Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fúcio, Igor Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Reginaldo Adriano de, Ventura, Rita de Cássia Martins de Oliveira, Souza, José Carlos de, Longo, Lilian Beatriz Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/528
Resumo: O e-commerce tem se apresentado como um tipo de comércio em expansão atrelado ao desenvolvimento da internet e sua acessibilidade. Neste contexto, o problema a ser abordado por meio deste artigo científico se definiu como: qual o perfil do e-consumidor dos alunos do curso de Administração, bem como quais são os principais fatores motivacionais para a compra online. Visando responder este questionamento foram estabelecidos os objetivos, tendo como objetivo geral: conhecer o perfil e-consumidor dos alunos do curso de Administração; e como objetivos específicos: conhecer e analisar as motivações para a compra no e-commerce e pesquisar como o aluno do curso de Administração percebe a relação de compra e venda via internet. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário aos 96 alunos regulares do curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. A análise foi quantitativa e aplicada em porcentagem simples. Desta maneira, considera-se que, o perfil dos e-consumidores do curso de Administração é de indivíduos jovens que conhecem a internet e a utilizam para diversos meios, incluindo as compras online. Já são familiarizados com a rede e cientes dos riscos atrelados a esse tipo de comércio, sendo que, utilizam-na de maneira frequente na busca por produtos com preços atrativose de  qualidade, o que não seria possível comprar em uma loja física com tamanha facilidade.
id BASR-0_45f218233b62a14151266105c16905ef
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/528
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEIe-commercecomportamentoconsumidor.O e-commerce tem se apresentado como um tipo de comércio em expansão atrelado ao desenvolvimento da internet e sua acessibilidade. Neste contexto, o problema a ser abordado por meio deste artigo científico se definiu como: qual o perfil do e-consumidor dos alunos do curso de Administração, bem como quais são os principais fatores motivacionais para a compra online. Visando responder este questionamento foram estabelecidos os objetivos, tendo como objetivo geral: conhecer o perfil e-consumidor dos alunos do curso de Administração; e como objetivos específicos: conhecer e analisar as motivações para a compra no e-commerce e pesquisar como o aluno do curso de Administração percebe a relação de compra e venda via internet. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário aos 96 alunos regulares do curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. A análise foi quantitativa e aplicada em porcentagem simples. Desta maneira, considera-se que, o perfil dos e-consumidores do curso de Administração é de indivíduos jovens que conhecem a internet e a utilizam para diversos meios, incluindo as compras online. Já são familiarizados com a rede e cientes dos riscos atrelados a esse tipo de comércio, sendo que, utilizam-na de maneira frequente na busca por produtos com preços atrativose de  qualidade, o que não seria possível comprar em uma loja física com tamanha facilidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52810.34115/basr.v2i4.528Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1451-1469Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1451-14692595-36212595-362110.34115/basr.v2i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/528/457Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFúcio, Igor Ferreira deSouza, Reginaldo Adriano deVentura, Rita de Cássia Martins de OliveiraSouza, José Carlos deLongo, Lilian Beatriz Ferreira2018-10-01T22:38:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/528Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-01T22:38:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEI
title Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEI
spellingShingle Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEI
Fúcio, Igor Ferreira de
e-commerce
comportamento
consumidor.
title_short Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEI
title_full Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEI
title_fullStr Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEI
title_full_unstemmed Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEI
title_sort Perfil e-consumidor dos discentes do curso de administração de uma IES Brasileira / E-consumer profile of students from management course of a Brazilian HEI
author Fúcio, Igor Ferreira de
author_facet Fúcio, Igor Ferreira de
Souza, Reginaldo Adriano de
Ventura, Rita de Cássia Martins de Oliveira
Souza, José Carlos de
Longo, Lilian Beatriz Ferreira
author_role author
author2 Souza, Reginaldo Adriano de
Ventura, Rita de Cássia Martins de Oliveira
Souza, José Carlos de
Longo, Lilian Beatriz Ferreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fúcio, Igor Ferreira de
Souza, Reginaldo Adriano de
Ventura, Rita de Cássia Martins de Oliveira
Souza, José Carlos de
Longo, Lilian Beatriz Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv e-commerce
comportamento
consumidor.
topic e-commerce
comportamento
consumidor.
description O e-commerce tem se apresentado como um tipo de comércio em expansão atrelado ao desenvolvimento da internet e sua acessibilidade. Neste contexto, o problema a ser abordado por meio deste artigo científico se definiu como: qual o perfil do e-consumidor dos alunos do curso de Administração, bem como quais são os principais fatores motivacionais para a compra online. Visando responder este questionamento foram estabelecidos os objetivos, tendo como objetivo geral: conhecer o perfil e-consumidor dos alunos do curso de Administração; e como objetivos específicos: conhecer e analisar as motivações para a compra no e-commerce e pesquisar como o aluno do curso de Administração percebe a relação de compra e venda via internet. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário aos 96 alunos regulares do curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. A análise foi quantitativa e aplicada em porcentagem simples. Desta maneira, considera-se que, o perfil dos e-consumidores do curso de Administração é de indivíduos jovens que conhecem a internet e a utilizam para diversos meios, incluindo as compras online. Já são familiarizados com a rede e cientes dos riscos atrelados a esse tipo de comércio, sendo que, utilizam-na de maneira frequente na busca por produtos com preços atrativose de  qualidade, o que não seria possível comprar em uma loja física com tamanha facilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/528
10.34115/basr.v2i4.528
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/528
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i4.528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/528/457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1451-1469
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1451-1469
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i4
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004557144064