Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruner, Clóvis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes Mendonça, Joseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873
Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre oEnsino de História, a História Pública ea relação entre a universidade com espaçosmais amplos da sociedade de que elafaz parte. Elas foram motivadas pela leiturado artigo O entrelaçamento escola,universidade, cursos de História e públicos,escrito por Bruno Flávio Lontra Fagundes,publicado na edição 20 da RevistaHistória Hoje. Nesse texto, Fagundesanalisa os cursos de História da UniversidadeFederal do Paraná problematizandosua relação com o ensino e compúblicos ampliados, nos anos 1970 e nacontemporaneidade. Professores e pesquisadoresque somos na instituiçãoabordada, fomos estimulados a refletirsobre as colocações feitas pelo autor. Estetexto comunica o resultado dessas reflexõese, nesse sentido, estabelece umdebate que, esperamos, seja uma oportunidadede crescermos juntos, fortalecendo conjuntamente as universidades públicas que se encontram em situação de extrema ameaça.
id ANPUH-2_dcb2474be0cb46043d2aed3885da30f6
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/873
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do ParanáHistória; História Pública; Ensino de HistóriaEste artigo apresenta reflexões sobre oEnsino de História, a História Pública ea relação entre a universidade com espaçosmais amplos da sociedade de que elafaz parte. Elas foram motivadas pela leiturado artigo O entrelaçamento escola,universidade, cursos de História e públicos,escrito por Bruno Flávio Lontra Fagundes,publicado na edição 20 da RevistaHistória Hoje. Nesse texto, Fagundesanalisa os cursos de História da UniversidadeFederal do Paraná problematizandosua relação com o ensino e compúblicos ampliados, nos anos 1970 e nacontemporaneidade. Professores e pesquisadoresque somos na instituiçãoabordada, fomos estimulados a refletirsobre as colocações feitas pelo autor. Estetexto comunica o resultado dessas reflexõese, nesse sentido, estabelece umdebate que, esperamos, seja uma oportunidadede crescermos juntos, fortalecendo conjuntamente as universidades públicas que se encontram em situação de extrema ameaça.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilGruner, ClóvisNunes Mendonça, Joseli2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/87310.20949/rhhj.v11i22.873Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 293-3081806-399310.20949/rhhj.v11i22reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873/445https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/873/33510.20949/rhhj.v11i22.873.s335Direitos autorais 2022 Clóvis Gruner, Joseli Nunes Mendonçahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T12:10:55Zoai:rhhj.anpuh.org:article/873Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-05-03T12:10:55Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
title Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
spellingShingle Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
Gruner, Clóvis
História; História Pública; Ensino de História
title_short Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
title_full Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
title_fullStr Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
title_full_unstemmed Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
title_sort Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
author Gruner, Clóvis
author_facet Gruner, Clóvis
Nunes Mendonça, Joseli
author_role author
author2 Nunes Mendonça, Joseli
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gruner, Clóvis
Nunes Mendonça, Joseli
dc.subject.por.fl_str_mv História; História Pública; Ensino de História
topic História; História Pública; Ensino de História
description Este artigo apresenta reflexões sobre oEnsino de História, a História Pública ea relação entre a universidade com espaçosmais amplos da sociedade de que elafaz parte. Elas foram motivadas pela leiturado artigo O entrelaçamento escola,universidade, cursos de História e públicos,escrito por Bruno Flávio Lontra Fagundes,publicado na edição 20 da RevistaHistória Hoje. Nesse texto, Fagundesanalisa os cursos de História da UniversidadeFederal do Paraná problematizandosua relação com o ensino e compúblicos ampliados, nos anos 1970 e nacontemporaneidade. Professores e pesquisadoresque somos na instituiçãoabordada, fomos estimulados a refletirsobre as colocações feitas pelo autor. Estetexto comunica o resultado dessas reflexõese, nesse sentido, estabelece umdebate que, esperamos, seja uma oportunidadede crescermos juntos, fortalecendo conjuntamente as universidades públicas que se encontram em situação de extrema ameaça.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873
10.20949/rhhj.v11i22.873
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v11i22.873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/873/445
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/873/335
10.20949/rhhj.v11i22.873.s335
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Clóvis Gruner, Joseli Nunes Mendonça
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Clóvis Gruner, Joseli Nunes Mendonça
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 293-308
1806-3993
10.20949/rhhj.v11i22
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288946540544