REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200209 |
Resumo: | Resumo O caderno escolar é um objeto da cultura material que possibilita à História da Educação compreender o cotidiano da escola. Esse trabalho investigou as práticas de escrita em um caderno de produção de textos pertencente a uma ex-aluna da Escola Normal de Lages, interior do Estado de Santa Catarina, no ano de 1935. Nessa investigação o caderno representou um documento que permitiu entrever parte do processo de negociação entre o prescrito pelo currículo, o trabalho pedagógico e os tipos de escritas desenvolvidas pela normalista. Foram analisadas escritas presentes em redações, cartas e composições livres. O uso do caderno como documento possibilitou compreender as apropriações e os usos deste objeto como portador de sentidos ligados ao sistema de valores e representações sociais que ultrapassam a função de objeto destinado, somente, ao registro do processo de aprendizagem. |
id |
ANPUH-RS-1_3fb9af7a82a4d9fafa7c9739aaa12fc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592016000200209 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)cadernos escolareshistória da educaçãocultura materialpráticas de escritaResumo O caderno escolar é um objeto da cultura material que possibilita à História da Educação compreender o cotidiano da escola. Esse trabalho investigou as práticas de escrita em um caderno de produção de textos pertencente a uma ex-aluna da Escola Normal de Lages, interior do Estado de Santa Catarina, no ano de 1935. Nessa investigação o caderno representou um documento que permitiu entrever parte do processo de negociação entre o prescrito pelo currículo, o trabalho pedagógico e os tipos de escritas desenvolvidas pela normalista. Foram analisadas escritas presentes em redações, cartas e composições livres. O uso do caderno como documento possibilitou compreender as apropriações e os usos deste objeto como portador de sentidos ligados ao sistema de valores e representações sociais que ultrapassam a função de objeto destinado, somente, ao registro do processo de aprendizagem.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200209História da Educação v.20 n.49 2016reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/58637info:eu-repo/semantics/openAccessCordova,Taniapor2016-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592016000200209Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2016-06-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935) |
title |
REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935) |
spellingShingle |
REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935) Cordova,Tania cadernos escolares história da educação cultura material práticas de escrita |
title_short |
REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935) |
title_full |
REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935) |
title_fullStr |
REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935) |
title_full_unstemmed |
REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935) |
title_sort |
REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935) |
author |
Cordova,Tania |
author_facet |
Cordova,Tania |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordova,Tania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cadernos escolares história da educação cultura material práticas de escrita |
topic |
cadernos escolares história da educação cultura material práticas de escrita |
description |
Resumo O caderno escolar é um objeto da cultura material que possibilita à História da Educação compreender o cotidiano da escola. Esse trabalho investigou as práticas de escrita em um caderno de produção de textos pertencente a uma ex-aluna da Escola Normal de Lages, interior do Estado de Santa Catarina, no ano de 1935. Nessa investigação o caderno representou um documento que permitiu entrever parte do processo de negociação entre o prescrito pelo currículo, o trabalho pedagógico e os tipos de escritas desenvolvidas pela normalista. Foram analisadas escritas presentes em redações, cartas e composições livres. O uso do caderno como documento possibilitou compreender as apropriações e os usos deste objeto como portador de sentidos ligados ao sistema de valores e representações sociais que ultrapassam a função de objeto destinado, somente, ao registro do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200209 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/58637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.20 n.49 2016 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209091851386880 |