Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Juzineide Queiroz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nuñez, Dora Arguello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866
Resumo: A indisciplina é incidente no âmbito escolar e se manifesta no comportamento anormal de alunos dotados de impetuosidade. O comportamento desproporcional diante das necessidades escolares leva a inúmeros fatores próprios e da vizinhança que provocam danos e por via das vezes desperdícios de intelectualidade de todos os envolvidos. O estudo aqui apresentado traz o objetivo focado em analisar as atitudes de indisciplina dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Eduardo Sá em Tefé-AM. O comportamento fora do padrão gera problemas que se desencadeiam de forma a criar empecilhos para o sistema educacional. A problemática instiga quais atitudes de indisciplina dos alunos em sala de aula ocorrem com incidência? A saber, que incidência estabelece a indisciplina no processo ensino aprendizagem? Em meio a tais questionamentos se buscou combinar possíveis mediações para resolver situações de indisciplina, melhorando a prática docente. A metodologia se pauta pela abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica, com coleta dados junto aos sujeitos da pesquisa: professores, pedagogas e diretor da escola, a partir da entrevista semiestruturada, investigando os agravantes principais que geram a indisciplina. Os resultados desse estudo, revelaram que os principais agravantes que geram a indisciplina são: a falta de interesse nas aulas diante dos conteúdos que são ministrados, da didática desenvolvida pelo professor, das relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e da falta de limites mediante as diversas situações que sustentam este fato como, a estrutura familiar, conflitos e questões socioeconômicas. Numa ação conjunta entre a equipe pedagógica da escola, professores e alunos, estabelecendo regras de convivência é uma forma de amenizar o problema disciplinar na sala de aula, trazendo o próprio aluno para ajudar a construir um ambiente mais aprazível, onde as dificuldades passam a ser desafios a serem pontualmente alcançados.
id BASR-0_3f3f96bbd3d9a7e2b00789bb5a97c6d2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57866
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AMincidênciaindisciplinaensino aprendizagemcomportamentoA indisciplina é incidente no âmbito escolar e se manifesta no comportamento anormal de alunos dotados de impetuosidade. O comportamento desproporcional diante das necessidades escolares leva a inúmeros fatores próprios e da vizinhança que provocam danos e por via das vezes desperdícios de intelectualidade de todos os envolvidos. O estudo aqui apresentado traz o objetivo focado em analisar as atitudes de indisciplina dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Eduardo Sá em Tefé-AM. O comportamento fora do padrão gera problemas que se desencadeiam de forma a criar empecilhos para o sistema educacional. A problemática instiga quais atitudes de indisciplina dos alunos em sala de aula ocorrem com incidência? A saber, que incidência estabelece a indisciplina no processo ensino aprendizagem? Em meio a tais questionamentos se buscou combinar possíveis mediações para resolver situações de indisciplina, melhorando a prática docente. A metodologia se pauta pela abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica, com coleta dados junto aos sujeitos da pesquisa: professores, pedagogas e diretor da escola, a partir da entrevista semiestruturada, investigando os agravantes principais que geram a indisciplina. Os resultados desse estudo, revelaram que os principais agravantes que geram a indisciplina são: a falta de interesse nas aulas diante dos conteúdos que são ministrados, da didática desenvolvida pelo professor, das relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e da falta de limites mediante as diversas situações que sustentam este fato como, a estrutura familiar, conflitos e questões socioeconômicas. Numa ação conjunta entre a equipe pedagógica da escola, professores e alunos, estabelecendo regras de convivência é uma forma de amenizar o problema disciplinar na sala de aula, trazendo o próprio aluno para ajudar a construir um ambiente mais aprazível, onde as dificuldades passam a ser desafios a serem pontualmente alcançados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/5786610.34115/basrv7n2-017Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 358-381Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 358-381Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 358-3812595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866/42225dos Santos, Juzineide QueirozNuñez, Dora Arguelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-07T19:31:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57866Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2023-03-07T19:31:35Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM
title Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM
spellingShingle Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM
dos Santos, Juzineide Queiroz
incidência
indisciplina
ensino aprendizagem
comportamento
title_short Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM
title_full Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM
title_fullStr Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM
title_full_unstemmed Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM
title_sort Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM
author dos Santos, Juzineide Queiroz
author_facet dos Santos, Juzineide Queiroz
Nuñez, Dora Arguello
author_role author
author2 Nuñez, Dora Arguello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Juzineide Queiroz
Nuñez, Dora Arguello
dc.subject.por.fl_str_mv incidência
indisciplina
ensino aprendizagem
comportamento
topic incidência
indisciplina
ensino aprendizagem
comportamento
description A indisciplina é incidente no âmbito escolar e se manifesta no comportamento anormal de alunos dotados de impetuosidade. O comportamento desproporcional diante das necessidades escolares leva a inúmeros fatores próprios e da vizinhança que provocam danos e por via das vezes desperdícios de intelectualidade de todos os envolvidos. O estudo aqui apresentado traz o objetivo focado em analisar as atitudes de indisciplina dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Eduardo Sá em Tefé-AM. O comportamento fora do padrão gera problemas que se desencadeiam de forma a criar empecilhos para o sistema educacional. A problemática instiga quais atitudes de indisciplina dos alunos em sala de aula ocorrem com incidência? A saber, que incidência estabelece a indisciplina no processo ensino aprendizagem? Em meio a tais questionamentos se buscou combinar possíveis mediações para resolver situações de indisciplina, melhorando a prática docente. A metodologia se pauta pela abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica, com coleta dados junto aos sujeitos da pesquisa: professores, pedagogas e diretor da escola, a partir da entrevista semiestruturada, investigando os agravantes principais que geram a indisciplina. Os resultados desse estudo, revelaram que os principais agravantes que geram a indisciplina são: a falta de interesse nas aulas diante dos conteúdos que são ministrados, da didática desenvolvida pelo professor, das relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e da falta de limites mediante as diversas situações que sustentam este fato como, a estrutura familiar, conflitos e questões socioeconômicas. Numa ação conjunta entre a equipe pedagógica da escola, professores e alunos, estabelecendo regras de convivência é uma forma de amenizar o problema disciplinar na sala de aula, trazendo o próprio aluno para ajudar a construir um ambiente mais aprazível, onde as dificuldades passam a ser desafios a serem pontualmente alcançados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866
10.34115/basrv7n2-017
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866
identifier_str_mv 10.34115/basrv7n2-017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866/42225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 358-381
Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 358-381
Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 358-381
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240003980427264