Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866 |
Resumo: | A indisciplina é incidente no âmbito escolar e se manifesta no comportamento anormal de alunos dotados de impetuosidade. O comportamento desproporcional diante das necessidades escolares leva a inúmeros fatores próprios e da vizinhança que provocam danos e por via das vezes desperdícios de intelectualidade de todos os envolvidos. O estudo aqui apresentado traz o objetivo focado em analisar as atitudes de indisciplina dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Eduardo Sá em Tefé-AM. O comportamento fora do padrão gera problemas que se desencadeiam de forma a criar empecilhos para o sistema educacional. A problemática instiga quais atitudes de indisciplina dos alunos em sala de aula ocorrem com incidência? A saber, que incidência estabelece a indisciplina no processo ensino aprendizagem? Em meio a tais questionamentos se buscou combinar possíveis mediações para resolver situações de indisciplina, melhorando a prática docente. A metodologia se pauta pela abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica, com coleta dados junto aos sujeitos da pesquisa: professores, pedagogas e diretor da escola, a partir da entrevista semiestruturada, investigando os agravantes principais que geram a indisciplina. Os resultados desse estudo, revelaram que os principais agravantes que geram a indisciplina são: a falta de interesse nas aulas diante dos conteúdos que são ministrados, da didática desenvolvida pelo professor, das relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e da falta de limites mediante as diversas situações que sustentam este fato como, a estrutura familiar, conflitos e questões socioeconômicas. Numa ação conjunta entre a equipe pedagógica da escola, professores e alunos, estabelecendo regras de convivência é uma forma de amenizar o problema disciplinar na sala de aula, trazendo o próprio aluno para ajudar a construir um ambiente mais aprazível, onde as dificuldades passam a ser desafios a serem pontualmente alcançados. |
id |
BASR-0_3f3f96bbd3d9a7e2b00789bb5a97c6d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57866 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AMincidênciaindisciplinaensino aprendizagemcomportamentoA indisciplina é incidente no âmbito escolar e se manifesta no comportamento anormal de alunos dotados de impetuosidade. O comportamento desproporcional diante das necessidades escolares leva a inúmeros fatores próprios e da vizinhança que provocam danos e por via das vezes desperdícios de intelectualidade de todos os envolvidos. O estudo aqui apresentado traz o objetivo focado em analisar as atitudes de indisciplina dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Eduardo Sá em Tefé-AM. O comportamento fora do padrão gera problemas que se desencadeiam de forma a criar empecilhos para o sistema educacional. A problemática instiga quais atitudes de indisciplina dos alunos em sala de aula ocorrem com incidência? A saber, que incidência estabelece a indisciplina no processo ensino aprendizagem? Em meio a tais questionamentos se buscou combinar possíveis mediações para resolver situações de indisciplina, melhorando a prática docente. A metodologia se pauta pela abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica, com coleta dados junto aos sujeitos da pesquisa: professores, pedagogas e diretor da escola, a partir da entrevista semiestruturada, investigando os agravantes principais que geram a indisciplina. Os resultados desse estudo, revelaram que os principais agravantes que geram a indisciplina são: a falta de interesse nas aulas diante dos conteúdos que são ministrados, da didática desenvolvida pelo professor, das relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e da falta de limites mediante as diversas situações que sustentam este fato como, a estrutura familiar, conflitos e questões socioeconômicas. Numa ação conjunta entre a equipe pedagógica da escola, professores e alunos, estabelecendo regras de convivência é uma forma de amenizar o problema disciplinar na sala de aula, trazendo o próprio aluno para ajudar a construir um ambiente mais aprazível, onde as dificuldades passam a ser desafios a serem pontualmente alcançados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/5786610.34115/basrv7n2-017Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 358-381Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 358-381Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 358-3812595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866/42225dos Santos, Juzineide QueirozNuñez, Dora Arguelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-07T19:31:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57866Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2023-03-07T19:31:35Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM |
title |
Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM |
spellingShingle |
Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM dos Santos, Juzineide Queiroz incidência indisciplina ensino aprendizagem comportamento |
title_short |
Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM |
title_full |
Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM |
title_fullStr |
Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM |
title_full_unstemmed |
Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM |
title_sort |
Estabelecendo a incidência da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem: caso de alunos do 5º ano da escola estadual de Tefé-AM |
author |
dos Santos, Juzineide Queiroz |
author_facet |
dos Santos, Juzineide Queiroz Nuñez, Dora Arguello |
author_role |
author |
author2 |
Nuñez, Dora Arguello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Juzineide Queiroz Nuñez, Dora Arguello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
incidência indisciplina ensino aprendizagem comportamento |
topic |
incidência indisciplina ensino aprendizagem comportamento |
description |
A indisciplina é incidente no âmbito escolar e se manifesta no comportamento anormal de alunos dotados de impetuosidade. O comportamento desproporcional diante das necessidades escolares leva a inúmeros fatores próprios e da vizinhança que provocam danos e por via das vezes desperdícios de intelectualidade de todos os envolvidos. O estudo aqui apresentado traz o objetivo focado em analisar as atitudes de indisciplina dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Eduardo Sá em Tefé-AM. O comportamento fora do padrão gera problemas que se desencadeiam de forma a criar empecilhos para o sistema educacional. A problemática instiga quais atitudes de indisciplina dos alunos em sala de aula ocorrem com incidência? A saber, que incidência estabelece a indisciplina no processo ensino aprendizagem? Em meio a tais questionamentos se buscou combinar possíveis mediações para resolver situações de indisciplina, melhorando a prática docente. A metodologia se pauta pela abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica, com coleta dados junto aos sujeitos da pesquisa: professores, pedagogas e diretor da escola, a partir da entrevista semiestruturada, investigando os agravantes principais que geram a indisciplina. Os resultados desse estudo, revelaram que os principais agravantes que geram a indisciplina são: a falta de interesse nas aulas diante dos conteúdos que são ministrados, da didática desenvolvida pelo professor, das relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e da falta de limites mediante as diversas situações que sustentam este fato como, a estrutura familiar, conflitos e questões socioeconômicas. Numa ação conjunta entre a equipe pedagógica da escola, professores e alunos, estabelecendo regras de convivência é uma forma de amenizar o problema disciplinar na sala de aula, trazendo o próprio aluno para ajudar a construir um ambiente mais aprazível, onde as dificuldades passam a ser desafios a serem pontualmente alcançados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866 10.34115/basrv7n2-017 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv7n2-017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/57866/42225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 358-381 Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 358-381 Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 358-381 2595-3621 2595-3621 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240003980427264 |