O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Alice
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5865
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comportamento de Consumo
id RCAP_8ffdd9f14bd04b07047a1389f5e2d216
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postalConsumidor verdeE-consumidorE-commerceDissertação de Mestrado em Comportamento de ConsumoA crescente consciencialização de empresas e consumidores para com as questões ambientais, faz com que surjam no mercado cada vez mais produtores verdes e cada vez mais procura dos mesmos. Surge assim a necessidade de se estudar o consumidor verde. Do mesmo modo, o e-commerce tem vindo a aumentar pelo que estudar o e-consumidor torna-se uma prioridade. O e-commerce leva a preocupações logísticas pela distribuição física dos objetos comprados, que por sua vez, por serem caracterizados por encomendas pequenas para uma área geográfica ampla, leva a complexidades de operações para os operadores postais na chamada última milha, ou seja, no último percurso da entrega física do objeto ao consumidor. O objetivo da nossa investigação é assim verificar se o canal de distribuição físico é relevante para o cliente verde no âmbito do e-commerce Business to Customer (B2C) e, sendo relevante, ver até que ponto os requisitos ecológicos são importantes para o e-consumidor verde, quando comparados com outros aspetos, como o preço ou o tempo de entrega. O nosso estudo é operacionalizado com recurso à aplicação de um questionário e também recorrendo a entrevistas com especialistas. Fez-se depois a análise estatística de dados quantitativos, recorrendo à aplicação SPSS (Statistical Package for Social Sciences), e a análise de conteúdos das entrevistas, através de uma matriz de entrevistas. Os resultados demostram que o canal de distribuição física é relevante para o nosso e-consumidor verde português, mas comparando o factor ecológico com outros factores como preço e tempo, o preço demonstra-se como mais pertinente.Magalhães, CarlaRepositório ComumTorres, Alice2014-02-28T19:46:30Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:51.260944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal
title O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal
spellingShingle O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal
Torres, Alice
Consumidor verde
E-consumidor
E-commerce
title_short O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal
title_full O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal
title_fullStr O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal
title_full_unstemmed O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal
title_sort O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal
author Torres, Alice
author_facet Torres, Alice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Carla
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor verde
E-consumidor
E-commerce
topic Consumidor verde
E-consumidor
E-commerce
description Dissertação de Mestrado em Comportamento de Consumo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2014-02-28T19:46:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/5865
url http://hdl.handle.net/10400.26/5865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130004814036992