ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Carolina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100235
Resumo: Pelo texto objetiva-se problematizar em que medida a obra de Orminda Marques, tomada como um marco histórico do ensino da escrita no Brasil e como instrumento de divulgação dos preceitos da Escola Nova no país, persistiu, por mais de três décadas após sua publicação, como referência para a formação de professores. Tomando como principal documento o livro A escrita na escola primária (1936), de autoria da educadora, são analisados artigos sobre o ensino da escrita publicados na Revista do Ensino/RS que fazem referência à obra. Compreende-se que as aproximações identificadas consistem em repercussões da obra da autora no tempo a partir da reflexão sobre os conceitos de produção, circulação e apropriação do texto, propostos pelo historiador francês Roger Chartier.
id ANPUH-RS-1_71ed511f7a8c8a6821fd456ed7d0bdae
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592016000100235
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)história da educaçãoensino da escritaOrminda Marquesformação de professoresRevista do Ensino/RSPelo texto objetiva-se problematizar em que medida a obra de Orminda Marques, tomada como um marco histórico do ensino da escrita no Brasil e como instrumento de divulgação dos preceitos da Escola Nova no país, persistiu, por mais de três décadas após sua publicação, como referência para a formação de professores. Tomando como principal documento o livro A escrita na escola primária (1936), de autoria da educadora, são analisados artigos sobre o ensino da escrita publicados na Revista do Ensino/RS que fazem referência à obra. Compreende-se que as aproximações identificadas consistem em repercussões da obra da autora no tempo a partir da reflexão sobre os conceitos de produção, circulação e apropriação do texto, propostos pelo historiador francês Roger Chartier.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100235História da Educação v.20 n.48 2016reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/54440info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro,Carolinapor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592016000100235Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2016-03-04T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)
title ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)
spellingShingle ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)
Monteiro,Carolina
história da educação
ensino da escrita
Orminda Marques
formação de professores
Revista do Ensino/RS
title_short ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)
title_full ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)
title_fullStr ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)
title_full_unstemmed ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)
title_sort ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)
author Monteiro,Carolina
author_facet Monteiro,Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro,Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação
ensino da escrita
Orminda Marques
formação de professores
Revista do Ensino/RS
topic história da educação
ensino da escrita
Orminda Marques
formação de professores
Revista do Ensino/RS
description Pelo texto objetiva-se problematizar em que medida a obra de Orminda Marques, tomada como um marco histórico do ensino da escrita no Brasil e como instrumento de divulgação dos preceitos da Escola Nova no país, persistiu, por mais de três décadas após sua publicação, como referência para a formação de professores. Tomando como principal documento o livro A escrita na escola primária (1936), de autoria da educadora, são analisados artigos sobre o ensino da escrita publicados na Revista do Ensino/RS que fazem referência à obra. Compreende-se que as aproximações identificadas consistem em repercussões da obra da autora no tempo a partir da reflexão sobre os conceitos de produção, circulação e apropriação do texto, propostos pelo historiador francês Roger Chartier.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100235
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/54440
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.20 n.48 2016
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091833561088