Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465 |
Resumo: | Pela sua importância e dimensão no cenário educacional brasileiro, o Programa Nacional do Livro Didático tem o mérito de submeter a produção didática a processos avaliativos sistemáticos e sólidos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos materiais que se destinam aos diversos níveis da educação básica em instituições públicas brasileiras. No estudo ora proposto, de natureza bibliográfica e documental, intenta-se analisar os caminhos recentes desta política pública que tem se configurado como programa de Estado; sistematizar alguns dos principais avanços conquistados nas últimas duas décadas; e apontar seus desafios frente à publicação do Decreto nº 9.099/2017, no momento em que o país vive um contexto político-educativo marcado por fortes disputas em torno do papel do Estado na promoção da redistribuição de bens públicos, da cidadania e da justiça social. |
id |
ANPUH-2_f59abf840d72a27e118451b5af2bddc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/465 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentesEducaçãoPela sua importância e dimensão no cenário educacional brasileiro, o Programa Nacional do Livro Didático tem o mérito de submeter a produção didática a processos avaliativos sistemáticos e sólidos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos materiais que se destinam aos diversos níveis da educação básica em instituições públicas brasileiras. No estudo ora proposto, de natureza bibliográfica e documental, intenta-se analisar os caminhos recentes desta política pública que tem se configurado como programa de Estado; sistematizar alguns dos principais avanços conquistados nas últimas duas décadas; e apontar seus desafios frente à publicação do Decreto nº 9.099/2017, no momento em que o país vive um contexto político-educativo marcado por fortes disputas em torno do papel do Estado na promoção da redistribuição de bens públicos, da cidadania e da justiça social.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCaimi, Flávia Eloisa2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46510.20949/rhhj.v7i14.465Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 21-401806-399310.20949/rhhj.v7i14reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465/279https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/465/16810.20949/rhhj.v7i14.465.s168Direitos autorais 2019 Flávia Eloisa Caimihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T18:39:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/465Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-08-29T18:39:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes |
title |
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes |
spellingShingle |
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes Caimi, Flávia Eloisa Educação |
title_short |
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes |
title_full |
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes |
title_fullStr |
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes |
title_full_unstemmed |
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes |
title_sort |
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes |
author |
Caimi, Flávia Eloisa |
author_facet |
Caimi, Flávia Eloisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caimi, Flávia Eloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Pela sua importância e dimensão no cenário educacional brasileiro, o Programa Nacional do Livro Didático tem o mérito de submeter a produção didática a processos avaliativos sistemáticos e sólidos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos materiais que se destinam aos diversos níveis da educação básica em instituições públicas brasileiras. No estudo ora proposto, de natureza bibliográfica e documental, intenta-se analisar os caminhos recentes desta política pública que tem se configurado como programa de Estado; sistematizar alguns dos principais avanços conquistados nas últimas duas décadas; e apontar seus desafios frente à publicação do Decreto nº 9.099/2017, no momento em que o país vive um contexto político-educativo marcado por fortes disputas em torno do papel do Estado na promoção da redistribuição de bens públicos, da cidadania e da justiça social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465 10.20949/rhhj.v7i14.465 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v7i14.465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465/279 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/465/168 10.20949/rhhj.v7i14.465.s168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Flávia Eloisa Caimi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Flávia Eloisa Caimi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 21-40 1806-3993 10.20949/rhhj.v7i14 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289716195328 |