A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770 |
Resumo: | A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente tem se apresentado como tema emergente no campo da pesquisa educacional. Estes conceitos sugerem uma nova perspectiva na abordagem da profissão docente, que precisa ser analisada em sua mutltirreferencialidade, a partir das diversas relações que os indivíduos estabelecem nos espaços sociais de construção da profissão. O processo de profissionalização docente, que engloba a profissionalidade e o profissionalismo, é desenvolvido pelos professores ao longo de sua trajetória, nos diferentes espaços de socialização, durante a formação profissional e na organização escolar, onde os professores exercem e aprendem a profissão. Da intersecção entre estes diferentes contextos e dos fatores internos e internos, objetivos e subjetivos, produtos de sucessivas socializações é que a identidade profissional docente vai se delineando. Esta pesquisa se propõe a analisar as contribuições doCurso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás do Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – CSEH/UEG para aconstituição da profissionalidade e profissionalismo docente dos seus egressos do ano de 2014 e tambémas contribuições do curso para sua inserção no mundo do trabalho. |
id |
BASR-0_0369fa5ab6be820c5d49e62a3f6294e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/770 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEGFormação inicial. Egressos. Curso de Pedagogia. Profissionalidade. Profissionalismo. Contextos de trabalho.A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente tem se apresentado como tema emergente no campo da pesquisa educacional. Estes conceitos sugerem uma nova perspectiva na abordagem da profissão docente, que precisa ser analisada em sua mutltirreferencialidade, a partir das diversas relações que os indivíduos estabelecem nos espaços sociais de construção da profissão. O processo de profissionalização docente, que engloba a profissionalidade e o profissionalismo, é desenvolvido pelos professores ao longo de sua trajetória, nos diferentes espaços de socialização, durante a formação profissional e na organização escolar, onde os professores exercem e aprendem a profissão. Da intersecção entre estes diferentes contextos e dos fatores internos e internos, objetivos e subjetivos, produtos de sucessivas socializações é que a identidade profissional docente vai se delineando. Esta pesquisa se propõe a analisar as contribuições doCurso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás do Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – CSEH/UEG para aconstituição da profissionalidade e profissionalismo docente dos seus egressos do ano de 2014 e tambémas contribuições do curso para sua inserção no mundo do trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/77010.34115/basr.v3i1.770Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 333-342Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 333-3422595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770/657Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Miriam MarquesBrzezinski, Iria2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/770Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG |
title |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG |
spellingShingle |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG Leal, Miriam Marques Formação inicial. Egressos. Curso de Pedagogia. Profissionalidade. Profissionalismo. Contextos de trabalho. |
title_short |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG |
title_full |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG |
title_fullStr |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG |
title_full_unstemmed |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG |
title_sort |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG |
author |
Leal, Miriam Marques |
author_facet |
Leal, Miriam Marques Brzezinski, Iria |
author_role |
author |
author2 |
Brzezinski, Iria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Miriam Marques Brzezinski, Iria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial. Egressos. Curso de Pedagogia. Profissionalidade. Profissionalismo. Contextos de trabalho. |
topic |
Formação inicial. Egressos. Curso de Pedagogia. Profissionalidade. Profissionalismo. Contextos de trabalho. |
description |
A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente tem se apresentado como tema emergente no campo da pesquisa educacional. Estes conceitos sugerem uma nova perspectiva na abordagem da profissão docente, que precisa ser analisada em sua mutltirreferencialidade, a partir das diversas relações que os indivíduos estabelecem nos espaços sociais de construção da profissão. O processo de profissionalização docente, que engloba a profissionalidade e o profissionalismo, é desenvolvido pelos professores ao longo de sua trajetória, nos diferentes espaços de socialização, durante a formação profissional e na organização escolar, onde os professores exercem e aprendem a profissão. Da intersecção entre estes diferentes contextos e dos fatores internos e internos, objetivos e subjetivos, produtos de sucessivas socializações é que a identidade profissional docente vai se delineando. Esta pesquisa se propõe a analisar as contribuições doCurso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás do Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – CSEH/UEG para aconstituição da profissionalidade e profissionalismo docente dos seus egressos do ano de 2014 e tambémas contribuições do curso para sua inserção no mundo do trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770 10.34115/basr.v3i1.770 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i1.770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770/657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 333-342 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 333-342 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005108695040 |