ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100235 |
Resumo: | Pelo texto objetiva-se problematizar em que medida a obra de Orminda Marques, tomada como um marco histórico do ensino da escrita no Brasil e como instrumento de divulgação dos preceitos da Escola Nova no país, persistiu, por mais de três décadas após sua publicação, como referência para a formação de professores. Tomando como principal documento o livro A escrita na escola primária (1936), de autoria da educadora, são analisados artigos sobre o ensino da escrita publicados na Revista do Ensino/RS que fazem referência à obra. Compreende-se que as aproximações identificadas consistem em repercussões da obra da autora no tempo a partir da reflexão sobre os conceitos de produção, circulação e apropriação do texto, propostos pelo historiador francês Roger Chartier. |
id |
ANPUH-RS-1_71ed511f7a8c8a6821fd456ed7d0bdae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592016000100235 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)história da educaçãoensino da escritaOrminda Marquesformação de professoresRevista do Ensino/RSPelo texto objetiva-se problematizar em que medida a obra de Orminda Marques, tomada como um marco histórico do ensino da escrita no Brasil e como instrumento de divulgação dos preceitos da Escola Nova no país, persistiu, por mais de três décadas após sua publicação, como referência para a formação de professores. Tomando como principal documento o livro A escrita na escola primária (1936), de autoria da educadora, são analisados artigos sobre o ensino da escrita publicados na Revista do Ensino/RS que fazem referência à obra. Compreende-se que as aproximações identificadas consistem em repercussões da obra da autora no tempo a partir da reflexão sobre os conceitos de produção, circulação e apropriação do texto, propostos pelo historiador francês Roger Chartier.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100235História da Educação v.20 n.48 2016reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/54440info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro,Carolinapor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592016000100235Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2016-03-04T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960) |
title |
ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960) |
spellingShingle |
ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960) Monteiro,Carolina história da educação ensino da escrita Orminda Marques formação de professores Revista do Ensino/RS |
title_short |
ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960) |
title_full |
ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960) |
title_fullStr |
ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960) |
title_full_unstemmed |
ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960) |
title_sort |
ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960) |
author |
Monteiro,Carolina |
author_facet |
Monteiro,Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro,Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da educação ensino da escrita Orminda Marques formação de professores Revista do Ensino/RS |
topic |
história da educação ensino da escrita Orminda Marques formação de professores Revista do Ensino/RS |
description |
Pelo texto objetiva-se problematizar em que medida a obra de Orminda Marques, tomada como um marco histórico do ensino da escrita no Brasil e como instrumento de divulgação dos preceitos da Escola Nova no país, persistiu, por mais de três décadas após sua publicação, como referência para a formação de professores. Tomando como principal documento o livro A escrita na escola primária (1936), de autoria da educadora, são analisados artigos sobre o ensino da escrita publicados na Revista do Ensino/RS que fazem referência à obra. Compreende-se que as aproximações identificadas consistem em repercussões da obra da autora no tempo a partir da reflexão sobre os conceitos de produção, circulação e apropriação do texto, propostos pelo historiador francês Roger Chartier. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100235 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/54440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.20 n.48 2016 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209091833561088 |