A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Miriam Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brzezinski, Iria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770
Resumo: A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente tem se apresentado como tema emergente no campo da pesquisa educacional. Estes conceitos sugerem uma nova perspectiva na abordagem da profissão docente, que precisa ser analisada em sua mutltirreferencialidade, a partir das diversas relações que os indivíduos estabelecem nos espaços sociais de construção da profissão. O processo de profissionalização docente, que engloba a profissionalidade e o profissionalismo, é desenvolvido pelos professores ao longo de sua trajetória, nos diferentes espaços de socialização, durante a formação profissional e na organização escolar, onde os professores exercem e aprendem a profissão. Da intersecção entre estes diferentes contextos e dos fatores internos e internos, objetivos e subjetivos, produtos de sucessivas socializações é que a identidade profissional docente vai se delineando. Esta pesquisa se propõe a analisar as contribuições doCurso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás do Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – CSEH/UEG para aconstituição da profissionalidade e profissionalismo docente dos seus egressos do ano de 2014 e tambémas contribuições do curso para sua inserção no mundo do trabalho.
id BASR-0_0369fa5ab6be820c5d49e62a3f6294e9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/770
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEGFormação inicial. Egressos. Curso de Pedagogia. Profissionalidade. Profissionalismo. Contextos de trabalho.A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente tem se apresentado como tema emergente no campo da pesquisa educacional. Estes conceitos sugerem uma nova perspectiva na abordagem da profissão docente, que precisa ser analisada em sua mutltirreferencialidade, a partir das diversas relações que os indivíduos estabelecem nos espaços sociais de construção da profissão. O processo de profissionalização docente, que engloba a profissionalidade e o profissionalismo, é desenvolvido pelos professores ao longo de sua trajetória, nos diferentes espaços de socialização, durante a formação profissional e na organização escolar, onde os professores exercem e aprendem a profissão. Da intersecção entre estes diferentes contextos e dos fatores internos e internos, objetivos e subjetivos, produtos de sucessivas socializações é que a identidade profissional docente vai se delineando. Esta pesquisa se propõe a analisar as contribuições doCurso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás do Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – CSEH/UEG para aconstituição da profissionalidade e profissionalismo docente dos seus egressos do ano de 2014 e tambémas contribuições do curso para sua inserção no mundo do trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/77010.34115/basr.v3i1.770Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 333-342Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 333-3422595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770/657Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Miriam MarquesBrzezinski, Iria2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/770Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG
title A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG
spellingShingle A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG
Leal, Miriam Marques
Formação inicial. Egressos. Curso de Pedagogia. Profissionalidade. Profissionalismo. Contextos de trabalho.
title_short A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG
title_full A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG
title_fullStr A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG
title_full_unstemmed A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG
title_sort A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG / The constitution of professorial professionalism and professionalism - perceptions of graduates of the pedagogy course - CCSEH - UEG
author Leal, Miriam Marques
author_facet Leal, Miriam Marques
Brzezinski, Iria
author_role author
author2 Brzezinski, Iria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Miriam Marques
Brzezinski, Iria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial. Egressos. Curso de Pedagogia. Profissionalidade. Profissionalismo. Contextos de trabalho.
topic Formação inicial. Egressos. Curso de Pedagogia. Profissionalidade. Profissionalismo. Contextos de trabalho.
description A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente tem se apresentado como tema emergente no campo da pesquisa educacional. Estes conceitos sugerem uma nova perspectiva na abordagem da profissão docente, que precisa ser analisada em sua mutltirreferencialidade, a partir das diversas relações que os indivíduos estabelecem nos espaços sociais de construção da profissão. O processo de profissionalização docente, que engloba a profissionalidade e o profissionalismo, é desenvolvido pelos professores ao longo de sua trajetória, nos diferentes espaços de socialização, durante a formação profissional e na organização escolar, onde os professores exercem e aprendem a profissão. Da intersecção entre estes diferentes contextos e dos fatores internos e internos, objetivos e subjetivos, produtos de sucessivas socializações é que a identidade profissional docente vai se delineando. Esta pesquisa se propõe a analisar as contribuições doCurso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás do Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – CSEH/UEG para aconstituição da profissionalidade e profissionalismo docente dos seus egressos do ano de 2014 e tambémas contribuições do curso para sua inserção no mundo do trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770
10.34115/basr.v3i1.770
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/770/657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 333-342
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 333-342
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005108695040