Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caimi, Flávia Eloisa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465
Resumo: Pela sua importância e dimensão no cenário educacional brasileiro, o Programa Nacional do Livro Didático tem o mérito de submeter a produção didática a processos avaliativos sistemáticos e sólidos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos materiais que se destinam aos diversos níveis da educação básica em instituições públicas brasileiras. No estudo ora proposto, de natureza bibliográfica e documental, intenta-se analisar os caminhos recentes desta política pública que tem se configurado como programa de Estado; sistematizar alguns dos principais avanços conquistados nas últimas duas décadas; e apontar seus desafios frente à publicação do Decreto nº 9.099/2017, no momento em que o país vive um contexto político-educativo marcado por fortes disputas em torno do papel do Estado na promoção da redistribuição de bens públicos, da cidadania e da justiça social.
id ANPUH-2_f59abf840d72a27e118451b5af2bddc0
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/465
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentesEducaçãoPela sua importância e dimensão no cenário educacional brasileiro, o Programa Nacional do Livro Didático tem o mérito de submeter a produção didática a processos avaliativos sistemáticos e sólidos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos materiais que se destinam aos diversos níveis da educação básica em instituições públicas brasileiras. No estudo ora proposto, de natureza bibliográfica e documental, intenta-se analisar os caminhos recentes desta política pública que tem se configurado como programa de Estado; sistematizar alguns dos principais avanços conquistados nas últimas duas décadas; e apontar seus desafios frente à publicação do Decreto nº 9.099/2017, no momento em que o país vive um contexto político-educativo marcado por fortes disputas em torno do papel do Estado na promoção da redistribuição de bens públicos, da cidadania e da justiça social.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCaimi, Flávia Eloisa2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46510.20949/rhhj.v7i14.465Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 21-401806-399310.20949/rhhj.v7i14reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465/279https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/465/16810.20949/rhhj.v7i14.465.s168Direitos autorais 2019 Flávia Eloisa Caimihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T18:39:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/465Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-08-29T18:39:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes
title Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes
spellingShingle Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes
Caimi, Flávia Eloisa
Educação
title_short Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes
title_full Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes
title_fullStr Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes
title_full_unstemmed Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes
title_sort Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes
author Caimi, Flávia Eloisa
author_facet Caimi, Flávia Eloisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Caimi, Flávia Eloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Pela sua importância e dimensão no cenário educacional brasileiro, o Programa Nacional do Livro Didático tem o mérito de submeter a produção didática a processos avaliativos sistemáticos e sólidos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos materiais que se destinam aos diversos níveis da educação básica em instituições públicas brasileiras. No estudo ora proposto, de natureza bibliográfica e documental, intenta-se analisar os caminhos recentes desta política pública que tem se configurado como programa de Estado; sistematizar alguns dos principais avanços conquistados nas últimas duas décadas; e apontar seus desafios frente à publicação do Decreto nº 9.099/2017, no momento em que o país vive um contexto político-educativo marcado por fortes disputas em torno do papel do Estado na promoção da redistribuição de bens públicos, da cidadania e da justiça social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465
10.20949/rhhj.v7i14.465
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v7i14.465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465/279
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/465/168
10.20949/rhhj.v7i14.465.s168
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Flávia Eloisa Caimi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Flávia Eloisa Caimi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 21-40
1806-3993
10.20949/rhhj.v7i14
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289716195328