entre a universidade com espaçosmais amplos da sociedade de que elafaz parte. Elas foram motivadas pela leiturado artigo O entrelaçamento escola,universidade, cursos de História e públicos,escrito por Bruno Flávio Lontra Fagundes,publicado na edição 20 da RevistaHistória Hoje. Nesse texto, Fagundesanalisa os cursos de História da UniversidadeFederal do Paraná problematizandosua relação com o ensino e compúblicos ampliados, nos anos 1970 e nacontemporaneidade. Professores e pesquisadoresque somos na instituiçãoabordada, fomos estimulados a refletirsobre as colocações feitas pelo autor. Estetexto comunica o resultado dessas reflexõese, nesse sentido, estabelece umdebate que, esperamos, seja uma oportunidadede crescermos juntos, fortalecendo conjuntamente as universidades públicas que se encontram em situação de extrema ameaça.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilGruner, ClóvisNunes Mendonça, Joseli2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/87310.20949/rhhj.v11i22.873Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 293-3081806-399310.20949/rhhj.v11i22reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873/445https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/873/33510.20949/rhhj.v11i22.873.s335Direitos autorais 2022 Clóvis Gruner, Joseli Nunes Mendonçahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T12:10:55Zoai:rhhj.anpuh.org:article/873Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-05-03T12:10:55Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná |
title |
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná |
spellingShingle |
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná Gruner, Clóvis História; História Pública; Ensino de História |
title_short |
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná |
title_full |
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná |
title_fullStr |
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná |
title_full_unstemmed |
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná |
title_sort |
Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná |
author |
Gruner, Clóvis |
author_facet |
Gruner, Clóvis Nunes Mendonça, Joseli |
author_role |
author |
author2 |
Nunes Mendonça, Joseli |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gruner, Clóvis Nunes Mendonça, Joseli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; História Pública; Ensino de História |
topic |
História; História Pública; Ensino de História |
description |
Este artigo apresenta reflexões sobre oEnsino de História, a História Pública ea relação entre a universidade com espaçosmais amplos da sociedade de que elafaz parte. Elas foram motivadas pela leiturado artigo O entrelaçamento escola,universidade, cursos de História e públicos,escrito por Bruno Flávio Lontra Fagundes,publicado na edição 20 da RevistaHistória Hoje. Nesse texto, Fagundesanalisa os cursos de História da UniversidadeFederal do Paraná problematizandosua relação com o ensino e compúblicos ampliados, nos anos 1970 e nacontemporaneidade. Professores e pesquisadoresque somos na instituiçãoabordada, fomos estimulados a refletirsobre as colocações feitas pelo autor. Estetexto comunica o resultado dessas reflexõese, nesse sentido, estabelece umdebate que, esperamos, seja uma oportunidadede crescermos juntos, fortalecendo conjuntamente as universidades públicas que se encontram em situação de extrema ameaça. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873 10.20949/rhhj.v11i22.873 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v11i22.873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873/445 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/873/335 10.20949/rhhj.v11i22.873.s335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Clóvis Gruner, Joseli Nunes Mendonça http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Clóvis Gruner, Joseli Nunes Mendonça http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 293-308 1806-3993 10.20949/rhhj.v11i22 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288946540544 |