Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Juzineide Queiroz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nuñez, Dora Arguello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57864
Resumo: O estudo de pesquisa aqui apresentado foi realizado com o objetivo de analisar as atitudes de indisciplina dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Eduardo Sá em Tefé-AM. O tema proposto se estabeleceu no cotidiano das aulas, frente a equipe de professores que lecionam no ensino fundamental I da Escola Eduardo Sá. Diante desse cenário, estabeleceu-se o seguinte problema: Quais atitudes que os professores do 5º ano devem tomar para conter a indisciplina dos alunos em sala de aula? Desta forma buscou-se corroborar com possíveis mediações para resolver situações de indisciplina, melhorando a prática docente. O desenho metodológico foi realizado diante de uma abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica, sendo possível coletar dados junto aos sujeitos da pesquisa: professores, pedagogas e diretor da escola, a partir da entrevista semiestruturada, investigando os agravantes principais que geram a indisciplina. Os resultados desse estudo, revelaram que os principais agravantes que geram a indisciplina são: a falta de interesse nas aulas diante dos conteúdos que são ministrados, da didática desenvolvida pelo professor, das relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e da falta de limites mediante as diversas situações que sustentam este fato como, a estrutura familiar, conflitos e questões socioeconômicas. Contudo, conclui-se que numa ação conjunta entre a equipe pedagógica da escola, professores e alunos, estabelecendo regras de convivência é uma forma de amenizar o problema disciplinar na sala de aula, pois seguir normas que eles próprios ajudaram a construir se torna mais fácil, uma vez que as mesmas vão ao encontro das necessidades deles, tornando-se sensatas e justificáveis.
id BASR-0_6a37069cb00da4f43afc374eecd48df1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57864
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AMindisciplina escolarestratégiasensino fundamentalgestoresO estudo de pesquisa aqui apresentado foi realizado com o objetivo de analisar as atitudes de indisciplina dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Eduardo Sá em Tefé-AM. O tema proposto se estabeleceu no cotidiano das aulas, frente a equipe de professores que lecionam no ensino fundamental I da Escola Eduardo Sá. Diante desse cenário, estabeleceu-se o seguinte problema: Quais atitudes que os professores do 5º ano devem tomar para conter a indisciplina dos alunos em sala de aula? Desta forma buscou-se corroborar com possíveis mediações para resolver situações de indisciplina, melhorando a prática docente. O desenho metodológico foi realizado diante de uma abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica, sendo possível coletar dados junto aos sujeitos da pesquisa: professores, pedagogas e diretor da escola, a partir da entrevista semiestruturada, investigando os agravantes principais que geram a indisciplina. Os resultados desse estudo, revelaram que os principais agravantes que geram a indisciplina são: a falta de interesse nas aulas diante dos conteúdos que são ministrados, da didática desenvolvida pelo professor, das relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e da falta de limites mediante as diversas situações que sustentam este fato como, a estrutura familiar, conflitos e questões socioeconômicas. Contudo, conclui-se que numa ação conjunta entre a equipe pedagógica da escola, professores e alunos, estabelecendo regras de convivência é uma forma de amenizar o problema disciplinar na sala de aula, pois seguir normas que eles próprios ajudaram a construir se torna mais fácil, uma vez que as mesmas vão ao encontro das necessidades deles, tornando-se sensatas e justificáveis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/5786410.34115/basrv7n2-015Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 322-338Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 322-338Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 322-3382595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57864/42223dos Santos, Juzineide QueirozNuñez, Dora Arguelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-07T19:26:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57864Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2023-03-07T19:26:57Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AM
title Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AM
spellingShingle Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AM
dos Santos, Juzineide Queiroz
indisciplina escolar
estratégias
ensino fundamental
gestores
title_short Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AM
title_full Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AM
title_fullStr Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AM
title_full_unstemmed Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AM
title_sort Indisciplina escolar: estratégias adotadas por gestores e professores para minimizar efeitos e danos em Escola Estadual no Município de Tefé-AM
author dos Santos, Juzineide Queiroz
author_facet dos Santos, Juzineide Queiroz
Nuñez, Dora Arguello
author_role author
author2 Nuñez, Dora Arguello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Juzineide Queiroz
Nuñez, Dora Arguello
dc.subject.por.fl_str_mv indisciplina escolar
estratégias
ensino fundamental
gestores
topic indisciplina escolar
estratégias
ensino fundamental
gestores
description O estudo de pesquisa aqui apresentado foi realizado com o objetivo de analisar as atitudes de indisciplina dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Eduardo Sá em Tefé-AM. O tema proposto se estabeleceu no cotidiano das aulas, frente a equipe de professores que lecionam no ensino fundamental I da Escola Eduardo Sá. Diante desse cenário, estabeleceu-se o seguinte problema: Quais atitudes que os professores do 5º ano devem tomar para conter a indisciplina dos alunos em sala de aula? Desta forma buscou-se corroborar com possíveis mediações para resolver situações de indisciplina, melhorando a prática docente. O desenho metodológico foi realizado diante de uma abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica, sendo possível coletar dados junto aos sujeitos da pesquisa: professores, pedagogas e diretor da escola, a partir da entrevista semiestruturada, investigando os agravantes principais que geram a indisciplina. Os resultados desse estudo, revelaram que os principais agravantes que geram a indisciplina são: a falta de interesse nas aulas diante dos conteúdos que são ministrados, da didática desenvolvida pelo professor, das relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e da falta de limites mediante as diversas situações que sustentam este fato como, a estrutura familiar, conflitos e questões socioeconômicas. Contudo, conclui-se que numa ação conjunta entre a equipe pedagógica da escola, professores e alunos, estabelecendo regras de convivência é uma forma de amenizar o problema disciplinar na sala de aula, pois seguir normas que eles próprios ajudaram a construir se torna mais fácil, uma vez que as mesmas vão ao encontro das necessidades deles, tornando-se sensatas e justificáveis.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57864
10.34115/basrv7n2-015
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57864
identifier_str_mv 10.34115/basrv7n2-015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57864/42223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 322-338
Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 322-338
Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 322-338
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240003976232960