As informações nos portais das Prefeituras e questões de usabilidade ao cidadão nos sítios eletrônicos das Prefeituras do Estado do Paraná / The information in the portals of the City halls and questions of usability to the citizens in the electronic sites of the Municipalities of the State of Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leinig, Adriana Karin Goelzer
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinto, José Simão de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/466
Resumo: A informação e tecnologia estão fortemente ligadas, e seu usuário cada vez mais possui a necessidade de busca pela informação e na utilização de ferramentas tecnológicas para este propósito. Dentro de ambiente públicos, o cenário da informação está focado, na sua disposição para o cidadão, através amparos legais. A facilidade de busca pela informação de forma clara, objetiva e fácil, também devem estar presentes aos usuários. A junção da busca pela informação utilizando a tecnologia, traz o computador como uma ferramenta muito usual, aliado ao uso da internet. Desta forma uma gestão da informação eficiente faz-se necessária, subsidiando os desafios enfrentados principalmente pela divulgação da informação, devendo ser tratada como estratégica ao acesso de informação. Com isso, o objetivo desta pesquisa retrata na avaliação dos portais eletrônicos de quatorze prefeituras do Estado do Paraná – Brasil, analisando a usabilidade das informações de acordo com critérios legais de apoio ao acesso de informação ao cidadão, através da aplicação de um protocolo de pesquisa, do qual é constituído de quatorze questões. A aplicação do protocolo, pode atingir uma nota máxima 27 pontos, de acordo com a importância do critério aliado às regulamentações vigentes. A coleta de dados foi compreendida entre os dias 25 e 30 de agosto de 2018 e seus resultados verificam a disponibilidade do Portal de Transparência e a disposição dos processos licitatórios, e como ponto de melhora, sugerem uma padronização entre os sítios eletrônicos, com o objetivo de facilitar a navegação do usuário final na busca pela informação desejada.
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